← Sugestões

O estado das coisas

Lida 2675 vezes

Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Olá,

Antes de mais gostaria de esclarecer que a abertura deste tópico prende-se não com ambições ou reivindicações pessoais mas sim com o intuito de criar um espaço único de discussão sobre o "estados das coisas". Note-se ainda que os exemplos são fruto da minha imaginação porém baseados em situações que fui constatando ao longo do tempo, que confesso não ser muito.

O conceito de negocio na Internet e demais conceitos a este associados (nomeadamente web marketing, SEO, SEM, entre outros) são inegavelmente algo novo para a maior parte dos utilizadores e até de alguns webmasters Portugueses, inclusive para mim, sendo muito positivo o aparecimento e a concentração de toda uma comunidade num espaço comum, como é exemplo o mais tráfego.

Todavia é com algum desagrado que vejo constantes boicotes (na falta de melhor palavra, utilizo esta) a determinados tópicos e vendas. Não quero com isto dar a entender que tudo é incensurável, obviamente existiram casos em pela sua natureza são de uma censuravilidade inevitável.

Todavia é de um entendimento algo duvidoso como é que o membro xtpo, tendo o seu registo no forum sido feito a mais de dois anos, tem aparentemente todo o direito a vender um domínio ao qual nunca deu uso e o utilizador optx, há cerca de um mês registado no forum, ser reprimido ou criticado (no próprio tópico da venda) por estar a fazer o mesmo.

Ocorrem-me algumas questões relacionadas directa ou indirectamente com o exemplo pratico já referido, nomeadamente:

1) Será a longevidade temporal do membro no forum importante?
2) Para enviar mensagens privadas é preciso ter pelo menos dez posts, contudo para ser colocar um artigo a venda qualquer membro o pode fazer. A criação de regras mais restritivas não seria benéfica?
3) Se é alvo de constantes boicotes o membro que regista um domínio para o vender, também não será censurável o membro que  registada domínios para os vender a preços que claramente não reflectem o seu real valor de mercado?

Relembro novamente que o intuito do tópico é iniciar a discussão de alguns temas que ainda não foram directamente abordados e também dar continuidade a alguma discussão já iniciada que terá porventura ficado pela rama.

Cumprimentos
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É como tu próprio expões... é um tema muito subjectivo. No entanto existem casos recorrentes de censura. Apresentar um projecto no +T é um risco. Muitos não sabem disso e fazem-no sem olharem a todos os detalhes desse projecto (quando digo projecto pode ser outra coisa qualquer).

O +T é rico em membros muito bons a nivel de olhar para o detalhe (para não dizer outra coisa) e um projecto novo é sempre visto à lupa, ainda mais quando se trata de um novo membro.

Digamos que temos um Forum um pouco conservador, fruto não da sua administração mas sim dos seus membros, e conservador no sentido de primeiro ser necessário ganhar uma dose de "respeito" (não é bem a palavra certa mas serve no contexto) antes de se poder ter algum espaço de manobra.

Mas é um excelente tópico (no seguimento de outros 3 ou 4 recentes que tive o prazer de ler aqui) que poderá dar uma discussão madura sobre um tema tão pertinente.

Saudações
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já falei contigo mas vou expor aqui algumas ideias.

Concordo muito com o Santo, eu confesso que não sou um membro muito assíduo, a responder, porque passo aqui algum do meu tempo a ler, costuma ser uma página sempre aberta no meu browser.

Conversas à parte:

- A questão da repressão tem um pouco a ver (no meu entender), com o facto de haver muitos "chico-espertos" por aí que chegam e pensam que são os reis da manada, tal como disse o Santo é preciso criar um certo respeito, para chegar e vender existem os sites de classificados, certo? Até mesmo aí há sempre quem lance respostas menos confortáveis.
Eu já apresentei aqui alguns projectos e até já vendi uma comunidade que acabei por comprar de volta e não recebi comentários menos bons (pelo menos que me lembre  :-P) mas se chegasse aqui me registasse e o primeiro ou os primeiros posts que fizesse era logo para fazer dinheiro já ficava mal visto, ou até podia não ficar se trouxesse conteúdo útil ao fórum talvez fosse diferente.
Resumindo: Não "gostamos" de chicos-espertos.

