O trafego proveniente do facebook e outras redes sociais vale cada vez menos, isso é um facto. Está cada vez mais em decadência os lucros das publicações no facebook que não sejam segmentadas. O trafego proveniente de spam é o mais afectado e entende-se porquê.
É preciso que toda a gente se consciencialize que para ter um lucro estável e realmente rentável não podemos pretender que isso ocorra de tráfego puxado do facebook, isso é útil para ganhar "uns tostões" na hora mas ter lucro estável a sério não é esse o caminho.
Outro dilema que está a crescer são os bloqueadores de ads, já vários antivirus vem com eles integrados e activados por defeito, o que está a bloquear bastantes exibições de banners.
Anunciantes directos é o que eu apostei à alguns anos e é o que se tem mostrado mais rentável para mim, mas só é possível com sites que representem uma mais valia para o anunciante.
Acredito que uma pessoa trabalhadora e empenhada que pegue num projecto a sério, crie parcerias, divulgue e invista um pouco em markting, pode obter frutos desse trabalho com um site apetecível para alguns anunciantes. Mas é fundamental 3 factores: Trabalho, Perseverança, Respeito (pelos visitantes do site e pelos anunciantes).