← Arquivo

[Sugestão] Google Vs. Bing: Copiar É Mais Fácil

Lida 2942 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Que tal publicar um artigo sobre toda esta polémica recente? hehe
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Pois boa ideia, infelizmente estou com um grande trabalho em mãos neste momento e está complicado gerir tudo :-? Nem tenho acompanhado esse caso de perto.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pois boa ideia, infelizmente estou com um grande trabalho em mãos neste momento e está complicado gerir tudo :-? Nem tenho acompanhado esse caso de perto.

Eu posso pegar nisso e tal, teria é que ser um artigo mais simples para entrar ainda hoje. Depois avisem se não há mais pessoas interessadas.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Começa ai que eu vou completando...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Começa ai que eu vou completando...


Ok, então já coloco daqui a alguns minutos uma coisa rápida e simplificada.
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Excelente nao estou dentro do assunto, senão ate ajudava com a minha quantidade gigante de erros ortográficos :)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nuno olha aí:


O Universo dos motores de busca anda em polvorosa, tudo devido ao artigo publicado ontem pelo Danny Sullivan no qual ele basicamente revela que o pessoal da Bing é adepto do chamado "copianço". Seguiram-se as reacções no Twitter bem como num grande número de blogs e finalmente o frente-a-frente protagonizado por Matt Cutts (Google) e Harry Shum (Bing) no Big Think's Farsight 2011. Apesar de restarem poucas dúvidas de que de facto os "bingueiros" copiaram e não esquecendo que o utilizador comum está-se nas tintas para estas polémicas, continua a pairar no ar uma questão: Será este o melhor caminho a seguir?

A razão pelo qual coloco esta questão é muito simples, ela serve tanto para a Google e para a Microsoft. Vamos começar por falar sobre este caso em particular, o que aconteceu foi simples e começou com uma palavra estranha, "tarsorrhaphy" que é o nome de um procedimento cirúrgico realizado às pálpebras. Ora no Verão do ano passado eles estavam a investigar os resultados de "torsorophy", na altura o Google dava a sugestão correcta de "tarsorrhaphy" e apresentava os resultados correctos para essa pesquisa, enquanto o Bing não apresentava absolutamente nada. Mas passado algum tempo e de forma "mágica", o Bing começou a apresentar o primeiro resultado que o Google apresentava, mas não a correcção. A Google naturalmente questionou-se sobre como eles podiam fazê-lo sem apresentar a tal correcção para a palavra correcta que é "tarsorrhaphy. Como já devem ter percebido eu estou a simplificar isto de forma a que qualquer pessoa consiga perceber o que se passou, aqui ficam as imagens onde se pode perceber melhor:

imagem 1

imagem 2

Imediatamente o pessoal da Google suspeitou de algum tipo de copianço então prosseguiu a criar algumas queries artificiais de forma a conseguirem compreender se de facto estavam a ser copiados ou não. Aqui fica um dos exemplos "hiybbprqag"

imagem 3

imagem 4

Se visitarem o artigo encontram todos os exemplos e parece ser quase demasiado óbvio que de facto existiu uma cópia. O que aconteceu é que os utilizadores do "desgraçado" Internet Explorer enviam informação ao Bing sobre o que estão a fazer no Google e logicamente essa informação foi utilizada para melhorar os resultados de algumas pesquisas. Por sua vez o Harry Shum da Bing respondeu no Blog e no Big Think's Farsight 2011 dizendo que "eles apenas utilizam os dados disponibilizados pelos utilizadores para melhorar o seu algoritmo tal como faz a Google". A resposta foi tudo menos convincente, ficou claro pelos testes da Google que eles copiaram e pior do que isso, seguramente muitos utilizadores do IE (para aí uns 6 hehehe, é triste mas são bem mais) participaram na brincadeira sem sequer terem conhecimento disso. Mas enfim, nada disto é novidade e não vale a pena estar aqui a voltar ao passado para criar mais polémica.

O "copianço" é mais fácil, todos sabemos isso e o pessoal da Bing simplesmente escolheu o caminho mais fácil, agora cada um decide se isso foi uma boa ou má ideia.

