Boa noite,
Muito se fala sobre sites de nicho, nichos de mercado...mas afinal como se define um nicho de mercado?
Um exemplo:
O nicho A tem 1600 pesquisas mensais no google com um CPC médio de 0,46€
O nicho B tem 6600 pesquisas mensais no google com um CPC médio de 0,17€
O nicho C tem 2400 pesquisas mensais no google com um CPC médio de 0,09€
Ambos têm uma competitividade (pela sua keyword) baixa.
Com estes dados, o que é considerado um bom nicho de mercado? A relação pesquisas x CPC é que interessa? Interessa mais o número de pesquisas x competitividade?
Gostava de ouvir as vossas opiniões sobre este tema!
Abraços,
Cereal
Um nicho de mercado não é nada mais nada menos do que um segmento de público (reduzido) que está interessado num determinado produto/serviço. Em qualquer área há centenas de nichos a explorar e como é óbvio existem uns mais rentáveis do que outros. Depende é da forma como o vais trabalhar e rentabilizar.
Pelos dados do teu post, vejo que te estás a basear no Google Keyword Tool, pelo que deves considerar várias questões.
Estás a seleccionar as keywords em "exact match" e considerar apenas as pesquisas locais?
O valor de CPC médio é apenas uma estimativa e deves considerar um valor inferior. Para além disso, é necessário chegares ao 1º spot e receber 50% das visitas orgânicas. Logo ai, considera metade do tráfego.
Quanto à competição, se te estás a basear na "concorrência" que a Keyword tool do Google te dá, já estás errado. A concorrência que o Google informa na KW tool é baseada no número de anunciantes que a palavra chave tem. Logo, se a KW tool assume a concorrência como Alta, é porque há vários anunciantes nessa keyword e podes deduzir que há dinheiro nesse nicho. Se vais criar um site de nicho MFA (made for adsense), tens de ter um bom volume de anunciantes a fazer bid nas keywords que tu vais atacar no teu site.
Caso contrário e a não ser que estejas a segmentar um produto/serviço próprio ou um programa de afiliados, o teu site de nicho está condenado a fazer trocos.