← Conversa Geral

Compre o que é nosso. (ou não)

Lida 5917 vezes

Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas,

Venho começar por este topico que me indignou um pouco: Compre o que é nosso. Quem nunca viu o simbolo que identifica que o produto é Portugues? A uns tempos atras até aparecia na tv para nos incentivar a comprar produtos portugueses porque é nosso.

Bom, o que me parece é que esse fabuloso simbolo engana muita gente. Ora o produto pode não ser nosso, e ter o simbolo. Porque? Porque não é o produto que é nosso, é a marca. Posto isto, parece-me que muita gente compra este tipo de produtos porque pensa que o produto é nosso mas na verdade a marca é que é nossa, mas o produto pode ser comprado aos vizinhos espanhois.

Claro que, é preferível comprar marcas nossas porque sempre entra algum, mas acho que existe um pouco de ambiguidade neste assunto.

Mais: E o mais engraçado é que o simbolo diz: Made in Portugal.

Cumprimentos
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Exemplo:

Os Insys (made in portugal) que são Clevos (made in china).
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois, o que me está agora mesmo a fazer confusão é o made in portugal quando na verdade não é feito.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

É mesmo para a economia e não onde foi feito. Acho eu.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nesse caso não pode ter escrito: Made in Portugal.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Exemplo:

Os Insys (made in portugal) que são Clevos (made in china).

Bom exemplo...mas os Insys mais valia não existirem...
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A associação "Compro que é nosso" está-se nas tintas para isso... Elas deixam qualquer um que lhes pague as cotas (entre 1000-3000€/ano) usar o símbolo.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Isso foi criado para incentivar a economia.. troquei algumas ideias sobre esse projecto com um professor/empreendedor que criou o "compro o que é nosso" foi mesmo esse o objectivo, mas agora está a desviar-se da ideia inicial.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nem que o objectivo fosse dar de comer aos pobrezinhos em africa eles podem estar a induzir pessoas em erro e publicidade enganosa. Acho que deveria ter sido levado mais a serio e mais, que houvesse alguem para verificar isso, como a deco.
Offline

unon 
Membro
Mensagens 175 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Bom exemplo...mas os Insys mais valia não existirem...

É mesmo comprar um computador que dizem que é made in Portugal mas é PCs estrangeiros low-cost da mais baixa categoria...
Como se não chegasse a assistência deles é tão boa que até dentro da garantia cobram (30 euros) o erro deles (Não recebia rede Wi-fi).

Esse "made in Portugal" é muito falso!
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

do que li concluo que não sabem o que é o made in

O made In corresponde ao pais onde se produz o produto acabado pronto a entrar no mercado ao consumidor final (salvo exceções, não tão raras)!

Se assim não fosse os pneus deveriam ter o made in pais de onde se extrai a borracha, a roupa o made in pais de onde vêm o algodão... e por ai fora!

Se eu compro uma peça da China e outra da Conchinchina e me limito a encaixar as duas em Portugal o Produto é Made In Portugal (EU).

Alias, posso ter um produto montado fora da Europa que seja "Made in EU".

Existe tambem ainda o exemplo das laranjas do algarve e alentejo que vão para espanha e voltam com o marca made in spain...

http://europa.eu/index_pt.htm procurem por ai que a info está lá toda... é uma questão de Direito Comunitário.

Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Gonçalo Martins, estamos a falar de Made in Portugal, quando a marca é portuguesa e compra o produto já acabado em espanha. Ou seja, limita-se a criar a empresa, colocar Made in Portugal e a vender produtos espanhois por exemplo.

Não estou a falar de uma empresa portuguesa que junta varios componentes de outros paises, estamos a falar de componentes já feitos para o consumidor e que simplesmente é feita uma marca para vender produtos doutro lado. Sendo assim acho que as lojas dos chineses deveriam criar uma marca cá em Portugal e vender os seus artigos como Made in Portugal.
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Project

1º Lê tudo o que escrevi.
2º Continuas a não entender o que é realmente o made in. Existem Leis e directivas que o regulam. Existem excepções às Leis e por ai fora...

Por exemplo tenho aqui à minha frente uma caixa de manteiga de amendoim, com made in USA e Made in EU (WTF? Em que ficamos?). Concerteza haverá algo na Lei que Obriga/Permite que tal possa ocorrer.

--//--
O problema do Tuga é que se queixa de tudo e não faz nada para resolver.... Se achas que uma empresa comete ilegalidades faz denuncia à entidade competente. Se ficar em banho maria o problema não é teu, ou é, devido à não ilegalidade do problema.

Tens múltiplas opções:
1) Se se tratar de um crime publico - Tribunal
2) A autoridade da concorrência
3) A asae

E ainda existem mais.... agora cabe-te a ti informares-te em relação ao verdadeiro problema (ou não) e denunciar.

E agora algo para pensares... "O Estado Português és tu! E Todos Nós."
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Calma lá Gonçalo, estamos aqui para falar.

"Se assim não fosse os pneus deveriam ter o made in pais de onde se extrai a borracha, a roupa o made in pais de onde vêm o algodão... e por ai fora!"

"O made In corresponde ao pais onde se produz o produto acabado pronto a entrar no mercado ao consumidor final (salvo exceções, não tão raras)!"

Novamente, e como disses-te, made in significa onde foi concebido o produto acabado pronto a entrar no mercado ao consumidor final, o que estou a dizer é que esse produto pode ter sido feito em espanha e leva com a marca portuguesa e simbolo made in Portugal.

Mas se queres exemplos, procura a marca spausa. Todos os produtos da spausa são comprados à espanha, produtos já acabados e para o consumidor final. O que a spausa fez foi criar a marca "spausa" e colocar o simbolo que é marca portuguesa. Na realidade é marca portuguesa, mas o simbolo que o identifica diz MADE IN Portugal, o que não acontece. O que estas a falar, se bem percebi e com as citações que fiz tuas acima, é que por exemplo esta empresa compra os produtos para conceber os cremes, junta em portugal e depois vende, mas o caso não é esse. É pura e simplesmente comprado em Espanha já acabado, criada uma marca e vendido como produto made in Portugal.

Cumprimentos
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

É mais um daqueles certificados da treta para atirar areia aos olhos de uns, encher os bolsos de outros e acrescentar mais uma linha nos programas do ministérios da economia sobre o "trabalho extraordinário dos organismos públicos preocupados com esta matéria" ao mesmo tempo que se criam empregos da tanga e não produtivos.

(Ler com sotaque "a la politico" o que está entre aspas)