Por que razão é que a Samsung iria querer fazer entrevistas no ramo da moda e publicar algo que certamente iria gerar conflitos e críticas à pessoa em questão? Não me digam que sou o único a achar que este tema, de quase qualquer forma que seja falado, é criticado pela maioria da população...
Motivo, já o disse, publicidade boca a boca e por toda a internet, para depois pedir desculpa pelo sucedido, e ficar vista como a heroína da história, e mostrar que a empresa defende valores firmes...
Evidências, terem feito entrevistas não relacionadas com a marca, fazendo com isso, uma péssima publicidade (a publicidade em si, não provoca nenhum desejo de compra)
Não é teoria da conspiração, é um golpe de marketing, tal como há a meo a fazer vídeos virais, houve a Samsung a fazer o mesmo, mas por outro caminho.
A campanha da MEO é uma campanha controlada, com o objectivo de ser viral, enquanto que a campanha da Samsung nunca o pretendeu ser. Porquê? A campanha em termos técnicos não previa o que aconteceu: era apenas uma série de 4 ou 5 vídeos, onde pessoas com presença num negócio que influencia muitos consumidores falavam da sua vida e onde a Samsung tinha product placement. Objectivo? Influenciar os consumidores, já que muitas pessoas seguem os "fashion advices" destes bloggers.
O "boom" da campanha não surgiu pelos vídeos em si. Foi fútil o que a convidada disse, mas não foi isso que motivou a viralidade. O que motivou todo o alarido foi a Samsung ter apagado os vídeos do canal oficial ao fim de meia dúzia de críticas. Isso abriu uma oportunidade de gozar com uma campanha de que a própria marca não se orgulhava. O bode expiatório neste momento era o sentimentalismo: como ousou a Samsung "gozar" com quem trabalha para sobreviver enquanto outras pessoas trabalham para cumprir o objectivo de gastar 2000€ numa mala?
Foi aí que a marca pediu desculpa e se retirou. Até aqui criticava-se a Samsung e não a "Pepa", no entanto - nesta altura - a campanha ainda era pouco relevante/viral.
Como a marca se retirou e deixou de haver bode expiatório, foi preciso descobrir outro, que passou a ser a convidada. O motivo de gozo passou a ser ela, uma pessoa bacoca e que não sabe falar. E foi aí que o "boom" da campanha aconteceu: tudo gira em volta da Pepa querer uma mala e da Pepa não saber falar... e nunca mais ouviste falar da Samsung.