← Conversa Geral

IRS Separados mas sendo Casasos

Lida 1747 vezes

Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bom dia malta, estou para fazer o IRS e estou com uma duvida.

Eu casei em agosto de 2014, mas ao simular agora o IRS reparei que compensa MUITO mais fazer o IRS em separado, o problema é que quando estou a fazer o meu irs tenho que colocar casados e meter o NIF da minha mulher, deixa fazer tudo e simular, mas quando vou submeter diz que tenho que preencher os dados das coisas que ela recebeu.

As residências fiscais minha e da minha mulher são diferentes, a dela ainda é a casa dos pais e a minha é a casa dos meus pais.

Qual a opção que escolho para fazer o irs em separado, tendo em conta que so existe:
- Casados
- Solteiros
- Separados de facto
- Unidos de facto

Se alguém me puder ajudar agradecia muito

Offline

jpereiraPT 
Membro
Mensagens 1083 Gostos 32
Feedback +69

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts 500 Posts

Cadu 87 tu estás como eu que casei em setembro do ano passado . Segundo o meu contabilista terá que ser feito em conjunto porque o que conta é a tua situação a 31 de Dezembro de 2014.

Espero ter ajudado e não te metas em aventuras ;)
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois, pelo que andei a ler parece que dá para fazer em separado, mas em nenhum lado diz como :S
Offline

jpereiraPT 
Membro
Mensagens 1083 Gostos 32
Feedback +69

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts 500 Posts

Pois, pelo que andei a ler parece que dá para fazer em separado, mas em nenhum lado diz como :S

Eu também andei a ver a lei e diz me o contrário. O advogado e contabilista disseram me que não era legal fazer em separado.
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Tens que entregar a declaração em conjunto, a não ser que apesar de estar casado estejas separado de facto.
No entanto a partir de 01.01.2015, (declaração de IRS a entregar em 2016) todos os contribuintes vão entregar a declaração sozinhos, a não ser que optem por fazer em conjunto.