← Social Media

Que se passa com o alcance do facebook?

Lida 91652 vezes

Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Tenho uma página que andava nos 5k de "falam sobre isto" saltou para os 12k e agora caiu para os 1k... há por ai mais alguém a ter este tipo de oscilações?  :-k a página tem 30k   
Offline

Catalyst 
Membro
Mensagens 162 Gostos 1
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Tenho uma página que andava nos 5k de "falam sobre isto" saltou para os 12k e agora caiu para os 1k... há por ai mais alguém a ter este tipo de oscilações?  :-k a página tem 30k   

Eu tive uma semana miserável, seguida de 3 dias em que tudo parecia estar a voltar ao normal, agora nos últimos dois dias (Sábado e Domingo que costumam ser os melhores dias) voltou à miséria anterior, como vos digo, não abandonar o facebook por razões óbvias, mas está na hora de a malta começar a virar-se para o Google+ vão ficar surpreendidos, está uma rede social bem há maneira.
Offline

NITROFOX 
Membro
Mensagens 483 Gostos 1
Feedback +11

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Tenho estado a fazer testes e já descobri algumas coisas, o alcance de antigamente ainda existe, o problema esta num filtro que o facebook criou que analisa os links que são partilhados e define o alcance deles, a questão é que ainda não consegui perceber os critérios deste filtro.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Tenho estado a fazer testes e já descobri algumas coisas, o alcance de antigamente ainda existe, o problema esta num filtro que o facebook criou que analisa os links que são partilhados e define o alcance deles, a questão é que ainda não consegui perceber os critérios deste filtro.

Não sei até que ponto isso é certo amigo Nitrofox... Eu faço uma publicação de texto sem links e o alcance é aproximadamente o mesmo que com link.
Reparei que se colocamos links para a mesma url várias vezes ao dia, o alcance desse post é cada vez menor à medida que se vai repetindo, ainda que seja com intervalos de 1 ou 2 horas.
O certo é que o facebook está a cometer um erro enorme nesta actualização que estão a fazer, está cheio de falhas tais como:
- Feed noticias a mostrar posts de à 2 ou 3 meses atrás em muitos casos.
- Mostra partilhas feitas por um usuário quase em bloco, tipo 4 ou 5 publicações/partilhas de um amigo aparecem todas juntas causando monotonia e obrigando a fazer scrool infinitamente para ver outros posts no mural.
- O alcance limitado das páginas está a desmotivar quem as sustenta e se eles pensarem bem, se desaparecem as páginas de facebook de entretenimento o conteúdo que atrai os usuários para o facebook vai cair drásticamente. Na verdade aquele conteúdo que é tido como sem importância, nomeadamente fotos e vídeos divertidos, frases, etc, é o mais partilhado e o que causa mais entretimento no facebook. Muitas pessoas procuram no facebook uma forma de descontrair, aliviar o stress e até mesmo rir um pouco e partilhar para fazer rir.
- Com os limites estão a desmotivar também a compra de fans, já vi aqui dizer que a solução é "comprar" mais fans para aumentar o alcance, mas isso não nos dá garantias e pelo que tenho analisado nem sempre é assim tão linear. Por exemplo eu tenho uma página com 11k fans que alcança em média nos posts de "estado" 900 a 1000fãs, e tenho outra com 39k que obtém a mesma média aproximadamente com o mesmo post.
- Tem surgido outros erros com bastante frequência, por exemplo bloqueios ao fazer o post, posts que são feitos e desaparecem uns segundos depois, feeds de noticias que aparecem vazios, estatísticas de posts irreais, tenho posts que no alcance diz ter apenas 30 pessoas mas que tem mais de 100 likes e 20 ou 30 partilhas, etc.

