← SEO

[Case Study] - O principio do inicio

Lida 16930 vezes

Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Boas pessoal. Decidi começar este tópico para que eu mesmo posso aprender e melhorar. Além disso, as minhas dúvidas serão também as dúvidas de muitos outros.
Há já alguns anos que ando a brincar aos webmasters mas sem nunca ter tentado aprofundar muito a coisa, e como tal os ganhos têm sido apenas pouco relevantes. Acho que tal se deve ao facto de me passar muita coisa ao lado que para muitos é básico, mas para mim é ainda desconhecido. Na internet encontra-se muita informação, mas também muita "palha". Todos nós sabes mos por exemplo que precisamos de ter backlinks, mas qualquer pesquisa para isso leva nos a um caminho às voltas e sem ser objectivo. Assim em jeito de diário aqui fica o meu próximo projecto.

O projecto:
Comecei a trabalhar nele no inicio de Fevereiro de 2018, instalação do tema, plugins que acho necessários, e tem agora 10 artigos. Trata-se de um site generalista de cultura geral. Escolhi este tema pela facilidade de escrita, e pelo facto de ao ser amplo nos temas, acho que me irá ajudar a tentar desvendar o mundo das keywords com maior facilidade. De momento é ainda algo muito verde, mas que espero vir a trabalhar afincadamente e assim alcançar um patamar que até agora não consegui. Por agora fica ainda o link por desvendar, mas mais tarde irei partilhar também.

Modus Operandi:

Aqui começa uma das minhas grandes dúvidas, como escolher as keywords. O que estou a fazer por agora é muito simples. Sem conhecimento efectivo de como descobrir ao certo uma keyword para trabalhar, estou a utilizar a ferramenta Ubersuggest. Não sabendo sequer ao certo se é útil ou eficaz, basicamente abro o Ubersuggest, pesquiso imaginemos por "mesa", e coloco a língua Português/Brasil. Depois de ordenar por quantidade de pesquisas, vou escolher um termo que apresente um nível baixo de concorrência e um volume de pesquisas interessante. Após isso iria por exemplo desenvolver a keyword "mesa de jantar". Ao escrever o artigo sigo as recomendações do Yoast.

Neste 10 artigos que já escrevi tive o cuidado de os ir sempre interligando em pares. Por exemplo se escrevi um artigo sobre um filme, a seguir escrevo um artigo sobre um dos actores desse filme, linkando internamente os artigos.

Redes Sociais:
Para já o site consta apenas com uma página de Facebook que já existe à cerca de 5 anos, de uma primeira vez que tentei desenvolver um projecto com o mesmo nome. 1849 Gostos. A dinamização por agora ainda é zero, colocando apenas os link's dos artigos que vou escrevendo.

Dados Search Console:  :?: :?: :?:
Do quase nada que percebo disto, sei dizer que "Estado do Indice: 31 indexados". Não me debrucei a sério para tentar descobrir como poderei tirar partido da informação da Search Console, ou sequer se vale a pena, mas mais à frente irei aprofundar.

Estatísticas:
ZERO, Bola. #-o Ainda não existem dados relevantes para analisar. 1 ou 2 visitantes por dias, que devem se enganar ao clicar no link no facebook ou assim. Aceito também sugestões de como monitorizar as estatísticas do site, por agora estou a utilizar o JetPack.


Por agora é tudo. À medida que for avançando vou actualizando. O próximo passo que irei estudar e explorar é a criação de backlinks, muito possivelmente em directórios de artigos, se é que isso ainda se usa. :-#

Estou completamente aberto a sugestões e dicas. Conto convosco para melhorar, e também para ajudar quem for preciso, se conseguir.  :lol:
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Backlinks: Directório de artigos!

Pelo que tenho percebido mesmo que de uma maneira mais relevante os backlinks continuam a ser um dos pilares fundamentais de SEO, assim sendo vou começar a tentar desenvolver este tema. As pesquisas que tenho feito têm se tornado inconclusivas para mim. Vou sempre esbarrar em artigos de sites que prometem colocar o teu site em primeiro do Google em dois meses e que explicam a extrema importância da criação de backlinks, mas explicar efectivamente como os conseguir de uma forma que um leigo como eu os consiga, nunca. De momento vou apontar para os directórios de artigos. Não sei se serão eficazes, mas irei tentar. Não tenho nenhum backlink, por isso nem que sejam meia dúzia, já são mais do que os que tenho. Mal não deve fazer, e pode ser bom. Por agora vou colocar os artigos no artigospt.com. Coloco lá um artigo, e linko um outro. Vou conseguir um link externo a apontar para uma keyword expecifica e um link para a homepage na descrição do autor.

Digam de vossa justiça, fico à espera do vosso feedback.
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Ok, primeira cavadela minhoca. Este directório aparentemente está morto. Vou à procura de outro...
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

geralinks.com.br

Em troca da colocação de um banner no nosso blog permite a colocação de 1 link por dia. É possivel colocar mais links se promover-mos muitas visitas ao site através do nosso banner ou até pagando.
Além disso é ainda possivel pagar para ter cliques nesse mesmo link.
Para já vou colocando 1 link por dia, enquanto procuro um serviço idêntico para que possa aumentar o número de links de forma mais rápida.