Depois a questão dos tempos para esses artigos (vendas) e pm's já foi discutido noutro tópico e a minha opinião mantém-se, sou completamente a favor de restrições para quem quer usar a comunidade apenas como um meio para fazer negócio, tanto para tópicos de venda como links de afiliados na assinatura, criar critérios que ajudem a ter algum retorno para a comunidade, ou seja depois de acrescentarem valor à comunidade já podem tirar partido dela, até nos downloads ilegais funciona assim tens de dar para receber.

Bem vou-me ficar por aqui e esperar que esta discussão evolua saudavelmente :+trafego:
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas,

Na minha opinião os "boicotes" e/ou criticas mais contundentes estão relacionados com dois aspectos:

a- A credibilidade do membro.

Algumas pessoas registam-se no +t e em vez de iniciarem a sua intevenção com humildade, entram a matar e com um estilo "sabe tudo", na maior parte das vezes sem dar qualquer informação sobre o seu background ou know-how nos assuntos que discute.

Ora, tal como em qualquer outra comunidade, física ou virtual, não é de bom senso aproximar-se e participar com uma postura semelhante.

O mais engraçado, é que os membros, novos ou velhos, com mais experiência e com provas dadas nos seus nichos, são bem mais modestos e adoptam uma postura "só sei que nada sei", enquanto outros, os sabichões, falam de tudo e mais alguma coisa, quando são criticados amuam em vez de contra argumentarem, e normalmente desaparecem.

b- O conteúdo dos posts.

A análise é sempre relativa :cool: No entanto, para mim, um post cujo conteúdo seja uma tentativa de engano ou esteja desfasado da realidade, deve levar resposta.

Relativamente às questões que indicas:

1) Será a longevidade temporal do membro no forum importante?

RE: Importante para quê? Para participar, não. Agora, tal como escrevi antes, acho que a longevidade e a experiência de um membro está associada aos conteúdos dos seus posts. Contudo, não é isso que os coloca num pedestral. Não são intocáveis. Não faltma aí posts onde membros antigos e com muitas intervenções foram criticados, ou melhor, contra argumentados.
 
2) Para enviar mensagens privadas é preciso ter pelo menos dez posts, contudo para ser colocar um artigo a venda qualquer membro o pode fazer. A criação de regras mais restritivas não seria benéfica?

RE: Sou totalmente apologista de algum tipo de restrição e já há uma sugestão nesse sentido na secção apropriada.

3) Se é alvo de constantes boicotes o membro que regista um domínio para o vender, também não será censurável o membro que  registada domínios para os vender a preços que claramente não reflectem o seu real valor de mercado?

RE: Esta questão dos domínios e quem regista domínios como quem adquire um activo é um tema que divide a comunidade. Por mim, é uma actividade como outra qualquer. Agora, tb é compreensivel haver críticas e ironia, quando o vendedor regista no dia x e no dia x+1 está a vendê-lo dizendo que não tem tempo para o projecto... assim como outras situações caricatas. O vendedor que coloca abre um classificado ou cria um post, deve ser o mais transparente possível e estar pronto para as perguntas que lhe são colocadas (seja novo ou velho).

cumps,
cj
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Ora cjseven, agora é que foi dito tudo. ;) Estou a par contigo em todas as sugestões!
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Concordo com tudo o que o cjseven disse :)
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Olá,

É com algum desapontamento que constato que este tópico não teve a adesão/debate que previa que o mesmo tivesses, julgo que o debate das questões inicialmente lançadas são actuais e importantes não só para definir o +t como comunidade como também desenraizar alguns maus hábitos que tem sido constantemente expressos.

Antes de mais gostava de aferir que como em tudo na vida começamos por baixo e estamos obviamente sujeitos ao erro. Em seguida deixo algumas questões as quais tentarei dar uma "pseudo-resposta":

Q: O que é o mais tráfego?
R: Acima de tudo um forum, uma comunidade de webmasters, pelo menos é assim que se apresenta.