São testes meus e opiniões minhas, que valem o que valem, mas pelas quais me guio neste momento.
Esperemos uma reviravolta assim que eles se apercebam que não é o melhor método.   
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Eu espero que isto seja apenas uma febre natalícia... nunca apostei em páginas de facebook, agora que o decidi fazer vem isto  #-o
Offline

NITROFOX 
Membro
Mensagens 483 Gostos 1
Feedback +11

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Hoje recebi um email do Facebook a incentivar a investir ainda mais no Face Ads, falam sobre o alcance, etc...  :grin:
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Hoje recebi um email do Facebook a incentivar a investir ainda mais no Face Ads, falam sobre o alcance, etc...  :grin:

É o que eles querem é dinheiro para fechar 2013 com mais lucro e "ficar bem na foto"...
Offline

Catalyst 
Membro
Mensagens 162 Gostos 1
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

O problema é que os face ads são muito pouco rentáveis se a fonte de rendimento dos sites for adsense ou outros. O que se ganha em cliques não cobre o investimento em face ads.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
Offline

alvez 
Membro
Mensagens 215 Gostos 6
Feedback +14

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

O problema é que os face ads são muito pouco rentáveis se a fonte de rendimento dos sites for adsense ou outros. O que se ganha em cliques não cobre o investimento em face ads.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Pois...costuma render é para quem vende Produtos/serviços, e não a quem ganha através de adsense  :-?
Offline

Catalyst 
Membro
Mensagens 162 Gostos 1
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Páginas de 400k com alcances de 5k lol.. rm pouco tempo o Facebook morre se continuar assim, o meu newsfeed tem sempre a mesma coisa

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Páginas de 400k com alcances de 5k lol.. rm pouco tempo o Facebook morre se continuar assim, o meu newsfeed tem sempre a mesma coisa

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Não querendo ofender mas ou o conteúdo é muito mau ou a página em si é má.
Offline

Catalyst 
Membro
Mensagens 162 Gostos 1
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

É tão má que tem 400k fãs, é tão má que antes destas recentes alterações do Facebook praticamente todos os posts ultrapassavam os 100k de alcance orgânico, neste momento quando chega a 20k já é motivo para bater palmas, não querendo ofender, o Vítor Teixeira deve ser primo de alguém no Facebook, porque toda a gente se queixa do mesmo.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
Offline

josef 
Membro
Mensagens 50 Gostos 1
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Páginas de 400k com alcances de 5k lol.. rm pouco tempo o Facebook morre se continuar assim, o meu newsfeed tem sempre a mesma coisa

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Isso é mesmo muito pouco, tenho uma com menos de metade disso e nao baixa dos 50k alcance. Deves estar a fazer alguma coisa mal.
Offline

alvez 
Membro
Mensagens 215 Gostos 6
Feedback +14

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Isso é mesmo muito pouco, tenho uma com menos de metade disso e nao baixa dos 50k alcance. Deves estar a fazer alguma coisa mal.

Pelo que tenho visto nao se trata de fazer bem ou mal...pois eu tenho algumas paginas onde o tema é o mesmo, conteudo o mesmo e numero de fãs não foge mt umas das outras...e cada uma agora tem um alcance bem diferente. Parece umas são Filhas e outras enteadas...não sei se é aleatório, se são as mais recentes que estão favorecidas....nao sei o que é...mas não se trata só do conteudo e da sua qualidade.
Offline

Catalyst 
Membro
Mensagens 162 Gostos 1
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Pelo que tenho visto nao se trata de fazer bem ou mal...pois eu tenho algumas paginas onde o tema é o mesmo, conteudo o mesmo e numero de fãs não foge mt umas das outras...e cada uma agora tem um alcance bem diferente. Parece umas são Filhas e outras enteadas...não sei se é aleatório, se são as mais recentes que estão favorecidas....nao sei o que é...mas não se trata só do conteudo e da sua qualidade.

Quando "Rebentou" a bolha fiquei com alcances de 50/ 70k, Ainda há coisa de 3 dias atrás estava a ter alcances de 120k nos últimos dias nem chega a 20k, isto oscila muito, em todas as páginas.