Bom dia,
A meu ver, e por experiência própria, os recibos verdes são algo fácil de obter mas, a nível fiscal são uma dor de cabeça.
Não estou actualizado em relação ao que vou dizer a seguir, portanto quem estiver que me corriga, mas, "no meu tempo", aqui há uns 5 anos era assim:
1º - Para se colectar basta ir às finanças e dizer quese quer abrir actividade, mas entretanto já temos de ter registo na segurança social e termos, obviamente um número de contribuinte.
2º No primeiro ano de actividade não se desconta para a segurança social.
3º Para quem trabalha por conta de outrém os descontos para a segurança social são feitos pela entidade patronal não sendo portanto necessário efectuar mais descontos.
4º Em relação ao IRS, podes fazer retenção na fonte, ou seja no que recebes já fica descontado o dinheiro para as finanças, ou podes optar por receber tudo e no fim do ano acertar as contas (tem vantagens e desvantagens)
5º Podes obter isenção do IVA caso o teu volume de facturação anual não exceda os 10000€. No momento em que se atingir ou utrapassar esse valor não voltas a ter isenção de IVA portanto atenção a isso. Já agora, se tens isenção tb não podes passar recibos a cobrar o IVA (às vezes vejo alguns chico espertos a fazer isto, depois dão-se mal)
6º Hoje em dia existem os recibos verdes electronicos o que facilita em muito as contas finais com as finanças.