No Big Think's Farsight 2011 a discussão foi bastante interessante, mas eu diria que não tão produtiva como se esperava muito por força da tal rivalidade Google Vs. Bing De um lado o Matt Cutts (que diga-se de passagem foi a personificação da calma e portou-se lindamente na representação de um líder de mercado) acusava o Bing de utilizar informação da Google para melhorar os seus resultados de busca, enquanto do outro Shum afirmava que a Google "incentiva spammers" através do seu programa Adsense e fazia milhões com isso. Um género de: "Nós fizemos mal mas vocês fazem pior" numa discussão onde não se chegou propriamente a lado nenhum. À parte de toda a polémica esteve o Rich Skrenta da Blekko, que ouviu com atenção os concorrentes e defendeu que o "factor humano" é tão fundamental nos motores de busca como os algoritmos.

As grandes empresas infelizmente nem sempre jogam limpo e neste caso específico alguém foi apanhado a copiar. Apesar de não se tratar de uma situação grave, pode-se compreender a irritação de alguns funcionários da Google que "dão o litro" todos os dias e não gostam de ver o seu trabalho ser copiado. É inegável que tanto a Google como a Bing têm um enorme trabalho pela frente, para nós webmasters a competição é sempre interessada e até gostaríamos que aparecessem mais players no mercado. Se o "combate" começasse agora eu diria que a Google ganhou o primeiro round, mas como acredito que ainda estamos longe de entrar no "ringue" pode-se dizer que por agora ganhou na troca de palavras e apanhou o seu concorrente a copiar. Resta saber o que vai fazer o Bing a seguir...

Fight!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A imagem principal do artigo se quiseres:



Depois se quiseres especificar alguma coisa podes modificar. Eu tentei simplificar ao máximo o que escrevi.

Outras imagens:

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

ok, vou passar para o blog e rever... Já comunico.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

ok, vou passar para o blog e rever... Já comunico.

Esqueci-me das imagens, são óbvias mas estão ali se precisares mais rápido.

Pois eu nem sequer revi isso, de certeza que deve ter umas falhas. hehe
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não vi falhas, eu provavelmente teria sido mais parcial no relato dos factos, pois acho que o Shum ter dito, que ninguém lê os "tos" dos serviços, referindo-se à utilização que dão das informações que conseguem através da bing bar, foi um verdadeiro tiro no pé... Mas pronto, conseguiste relatar os factos de forma simples, que é o que é preciso.

Vou publicar.
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Esta bacano, e o bing ficou mal visto por "copiar"...

Citar
Apesar de não se tratar de uma situação grave, pode-se compreender a irritação de alguns funcionários da Google que "dão o litro" todos os dias e não gostam de ver o seu trabalho ser copiado.

Nao estou a defender o bing, mas a google tambem ja copiou varias coisas do bing. Pode nao ser resultados de pesquisa, mas o search result das imagens o google copio do bing.

O artigo esta bom, mas esta so a fazer o bing o mau da fita, como se o google nunca copia-se e fosse sempre o bom da fita.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não vi falhas, eu provavelmente teria sido mais parcial no relato dos factos, pois acho que o Shum ter dito, que ninguém lê os "tos" dos serviços, referindo-se à utilização que dão das informações que conseguem através da bing bar, foi um verdadeiro tiro no pé... Mas pronto, conseguiste relatar os factos de forma simples, que é o que é preciso.

Vou publicar.

Hahaha colocaste o "Fight!" eu já encontrei umas falhas, vou ver.

Esta bacano, e o bing ficou mal visto por "copiar"...

Nao estou a defender o bing, mas a google tambem ja copiou varias coisas do bing. Pode nao ser resultados de pesquisa, mas o search result das imagens o google copio do bing.

O artigo esta bom, mas esta so a fazer o bing o mau da fita, como se o google nunca copia-se e fosse sempre o bom da fita.

Nada disso, eu acho que nem sequer fui parcial, até porque nesta situação específica o Bing copiou mesmo.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A questão não tem bem a ver com copiar, mas sim com o usar a informação dos utilizadores de forma que ainda não se sabe se é ilegal ou não... No fundo eles estão a copiar as queries de pesquisa, através da informação que recolhem da barra e do browser...

É um bocado mais grave do que copiar uma técnica de usabilidade... No fundo estão a roubar o trabalho dos engenheiros que desenvolvem o algoritmo da google.