← UI & UX Design

Curso profissional ou licenciatura

Lida 11089 vezes

Offline

pedrovsky 
Membro
Mensagens 412 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boa noite, então é o seguinte para o próximo ano lectivo deverei ir para o 10º ( :lol:) e estou indeciso entre ir para curso profissional de design gráfico ou seguir para licenciatura de design e multimédia. Em escolas profissionais já estive a ver a Etic. Alguém tem feedback do curso profissional ou da licenciatura? Que acham?

Cumprimentos  :cool:
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pedrovski, eu que ando numa escola profissional..a tirar curso de Marketing digo-te..depende!

Se fores aquele rapazinho de boas notas, que sabes o que quer etc etc aconselho-te a tirar licenciatura...mas também só te vale de alguma coisa se acabares com uma boa média de curso..porque para acabares com 11..12..quase não vales ter o curso..porque não és assim tão bom para teres logo emprego..e as empresas vão obviamente buscar os com notas mais altas.
Podes também optar por ir para um curso profissional e depois seguir para a licenciatura no mesmo ramo..ai também te aconselho...e dou-te o meu exemplo...tenho amigos na lusofona a tirar marketing e noto que há muita coisa que eles lá dão que é basica pra mim que levo com aquilo todos os dias..no entanto nas matemáticas quem vem do ensino regular tem muito mais preparação.

Outra coisa, antes quem estava num curso profissional, quando acabasse tinha equivalência ao 12º ano. Hoje os cursos profissionais são o 12º ano, na minha opinião é injusto para quem anda no ensino regular, mas é so uma opinião.
Offline

ricardor 
Membro
Mensagens 224 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Licenciatura é sempre licenciatura.. não podes comparar curso profissional com uma licenciatura, nem vale apena enumerar as razões...

A ETIC é das melhores escolas nesses cursos.. prepara-te para desembolsar uns bons €€, os cursos lá são caros.
Offline

pedrovsky 
Membro
Mensagens 412 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Pedrovski, eu que ando numa escola profissional..a tirar curso de Marketing digo-te..depende!

Se fores aquele rapazinho de boas notas, que sabes o que quer etc etc aconselho-te a tirar licenciatura...mas também só te vale de alguma coisa se acabares com uma boa média de curso..porque para acabares com 11..12..quase não vales ter o curso..porque não és assim tão bom para teres logo emprego..e as empresas vão obviamente buscar os com notas mais altas.
Podes também optar por ir para um curso profissional e depois seguir para a licenciatura no mesmo ramo..ai também te aconselho...e dou-te o meu exemplo...tenho amigos na lusofona a tirar marketing e noto que há muita coisa que eles lá dão que é basica pra mim que levo com aquilo todos os dias..no entanto nas matemáticas quem vem do ensino regular tem muito mais preparação.

Outra coisa, antes quem estava num curso profissional, quando acabasse tinha equivalência ao 12º ano. Hoje os cursos profissionais são o 12º ano, na minha opinião é injusto para quem anda no ensino regular, mas é so uma opinião.
Por acaso já me tinham dito isto, que podia fazer e que o pior depois era a matemática.Obrigado pelo comentário.

Licenciatura é sempre licenciatura.. não podes comparar curso profissional com uma licenciatura, nem vale apena enumerar as razões...

A ETIC é das melhores escolas nesses cursos.. prepara-te para desembolsar uns bons €€, os cursos lá são caros.

 
Sim ser licenciado é outra coisa  :superlol:, os cursos já vi +/- os preços.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

ricardor, de certa forma não quis comparar..referia-me a uma realidade que há hoje em dia...e não é por acaso que há cada vez mais licenciados desempregados..por duas razões..ou porque tiram cursos onde não há emprego..ou porque têm médias baixas... conheco casos na minha familia que acabaram o seu curso com médias razoaveis (15..16) e antes de apresentar a tese de mestrado já estavam empregados em grandes empresas nacionais..tipo Galp energia etc etc..por isso a minha comparação em cima foi..hoje em dia tirar licenciatura para acabar com 10..11 não faz sentido...mas é uma opinião.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

A média é importante, mas não é mt importante.. mais importante e saberes fazer as coisas e acima de td teres conhecimentos.
Conheço pessoas com media de 10 ou 11 que são directoras de empresas multinacionais.. e outras com media de 16 que para cargos identicos e após periodo experimental pensavam que ja estava no papo, e hoje são empregadas de escritório.
Hoje em dias as coisas são diferentes.. a licenciatura não serve de nada a não ser para medicina e engenharias..
Se fosse eu tirava o curso profisssional, ganhava 2/3 anos experiencia e depois ia estudar a noite..
Offline

ricardor 
Membro
Mensagens 224 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pedrovski engenharias não te agradam ?

