← Startups

Um euro é quanto basta para constituir uma empresa

Lida 14624 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Para mim é uma medida "tambor". Faz muito barulho mas está cheio de ar.

O capital social para abrir uma empresa basta ser depositado e retirado outra vez. Se quem vai abrir uma empresa não tem 5000 euros para iniciar a actividade e aguentar-se no período inicial, então quase que mais vale estar quieto.

E sim, abrir empresa significa custos superiores face aos recibos sem contabilidade organizada, nomeadamente IRC e contabilista. Ao nivel de SS poderá ficar nos mm valores e descer um pouco no IRS pessoal (o ordenado que pagamos a nós próprios).

A vantagem será a inserção de custos na actividade da empresa. Para efeitos colectaveis nos RV, conta 70% do facturado e sem contabilidade organizada não se pode meter despesas. No caso da empresa existem vantagens neste aspecto.

A melhor coisa é cada um fazer as contas.

---

Ou então isto é uma medida excelente! :D

vamos ver quantos políticos vão sair dos poleiros para abrir empresas com estas condições excepcionais...

Eu aposto em
.
.
.
.
.
.
.
ZERO
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Cjseven tudo bem que isto não é uma medida que vai "mudar Portugal", mas também não podemos abordar esta questão com todo esse negativismo.

Facilitou-se a criação de uma empresa e isso para mim é quanto basta para achar que há algo de positivo nisto. Se chega para fomentar o empreendorismo? Não, mas pelo menos não o vai retrair.


PS: Eu até nem morro de amores por este governo mas não embarco no "tudo que fazem é mau e não presta".

Cumps
MM
Offline

Pedro Candeias 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster

Esta medida só peca por tardia. Nos EUA, por exemplo, só se pagam as taxas de registo, que sao valores na ordem dos 100-200$. Noutros países com tecido empreendedor saudável é semelhante.

Há uma serie de situações em que ter uma empresa facilita a vida (registar marcas, abrir contas merchant...) e agora foi finalmente colocada essa possibilidade ao alcance de todos.

Num pais em que tipicamente só se ganha para as despesas do dia a dia, era utopica esta exigencia de capital so para cumprir uma formalidade.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Uma medida que o Governo vai aproveitar para no final de 2011 dizer "o nº de empresas em Portugal subiu XX %, graças a nós!".

Acho que a mudança de 5.000€ iniciais para 1€ é muito radical. Vai haver muito lixo que só vai servir para os números...

Empreendorismo é uma palavra bem na moda hoje em dia. Uma medida que vai tentar também tirar uns quantos do desemprego e levá-los a abrir o seu próprio negócio... Vamos lá ver é se querem fazer alguma coisa, ou se passam 2011 a viver do subsídio.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Cjseven tudo bem que isto não é uma medida que vai "mudar Portugal", mas também não podemos abordar esta questão com todo esse negativismo.

Facilitou-se a criação de uma empresa e isso para mim é quanto basta para achar que há algo de positivo nisto. Se chega para fomentar o empreendorismo? Não, mas pelo menos não o vai retrair.


PS: Eu até nem morro de amores por este governo mas não embarco no "tudo que fazem é mau e não presta".

Cumps
MM

Boas Manuel,

Acho que não se trata de negativismo.

Penso assim:

Se um dia tiver que ser operado, quero ser operado por um médico que já tenha feito outras operações ou, no mínimo, tenha praticado / assistido às mesmas. Não quero ser operado por um "artista" que diz que sabe operar e que leu a enciclopédia de medicina toda.

Quem gere Portugal (entre Governo e oposição - todos) são leitores de enciclopédias e profissionais do "saber fazer". Nós precisamos dos "médicos" - profissionais que "fazem o que sabem".

Por isso todas as medidas lançadas por estes artistas são medidas ocas, sem ligação com outras medidas, totalmente inconsistentes.

Criar uma empresa numa hora ou com 1 euros de capital é "atirar areia para os olhos". Seria muito mais importante apostar numa carga fiscal muito mais reduzida para incrementar o empreendedorismo e atrair o investimento.

Não faltam empresas criadas numa hora que ainda não iniciaram actividade pois faltam-lhes as licenças necessárias - e essas por vezes tardam meses.

Não sou contra a ideia do "euro como capital social", mas como disse, para mim, é mais uma medida tambor: muito barulho mas cheio de ar.
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Não deixa de ser uma boa medida, mas não vejo grandes benefícios, pois se não vejamos:

Capital para criar a empresa 1€,

Constituição de empresa 350€
TOC......................................150€/Mês
Seg-social do sócio gerente..145€/Mês
Seguro de Ac. Trabalho.........250€/ano

Para não falar na responsabilidade...

Se nao tem 5000€ para fazer face ás despesas iniciais, então vale mais iniciar a actividade com ENI, pelo menos poupa-se algum dinheiro