Q: É um forum exclusivamente para profissionais? (entenda-se como profissional a pessoa que não é amadora, profissional pessoa que exerce uma certa profissão)
R: A minha resposta a está questão é algo inconclusiva uma vez que vejo constantes boicotes a produtos (geralmente produtos de fraca qualidade) que estão a venda, não a tópicos, com a total passividade por parte administradores e até alguma cumplicidade por parte dos moderadores, isto induz-me que este tipo de produtos não são bem vindos ao mais tráfego. Por outro lado o +t apresenta-se como uma comunidade informal, aberta ao amador e ao profissional da área não contando com grandes restrições, sendo a única que me lembro os dez posts para enviar mensagens privadas.

Q: O critério "motivo da venda" é benéfico para as vendas realizadas no forum?
R: Genericamente eu julgo que sim, certamente nos questionamos o porque de um determinado produto estar a venda. Porém vejo  uma constante repetição de motivos, nomeadamente "motivos de força maior", "motivos pessoais", "falta de tempo", entre outros. Não quero por em causa a veracidade dos argumentos apresentados por cada um porém a repetição dos mesmo descredibiliza as vendas quer se goste ou não, dai eu raramente apresentar motivos para venda.

As questões colocadas são gerais, porém são a soma de um conjunto de situações vividas e presenciadas nos diversos tópicos do forum:

http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=20448.0
http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=20393.0
http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=20308.0

Entre muitos outros.


Nota: peço desculpa aos terceiros que podem porventura ver as suas vendas aqui apresentadas, porém foi a melhor forma que encontrei de exemplificar o meu ponto de vista.


Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sinceramente eu acho muito bem que se critique duramente quando se trata de algo absurdo e manifestamente estúpido, aliás até acho que o Mais Tráfego tolera demasiadas destas situações, portanto "kudos" para moderadores e administradores que têm uma paciência de santo.

Relativamente a negócios, confesso que até agora não fiz nenhum aqui no Mais Tráfego mas o conselho que deixo é que negoceiem apenas com pessoas cujo comportamento no fórum e projetos que representam, reflitam a sua seriedade. De resto sou daqueles que concordo que as regras deviam ser mais rígidas, a tolerância devia ser mínima e devia ser igual para todos sem excepções.
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O que é pior aqui no forum é a forma como recebem novos projectos.
A arrogância de algumas pessoas (então no staff ha ai um rapazito que não para).
Quando alguém vende algo tentam logo destruir os tópicos.

Isto está mesmo horrível! Finalmente que alguém tem iniciativa!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

De facto este assunto não está a ter grande relevância. E posso-te explicar a razão, um tópico deste género é habitual aparecer de x em x tempo por aqui. Alguém a perguntar o porquê das coisas, porque é que funcionam assim e porque é que não é assado.

No entanto, vou tentar dar-te o meu ponto de vista pessoal sobre os assuntos que abordas. Não te esqueças que este tipo de sites como o +tráfego são algo recentes e extremamente difíceis de gerir, pois as tendências da web, o que se faz, o que não se faz, as boas práticas e as más práticas aparecem sempre aqui primeiro do que nos outros lados. E tal como vocês, também eu e os restantes membros da equipa tentam perceber os fenómenos e qual a melhor forma de lidar com eles. A nossa premissa é de facto relativamente simplista, tentamos sempre ser parte da solução e não do problema e ter o interesse da comunidade sempre a cima de qualquer prerrogativa. Dai eu apreciar muito a criação deste tópicos, porque adoro discutir e perceber estes fenómenos e os comportamentos sociais nas comunidades online. De facto a construção de comunidades online é a área que mais me apaixona na web, de longe.

Abordando as tuas questões.

Citar
1) Será a longevidade temporal do membro no forum importante?

Não. A longevidade não é importante, o que é importante é a reputação. Muitas vezes estes dois termos são confundidos, mas, raramente estão dissociados, pois para conseguir uma boa reputação é necessário ter a longevidade associada. Já a minha avo dizia "a idade é um posto!". E a web não é diferente da realidade em nada, é apenas maior em termos de possibilidades virtuais.

