← SEO

Optimização de Blog

Lida 4322 vezes

Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bom dia pessoal,

ando em alterações no meu blog, actualização de tema, mudança de logo, cores, etcc.
Vou agora passar por TODOS os artigos a otimizar os que ainda não estão otimizados e a corrigir alguns em que a informação já está mais desenvolvida e actual.

Queria que me ajudassem nalguns pontos:

1- Em principio vou criar/apagar categorias e tags para otimizar algumas keywords, as que eu apagar provavelmente no analytics vai dar como link não encontrado, como faço para resolver essa questão de forma rápida sem sair prejudicado no google?

2- Tenho alguns artigos que tem maioritariamente imagens, sempre mais de 10, como é que vocês aconselham a colocar as fotos? Umas a seguir às outras pelo artigo abaixo ou como galeria onde a pessoa carrega nas setas para outra imagem ir aparecendo? Qual a que compensa mais para visitas orgânicas através de imagens?

3- O que devo fazer mais para começar a receber mais visitas orgânicas vindas dos motores de busca?

Obrigado a todos
Carlos Coelho
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Malta, quem me pode ajudar?
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

A primeira não te sei responder

Em relação às imagens, eu optaria quase sempre pela primeira opção, pelo simples facto de que será fácil para qualquer visitante visualizá-las- É mais rápido e mais prático.

Quanto às visitas orgânicas dos motores de busca, depende muito do blog em questão. Mas tens de jogar com as keywords para as quais queres aparecer nos motores de busca. Uma coisa que eu considero importante é o site ter bastante conteúdo. Se vais fazer uma publicação, evita escrever apenas 20 ou 30 palavras. Artigos maiores tendem a ser mais apreciados pelos motores de busca. Investe na qualidade. Dá às pessoas uma boa razão para partilharem aquilo que tu apresentas no teu site. É assim que se criam backlinks de qualidade.
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado y2j, vou fazer algumas alterações.

em relação ao resto, quem me puder ajudar nos outros tópicos agradecia :)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá Carlos,

1 - A melhor forma de o fazer é criar redirects 301 das categorias apagadas para as categorias mais semelhantes que ficarem ativas. Em último caso redirect para a homepage, mas não é o ideal. Se é Wordpress, podes utilizar o Redirection Plugin.

2 - Penso que vai do gosto de cada um. Eu como utilizador gosto mais de ir vendo as imagens à medida que faço scroll.

3 - Haveria imenso por escrever aqui, mas a base é ter conteúdo de qualidade sobre temas que o teu público alvo procura. Um site rápido e com boa usabilidade ajuda. Procura outras fontes de tráfego (como redes sociais, menções noutros sites (yep, links, com moderação)), o Google não quer tornar o teu site popular, quer mostrar os sites que já são de algum modo populares.

Recomendo a leitura do guia básico de SEO, da Moz (em inglês):
https://moz.com/beginners-guide-to-seo

Boa sorte!
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado Carlos Gandra,

Em relação as fotos, o que deve preencher ou o que deve fazer para estas aparecerem na pesquisa do google?

vou ler o artigo todo e colocar em prática algumas coisas, vamos ver se resulta.

+ uma vez obrigado

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Em relação as fotos, o que deve preencher ou o que deve fazer para estas aparecerem na pesquisa do google?

O atributo alt é o mais importante, tanto do ponto de vista dos motores de busca como de acessibilidade (utilizadores invisuais, por exemplo).
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O atributo alt é o mais importante, tanto do ponto de vista dos motores de busca como de acessibilidade (utilizadores invisuais, por exemplo).

Boas Carlos Gandra,

usas algum tipo de plugin para optimizar as imagens ou é manualmente?
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

usas algum tipo de plugin para optimizar as imagens ou é manualmente?

Manual porque incluo esse processo durante a publicação dos artigos. Mas se tivesse centenas de imagens para trás não optimizadas, talvez considerasse outra opção.
Offline

Mister_Magoo 
Membro
Mensagens 594 Gostos 38
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Quick Poster Signature Level 5 Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Boas Carlos Gandra,

usas algum tipo de plugin para optimizar as imagens ou é manualmente?

Eu uso o plugin SEO Friendly Images.