Quanto à eficácia deste procedimento ainda não vos sei dizer rigorosamente nada, além de que o ahrefs diz que o domínio do geralinks tem DR 47, o que me parece ser bom, penso eu.  :lol:
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Ponto de situação

O site conta agora com 1 mês de existência.  Não têm mais conteúdo, o que considero o aspecto mais negativo a registar, no entanto o tempo não dá para tudo.
Nos últimos dias a única coisa que tenho feito é colocar links no geralinks.com.br e no atoananet.com.br. Acho que estou eludido com este tipo de links, pois não sei até que ponto são realmente "backlinks", uma vez que não foram ainda reconhecidos como tal nem no ahrefs nem no semrush. Vou ver se arranjo mais um tempinho para aprofundar mais esse tema. É facto, o efeito imediato no tráfego, que era praticamente nulo, e que com a colocação de 1 link por dia nos dois sites são recebidos facilmente 200 views, já tendo verificado picos bem superiores. Muito basicamente não vejo aqui grande valor se realmente não se verificar que estes sites criam backlinks DoFollow, no entanto para já geraram os primeiros ganhos, ainda que irrisórios.  :lol: 

Fica aqui o resumo do analytics



Tudo espremido não dá nada de jeito, no entanto reconheço que não usei muitas unidades de tempo neste projecto. 
A estratégia para o próximo mês é aumentar o conteúdo e continuar a estudar o tema backlinks.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

De backlinks não podes contar muito com eles, mas de tráfego sempre vai dando uns frutos a curto prazo :) Anos atras eu usava muito o atoananet, ocioso, etc e isto ainda antes do face ser o que é.. era um tráfego sempre numeroso que me deixava sonhar mais alto eheh
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

De backlinks não podes contar muito com eles, mas de tráfego sempre vai dando uns frutos a curto prazo :) Anos atras eu usava muito o atoananet, ocioso, etc e isto ainda antes do face ser o que é.. era um tráfego sempre numeroso que me deixava sonhar mais alto eheh

Pois. Vou tentando descobrir mais qualquer coisa, e vou tentando descobrir o caminho certo enquanto vou errando.  :lol:
É onde estou a ter mais dificuldades é mesmo na maneira efectiva de conseguir os backlinks.
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

meuslinks.com

Um site semelhante aos que referi acima, mas este ao contrário dos outros está a passar links Dofollow.
DR 26.

Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

meuslinks.com

Um site semelhante aos que referi acima, mas este ao contrário dos outros está a passar links Dofollow.
DR 26.



Começo a achar que existe uma conjuntura contra mim...
Este site anunciou hoje o "fecho de portas" após 7 anos.....

Next.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Começo a achar que existe uma conjuntura contra mim...
Este site anunciou hoje o "fecho de portas" após 7 anos.....

Next.
Podes sempre comprá-lo xD
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Podes sempre comprá-lo xD

Sou homem para oferecer 20€ por aquilo.  :cool:

 :lol:
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

https://ibb.co/gBNCXS

Não tendo conseguido dar nenhum empurrão este mês neste projecto, fica a aqui o estado da coisa.
Não está esquecido.  :-P
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Ora já se passaram 5 meses desde que aqui deixei notícias acerca deste projecto.
Não que o tenha abandonado, mas tenho sempre que ir ajustando o tempo que disponha em determinado site com os retornos que o mesmo me proporciona. Além disso como também faço muita produção de conteúdo para projectos externos sempre que esse fluxo aumenta vejo me com menos tempo para estas brincadeiras, ainda bem.  :grin:

Quanto ao estado do projecto:

- Tem agora 20 artigos, em que 2 ou 3 estão na primeira página do google, mas não têm muitas pesquisas mensais.
- Conto chegar aos 40 artigos até ao final do mês.
- Os artigos a serem produzidos são agora escolhidos procurando termos com um fluxo de pesquisas muito superiores. Os novos artigos produzidos já foram escolhidos consoante estes critérios.
- As preocupações por agora são só estas, e procuro apenas ir aumentando as visitas orgânicas que por agora andam a rondar o ZERO, vá 1 ou 2 por dia.  :lol:
- Este relatório do GADWP é por onde me vou regulando agora, pois chega bem. Vou analisando o desempenho com os resultados a 30 dias.


Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter



Não está morto.  :lol:


Alguma diferença sem alterações no projecto em si.
O próximo passo é inserir mais 10 artigos dentro da estratégia anteriormente definida.
Offline

stblink 
Membro
Mensagens 5 Gostos 1
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Seventh year Anniversary Level 4 Linux User Mobile User First Post Level 3 Windows User Combination Level 2 Level 1

Boas,

Conheço o Ubersuggest. Tens o Google Adwords Keyword Planner para teres uma outra perspectiva.
Se pesquisares por Lifestyle por exemplo no Google, no footer tens sugestão de outras palavras-chave:

(Este é apenas um exemplo, porque esta keyword não é muito relevante na minha opinião)

Pesquisas relacionadas com lifestyle
lifestyle sapo
lifestyle observador
lifestyle ao minuto
lifestyle blog
lifestyle tradução
sapo lifestyle receitas
lifestyle century 21
lifestyle meaning

Outra boa maneira de obteres backlinks é através de guesposting, mas não existem muitos blogs de lingua portuguesa abertos a isso.

Não sei quais as tuas habilidades no inglês, mas eu experimentava traduzir os teus artigos para inglês.
Tens o hemingwayapp que te pode ajudar nessa questão. Não tens necessariamente de instalar um plugin de tradução ou colocar no menu, dado que quase 100% do teu tráfego vem do Google.
Desde que tenhas submetido o sitemap no Google Search Console ele deverá indexar todas as páginas, independentemente se estão visiveis no menu do site (ou não).

Boa sorte.