Repara por exemplo, que nós tentamos esconder esta "construção de reputações", apesar de ser impossível, como é óbvio. Se quiséssemos que isto fosse explícito, tínhamos opções que são muito comuns em fóruns e que aqui não encontras, como por exemplo, a atribuição de karma, a atribuição de pontos, os ratings nos tópicos, etc.

Que tipos de reputação existem?! Muitos, mas muitos mesmo. Existe o membro que gosta de ter uma boa reputação e a constrói, percebem do que falam, são humildes e também aprendem com a comunidade, tiram o melhor proveito dela. No entanto, se fizeres merda, eles também te vão dizer, que estás a fazer merda. Estes membros são pessoas inteligentes e bons profissionais. São estes que me fazem estar aqui todos os dias.

Depois tens muitos outros tipos, tens os novatos que estão a aprender. (temos aqui pessoas de 13,14,15 anos a levar com conceitos de webmarketing em cima, quem me der com essa idade, que pena que tenho...). Tens os chicos-espertos (existem em todo o lado), tens os membros que só falam quando é para criticar, por exemplo. Este é o tipo de membro que sabe que nunca vai ser melhor do que algumas pessoas que aqui andam, e fica-se pelo mal dizer. (adoro estes, levam sempre um baile, dão-me um gozo especial).

Resumindo, longevidade, não. Reputação sim! Essa reputação é construída por ti, quem tem dois dedos de testa, vai conseguir ter uma boa reputação, e tirar o melhor que o +tráfego tem para oferecer.


Citar
2) Para enviar mensagens privadas é preciso ter pelo menos dez posts, contudo para ser colocar um artigo a venda qualquer membro o pode fazer. A criação de regras mais restritivas não seria benéfica?

Não existem regras mais restritivas, porque na equipa eu sou talvez o único que defende que o +t deve ser o mais aberto possível. No entanto, também não nos podemos esquecer o porquê de ser preciso 10 posts para enviar pms. Tem a ver com o facto de ter existido spam por utilizadores que se registaram só para o fazer.

Agora os membros estão fartos de pedir regras mais restritivas, perguntas se pode ser benéfico, eu responde-te não sei. Vamos testar e logo vemos se é melhor ou não. Já anunciei que a nova theme do +t está ai a chegar, não é apenas a nova theme, é muita coisa nova, entre as novidades, está uma zona de mercado mais profissional e restritiva, com centenas de funcionalidades, histórico de vendas, sistema de feedback próprio, etc. Vamos testar, ver como funciona, e logo vê-mos. Dizer se seria melhor ou não, não somos mágicos para te responder a isso.

Citar
3) Se é alvo de constantes boicotes o membro que regista um domínio para o vender, também não será censurável o membro que  registada domínios para os vender a preços que claramente não reflectem o seu real valor de mercado?

Eu aqui, já foi dessa opinião. Agora tenho outra visão sobre os negócios dos domínios. Algo que aprendi aqui com pessoas mais experientes em negócios do que eu. Compras um domínio é teu, fazes um o que quiseres com ele. Ninguém tem nada a ver com isso. Vir um membro dizer, "ainda agora registas-te isso e já estás a vender". Apenas demonstra a sua imaturidade neste meio.

Espero ter sido claro, e estou a disposição para dar a minha visão do lado da administração sobre estes assuntos.


Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O que é pior aqui no forum é a forma como recebem novos projectos.
A arrogância de algumas pessoas (então no staff ha ai um rapazito que não para).
Quando alguém vende algo tentam logo destruir os tópicos.

Isto está mesmo horrível! Finalmente que alguém tem iniciativa!

Para ti é horrível. Para mim é óptimo. Acho genial poder ter um espaço que quando lanço um projecto tenho dezenas de pessoas a dizerem-me todos os erros que ele tem!

