← Arquivo

[Artigo Em Preparação] Um Bom Design Vale O Seu Peso Em Ouro?

Lida 2119 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Basicamente neste artigo será abordado uma temática que tem dado que falar nos últimos tempos. Vou escrever sobre o protagonismo crescente dos clubes de temas, do mercado, a forma como nós vemos o mercado, um pouco sobre a importância do design (mas ao de leve) e mais algumas coisas. Um dos objectivos para além de lançar a discussão sobre esta temática é o de tentar ajudar os webmasters a perceberem quais os parâmetros de qualidade actuais em que se enquadra um bom design.

Se tiverem sugestões ou questões específicas que gostariam de ser abordadas chutem.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Boa ;)

Algo que eu tenho reparado e que já comentei com o Mambley e com a Ana por exemplo, é que os themes mais recentes que se podem ver por exemplo na ThemeForest, são uma repetição, mais do mesmo, sem nada de novo e tudo dentro do mesmo estilo, é tudo feito para um determinado mercado (corporate, themes tão profissionais que se tornam feios e sem brilho) e os outros (magazine style, etc) ficaram de lado.

O bom design tem que ser bonito, tem que ser acessível (!) e tem de ser uma "arma" de comunicação extremamente eficaz entre o site e o público alvo. Se preenche todos os requisitos e não peca pelo excesso (como os tais themes recentes) então vale muito dinheiro, sem dúvida.

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A questão dos themes, tem mais a ver com a evolução dos designers. Começam a construir as suas próprias frameworks, ou a agarrar nas disponíveis e depois é fazer produtos. Ou seja, mudam o layout, fazem uma variação para corporate outra para portefólio e está feito. O layout em si é sempre o mesmo.

Uma questão importante no design é sua optimização, um site bem construído é bom, se for bem construído e bem optimizado melhor! Optimização falo em standards, acessibilidade, usabilidade e seo.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Exacto concordo com o que disseram, aliás pretendo também que o artigo ajude a desmistificar algumas temáticas, por um lado permitir que as pessoas compreendam a importância de clubes de temas e principalmente a sua utilidade, pelo outro realçar como é importante o trabalho do webdesigner.

Vou começar este artigo como já fiz com outros, ou seja, numa metade da introdução vai parecer que estou quase a colocar de parte a função e importância do webdesigner, mas depois questiono tudo o que escrevi e começo a abordagem propriamente dita ao tema.

Mas vão deixando opiniões, ou qualquer outra dica por aqui, que depois vou utilizá-las como quotes no artigo.

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bem, este fim-de-semana devo acabar o artigo, está a ficar um pouco maior do que eu pensava. Mudei o título para "Um Excelente Design Vale O Seu Peso Em Ouro?", só para ficar claro que me estou a referir a designs de qualidade acima da média e não dar azo a discussões sobre isso. Alguns pontos abordados:

1º- Sim, O Design É Importante - um pouco "back to the basis" com referências engraçadas ao passado que pretendem realçar que o design sempre foi importante;

2º- Um Bom Design Com Poucos Recursos - falei sobre o facto de ser possível o webmaster conseguir um bom design mesmo tendo poucos recursos, com referência aos clubes de temas, as vantagens e desvantagens da sua utilização;

3º- Um Mau Design pode ser um Bom Design? - explicar o porquê que websites com designs simples ou básicos podem funcionar, explicar porquê que existem websites com designs péssimos mas que têm sucesso.

4º- O que Define um Excelente Design - este ainda vai no inicio, vou falar um pouco das questões da optimização, da usabilidade e no fundo de tudo aquilo que define um excelente design.

5º- Um Excelente Design Vale O Seu Peso Em Ouro? - para fechar a resposta a esta questão.

Queria aproveitar para pedir a quem pudesse que escrevesse aqui uma frases curtas sobre "o que define na vossa opinião um excelente design", frases essas que depois irei colocar no artigo com o nome do autor. Já coloquei algumas quotes do que escreveram mas gostaria de mais algumas se puderem. E se tiverem sugestões chutem.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu sou um 0 neste assunto mas..

Um excelente design além de ter de ser limpo e apelativo aos olhos, deverá ser standardizado (W3C, etc) e optimizado para os motores de busca (SEO)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu sou um 0 neste assunto mas..

Um excelente design além de ter de ser limpo e apelativo aos olhos, deverá ser standardizado (W3C, etc) e optimizado para os motores de busca (SEO)

Não há problema hehehe e sim são frases dessas. Obrigado.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Olá Jerson, cá fica,...

Um bom design deve ser simples, marcar no primeiro impacto, satisfazer requisitos do site e do utilizador e deixar um carimbo mental que não permita o esquecimento.
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Este vai ser mais um artigo que eu vou devorar :D
Não tenho muito jeito pare definir as coisas assim mas para mim:

"Um bom design será aquele que leva o cliente a devorar a informação presente com mais vontade ainda. O design deve acompanhar a qualidade do conteúdo, dar-lhe um toque bonito e fazer com que a imagem seja um complemente ao conteúdo. "
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Hehehe, obrigado pela participação. Já não preciso de mais frases, vou avançar para o último ponto e finalizar o artigo porque já está a ficar grande demais.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Mais uma... :D

Não há bom nem mau design. Existe o design que funciona e depois existem os outros...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mais uma... :D

Não há bom nem mau design. Existe o design que funciona e depois existem os outros...

Hehehe agora já acabei. Vou fazer uma revisão, sacar as imagens e depois quando estiver no blogue dou um "heads up" aqui.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bom está feito, depois dá uma olhadela por isso Nuno, acho que coloquei os tamanhos das imagens todos de acordo com as regras e tal. Mas de qualquer forma convém ver, está em rascunho e preparado para publicação.