← Domínios

Registo de Marca ou Logótipo?

Lida 11290 vezes

Offline

mIkezit0 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Pessoal,

Pretendo em breve registar a minha marca, no entanto fico indeciso entre 2 opções que visualizo no INPI.

Marca – A marca pode ser constituída por um sinal ou conjunto de sinais suscetíveis de representação gráfica, nomeadamente palavras, incluindo nomes de pessoas, desenhos, letras, números, sons, a forma do produto ou da respetiva embalagem, desde que sejam adequados a distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos de outras empresas
Logótipo – O logótipo é o sinal adequado a identificar uma entidade que preste serviços ou comercialize produtos, distinguindo-a das demais, podendo ser utilizado, nomeadamente, em estabelecimentos, anúncios, impressos ou correspondência. É o modo pelo qual determinada entidade pretende ser conhecida junto do público. O logótipo pode ser constituído por um sinal ou conjunto de sinais suscetíveis de representação gráfica, nomeadamente por elementos nominativos, figurativos ou por uma combinação de ambos.

A minha marca é constituída por letras e desenho, neste caso Logótipo, qual destas opções será a mais indicada?

Será para utilizar na nossa loja online, assim como loja física, publicidade e afins. Iremos comercializar produtos de fornecedores e não ter a nossa linha própria.

Cumprimentos,
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Regista uma marca mista que é composta como indicaste por sinal verbal + gráfico.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Regista uma marca mista que é composta como indicaste por sinal verbal + gráfico.

Qual o preço de uma marca mista já agora?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Offline

mIkezit0 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Regista uma marca mista que é composta como indicaste por sinal verbal + gráfico.

Então e basicamente isso abrange a utilização do logotipo no estabelecimento, publicidade,etc?
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não é nada caro... Só uma questão, a marca só fica registada em Portugal? Se alguém a quiser registar noutro pais dá? Se assim for, dá para registar marca global?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Então e basicamente isso abrange a utilização do logotipo no estabelecimento, publicidade,etc?
A marca da-te totais poderes sobre o logótipo pelo que sim.
Não tenho experiência mas da-me a entender que o registo de logótipo é mais para os casos em que uma empresa (ex XPTO Lda) quer registar o logótipo da empresa que penso não ser o teu caso.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não é nada caro... Só uma questão, a marca só fica registada em Portugal? Se alguém a quiser registar noutro pais dá? Se assim for, dá para registar marca global?
Sim é só em Portugal.
Depois ter as marcas comunitárias e internacionais (Europa e mundo) mas são bem mais caras apesar de não saber o processo em concreto.

No entanto se pesquisares no INPI ele devolve-te igualmente marcas comunitárias e internacionais se aplicáveis a Portugal.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Obrigado! :)
Offline

mIkezit0 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

A marca da-te totais poderes sobre o logótipo pelo que sim.
Não tenho experiência mas da-me a entender que o registo de logótipo é mais para os casos em que uma empresa (ex XPTO Lda) quer registar o logótipo da empresa que penso não ser o teu caso.

Ora nem mais. Tenho é a situação de o logótipo conter um nome de uma localização geográfica, no entanto não é para induzir em erro, será comercialização apenas dos produtos daquela região.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Considerando o nome que é :) (e que é marca mista) não deves ter qualquer problema.
Em marca verbal é que era recusado pela certa.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu prefiro a marca mista, certa forma a INPI aceita com maiores probabilidades essa marca...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu prefiro a marca mista, certa forma a INPI aceita com maiores probabilidades essa marca...
Claro, pois eles ao que me parece apenas se baseiam no logotipo ser algo unico e não o nome... Porque sim, existem ai barbaridades registadas a uns anos que foram usadas para caçar .PTs.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Claro, pois eles ao que me parece apenas se baseiam no logotipo ser algo unico e não o nome... Porque sim, existem ai barbaridades registadas a uns anos que foram usadas para caçar .PTs.
E também não deve haver problemas se mudar posteriormente o logótipo da marca. :)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

E também não deve haver problemas se mudar posteriormente o logótipo da marca. :)
Não sei como isso se processa mas é pago certamente... Mudar o titular duma marca custa o mesmo que registar uma nova.