Agora, cabe ás pessoas terem o mínimo de capacidade para saberem interpretar e tirar proveito das críticas. No entanto, é normal que os utilizadores mais novos achem horrível, são novos, mimados e habituados a palmadinhas nas costas. Quando têm de enfrentar um ambiente hostil pela primeira vez, caiem. Os fortes levantam-se, vão continuar a caiar, e vão-se levantar outra vez, vão aprender que a vida é assim mesmo. Os fracos ficam pelo chão.

Obrigado a eles. Aqueles que sempre me disserem, ephá isso está uma merda, trabalha lá mais um bocado e faz isso como deve de ser. Aos que me disserem está espectacular, quando não estava... Vão à merda.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O que é pior aqui no forum é a forma como recebem novos projectos.
A arrogância de algumas pessoas (então no staff ha ai um rapazito que não para).
Quando alguém vende algo tentam logo destruir os tópicos.

Isto está mesmo horrível! Finalmente que alguém tem iniciativa!

Isso das críticas depende da perspectiva, eu NUNCA vi um projeto apresentado aqui no Mais Tráfego a ser criticado indiscriminadamente apenas porque algumas pessoas não gostam do projeto ou do utilizador que o apresentou. Muito pelo contrário as pessoas e os seus projetos costumam ser bem recebidos pela comunidade.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Agora, cabe ás pessoas terem o mínimo de capacidade para saberem interpretar e tirar proveito das críticas. No entanto, é normal que os utilizadores mais novos achem horrível, são novos, mimados e habituados a palmadinhas nas costas. Quando têm de enfrentar um ambiente hostil pela primeira vez, caiem. Os fortes levantam-se, vão continuar a caiar, e vão-se levantar outra vez, vão aprender que a vida é assim mesmo. Os fracos ficam pelo chão.

Obrigado a eles. Aqueles que sempre me disserem, ephá isso está uma merda, trabalha lá mais um bocado e faz isso como deve de ser. Aos que me disserem está espectacular, quando não estava... Vão à merda.

 =D>
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O que é pior aqui no forum é a forma como recebem novos projectos.
A arrogância de algumas pessoas (então no staff ha ai um rapazito que não para).
Quando alguém vende algo tentam logo destruir os tópicos.

Isto está mesmo horrível! Finalmente que alguém tem iniciativa!

Para começar deixa-me já dizer-te que não tolero faltas de respeito. Sou o mais novo do STAFF por isso deves estar a falar comigo. Sou capaz de errar e a seguir pedir desculpa. Tudo bem. Mas não me faltem ao respeito.

Depois, odeio pessoas sem ética que fazem de tudo para chegarem ao fim do mês com 2€ no bolso. Odeio pessoas sem escrúpulos, sem sentido de ética, sem responsabilidades. E, geralmente, quando não gosto de uma pessoa à primeira, raramente perco a primeira impressão. Por vezes mudo, como aconteceu há algum tempo atrás.

E, pessoas como tu, são pessoas que eu não tolero: senhoras da razão (por vezes também o sou), sem ética, sem responsabilidades e completamente arrogantes sem humildade alguma. Também já fui exactamente assim, não censuro. Mas mais tarde vais olhar para trás, e vais sentir-te arrependido de dizeres certas coisas, como estou certamente de ter dito algumas coisas a muitos membros deste fórum.

Acabo por aqui a discussão, se a administração não me quiser aqui, que me tire. Mas não vou deixar de dizer certas coisas porque tenho a opção de apagar e mover posts.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Se hà coisa que aprendemos ao nos juntarmos à moderação de um forum é a sermos mais moderados e tolerantes.

Passamos a representar o "forum" perante os utilizadores e abdicamos de certos direitos que o comum dos utilizadores têm.

Falo por experiência própria, e essa foi a principal razão de ter saido da moderação do +T - Chama-se "Conflito de Interesses" em muitos casos, e noutros o "Direito à Resposta" às vezes mais torta que queremos dar e que ao representar a moderação temos de evitar, pois aqui como em qualquer outro lugar os exemplos tem de vir de cima.

Não julgues isto como uma critica à tua pessoa mas sim um pequeno conselho de quem já passou pelo que estás a passar.

E aqui no +T o que mais existe é "Conflitos de Interesses" :-)

Saudações