Engenharias = Emprego :)
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Engenharias = Dor de cabeça (mas especialmente gratificante), depende do curso e faculdade .. as mais difíceis : informática, electrónica e mecânica.

Um conselho também muito bom que te dou é aprender finança pessoal, vai-te servir mais que qlq emprego bem pago acredita.. income não está relacionado com o montante que tens na tua banca. ie : o pessoal estoira tudo :D

good luck
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pedrovski engenharias não te agradam ?

Engenharias = Emprego :)

Não eh bem assim, vai lá po ISEL tirar uma engenharia e sai de lá com más notas..não vais ter emprego mesmo que sejas muito bom! Porque não te vão dar oportunidade de mostrares isso.
Num curso profissional, e falo do meu caso tenho estagio todos os anos...em empresas a minha ecolha, onde posso mostrar o que realmente valho...e eh ai onde surgem boas oportunidades de emprego.
Offline

marconi 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Acho a tua escolha muito adequada pois, sendo economista (apaixonado), posso-te dizer que entras para uma área cheia de potencial.

Refiro isso pois tenho um amigo que frequenta a ESAD (Matosinhos/ Porto) e, sem conhecer outras escolas, tenho conhecimento do seu grande sucesso.

Se bem que tal também se deve a ele próprio (é um grande programador FLASH, tendo feito, entre outros a nível internacional, o jogo da trina.pt) e... ainda está no 3º ano.

Boa escolha!  :ideia:
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O swing tem toda a razão, a cada dia que passa a licenciatura vale menos porque há muito mais pessoal licenciado, devido ao boom das privadas. A maior parte dos pais lá gosta de ver os filhotes com canudo e toca a estoirar dinheiro (ver ponto anterior sobre finança pessoal). Acho que algumas privadas é mesmo um roubo e mandar os filhos para outra zona de pt deve custar os olhos da cara por isso aconselho-te a tirar um curso numa pública e perto de casa.. (foi o que fiz) nada de grandes aventuras, foca-te em ser livre de endividamento e de grandes gastos.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Engenharia != Emprego
Depende de onde for tirado, da média, do curso que for, dos conhecimentos próprios e até das pessoas que se conhece (o mais importante até).
Sempre houve cunhas e sempre vai haver, se forem influentes, não precisam de media superior a 15, é garantido.
Numa engenharia pensa-se mais abstracto, mas para quem não tem experiência, que interessa? Ganhar experiência por fora pode ser um trunfo, além de que um Engenheiro, mesmo para o empregador, terá uma maior remuneração do que um técnico... Logo, se for para fazer o mesmo, é preferível ir ao técnico, se for a pensar na evolução, um engenheiro está mais preparado.
Há mercados que tem falta de gente, mas será que daqui a 6/7 anos (media para acabar um curso em muitas universidades, se vais para uma fácil é te mais dificil arranjares emprego) vai continuar a haver falta de gente nesse mercado?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não eh bem assim, vai lá po ISEL tirar uma engenharia e sai de lá com más notas..não vais ter emprego mesmo que sejas muito bom! Porque não te vão dar oportunidade de mostrares isso.
Num curso profissional, e falo do meu caso tenho estagio todos os anos...em empresas a minha ecolha, onde posso mostrar o que realmente valho...e eh ai onde surgem boas oportunidades de emprego.
Concordo. Mas sim.. depois de um curso profissional é dificil ir para engenharias por causa da matematica.. muito dificil..
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Cada caso é um caso e deve ser averiguado com muita atenção. Em relação aos estágios só tenho a dizer isto : é para aquecer as costas aos patrões.

Anyways, mundo corporativo sucks
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Tom strong, o estágios também cada caso é um caso. Há sitios em que és explorado á força toda, e há outros em que fazes um excelente trabalho e no final es convidado a trabalhar..