Boas!
Já passo recibos verdes há mais de 5 anos. Mas o sistema de finanças sobre os recibos verdes é ligeiramente diferente do que estão a dizer neste tópico.
Portanto, no primeiro ano estamos sempre isentos de pagar Segurança Social, mas temos de pagar o IRS à mesma e, caso ultrapassemos os 10.000€, o IVA.
IRS e IVA são coisas totalmente diferentes. Toda a gente desconta uma certa percentagem dos ganhos para as finanças e isso é o IRS. O IRS é descontado mensalmente, de 3 em 3 meses ou anualmente e varia consoante a profissão exercida. Eu, por exemplo, como Designer tenho de descontar 20% de IRS para as finanças. Costumo fazê-lo só no fim do ano, ou seja, no momento em que fazemos uma actualização de dados nas finanças, apresentando a caderneta dos recibos verdes nas finanças mais as facturas e talões de gastos que tenhamos tido ao longo de todo o ano. Costumo entregar tudo isso a uma empresa de contabilidade que me cobra 11€ para fazer isso por mim através da internet. Depois a contabilista faz os cálculos e deduz quanto terei de pagar de IRS. Acho que o mínimo são 80€ que temos de pagar obrigatoriamente e é isso que pago normalmente todos os anos, dado que apresento sempre muitas despesas com informática e alimentação.
Gastos com telemóveis, gasolina, carro e outras coisas que não têm nada a ver com a nossa profissão não entram como despesas para IRS. No entanto coisas como software, hardware, alimentação e saúde já entram.
Depois, sobre o IVA. No recibo verde aparece um quadradinho que dá para por uma cruzinha e que diz se vamos cobrar o IVA ao nosso cliente ou não. Isso só poderá acontecer se anualmente nós ultrapassarmos os 10.000 euros. Caso só ganhemos, por exemplo, 5000 euros e cobremos o IVA ao cliente, estamos a cometer uma irregularidade, fazendo com que tenhamos de pagar uma multa nas finanças.
Por outro lado, o IVA nunca ficará para nós. Temos de entregar sempre nas finanças os 21% que cobramos a mais pelo nosso serviço. Esses 21% pertencem ao estado.
O que ganhamos por cobrar esse IVA são os descontos praticados por várias empresas a quem trabalha como empresário colectivo ou individual. A Vodafone, por exemplo, oferece equipamentos (que normalmente são dispendiosos) se fizermos um contrato qualquer com essa empresa. Nos bancos temos outras vantagens que os utentes comuns não terão, etc.
Sobre a segurança social, acho que o mínimo são 150 euros por mês que temos de pagar após o primeiro ano de trabalho.
Sobre se vale a pena ou não um registo de uma unipessoal, isso depende se iremos ganhar mais de 50.000 euros ou se iremos ganhar apenas pouco mais de 10.000. Mas também depende se queremos ter quem trabalhe para nós. Enquanto trabalhadores independentes por recibos verdes, não podemos ter ninguém a trabalhar para nós (e isso traria penas pesadas). Mas se quisermos contratar pessoal e montar uma empresa a sério, sim vale a pena investir esses 5000 euros de capital social.
Espero ter explicado bem. Qualquer dúvida perguntem.