← Negócios Online

Dúvida financeira simples

Lida 4427 vezes

Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Tenho uma dúvida financeira que me parece ser bastante simples, mas não sei a resposta correcta:

Imaginemos que eu era a Apple (:lol:) e que tenho a Appstore, onde recebo X€ por cada app, e desses X pago 70% aos developers e fico com o resto.

Neste sistema, o valor que eu pago às finanças de IVA e impostos do género, é sobre os 30% que retenho, ou sobre os 100% que recebo?

Não sendo um gigante colossal a nível de apps vendidas, 7% (só contando com o desconto do IVA) de apps que se vendem a menos de 1€ não chega para muito.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pagas IVA dos 100% e quando pagares aos developers eles passam-se factura dos 70% que pagaste.
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

MAis um pouco completo.

Pagas o iva dos 100%  depois eles passam a fatura dos 70%  e esse iva que pagas-te dos 70%  vai abater nos 100%.
No final pagas apenas dos 30% ou seja pagas iva do teu lucro.
Se tiveres despesas vais buscar o IVA dessas faturas.
Aproveita mete tudo no nome da firma. Telemovel, jantares, etcc. ;)
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

MAis um pouco completo.

Pagas o iva dos 100%  depois eles passam a fatura dos 70%  e esse iva que pagas-te dos 70%  vai abater nos 100%.
No final pagas apenas dos 30% ou seja pagas iva do teu lucro.
Se tiveres despesas vais buscar o IVA dessas faturas.
Aproveita mete tudo no nome da firma. Telemovel, jantares, etcc. ;)


O problema no meu caso é que os "developers" são de todos os cantos do mundo, e as empresas concorrentes não obrigam a qualquer fatura, etc, pelo que se eu exigir perco muita vantagem competitiva.
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O problema no meu caso é que os "developers" são de todos os cantos do mundo, e as empresas concorrentes não obrigam a qualquer fatura, etc, pelo que se eu exigir perco muita vantagem competitiva.

Julgo, não tenho a certeza, que se não faturares mais de 10.000€ / ano (ou próximo disso) não precisas de pagar iva.
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Julgo, não tenho a certeza, que se não faturares mais de 10.000€ / ano (ou próximo disso) não precisas de pagar iva.

Pelo menos durante o primeiro ano sei que é assim. Agora nos seguintes não sei. Ainda não chegou a minha altura.
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Julgo, não tenho a certeza, que se não faturares mais de 10.000€ / ano (ou próximo disso) não precisas de pagar iva.

Se for os tais 100% fatura bem acima disso, se for só o que retenho, deve andar próximo desse valor, mas lá está, se fosse para ter isto legal ia investir mais no projeto e deixava de ter essa vantagem.
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Tens de saber de onde vêm as compras e as vendas. Em exportações, o que vai acontecer contabilisticamente é a abertura de uma conta do IVA que depois vai ser fechada. As triangulações de IVA são algo confusas e não te esqueças do IRC.
Fala com um excelente contabilista porque já tive a experiência de perguntar isso num balcão das finanças e a senhora teve de chamar o colega, depois o colega chamou o colega e eu fui-me embora a saber o mesmo.
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se for os tais 100% fatura bem acima disso, se for só o que retenho, deve andar próximo desse valor, mas lá está, se fosse para ter isto legal ia investir mais no projeto e deixava de ter essa vantagem.

Então se calhar nesse caso, na minha opinião, o melhor seria mesmo ires presencialmente ter com um contabilista para tirares todas as dúvidas.
A experiência que tenho é como profissional liberal, e não como empresa.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O teu imposto de IVA é basicamente a diferença entre o IVA cobrado aos clientes e o IVA cobrado pelos fornecedores, daí o termo valor acrescentado. Como neste caso os developers são estrangeiros só precisas de saber se estão fora da UE, sendo que nesse caso não precisas de te preocupar com o IVA deles. Nem todos os países têm imposto sobre o valor acrescentado, mas quando existe é local.

Exemplo: http://en.wikipedia.org/wiki/Value_added_tax#With_a_value_added_tax

O meu conselho é gastares algumas horas de volta do CIVA e estar a par dos termos técnicos. Se queres legalizar a operação não esperes que este imposto baixe mas que continue a aumentar nos próximos anos. Estuda outras jurisdições ou países para incorporar.
Offline

Viriatu 
Membro
Mensagens 154 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Estuda outras jurisdições ou países para incorporar.

era isso que eu ia sugerir podes facilmente abrir uma LLC no UK e receber através de uma contabancária lá /paypal/moneybokers depois usas a imaginação e mandas vir o MasterCard do MB e levantas nota em 128 territórios ou coisa que o valha... quando um dia de lá te perguntarem pelo VAT olha... - sóri nou engrish!