← Conversa Geral

(MM) Licenciatura em Multimédia

Lida 8674 vezes

Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não te metas em multimédia na ESAD.. é péssimo!! Tem muito mais componente design, não aprendes nada de mais. Conheço várias pessoas de lá, inclusivé a minha irmã acabou esse curso e sabem um "cheirinho" de tudo, mas não sabem nada basicamente. Para além de ser um curso fácil. Vejo o que ela e outros do mesmo curso me perguntam e até fico parvo. É mesmo caso para perguntar: o que andaram lá a fazer este tempo todo. Acabam as aulas no inicio de junho e nem sequer há exames, parece que estão no secundário. Fazem aquilo tudo seguido, mas não sabem nada.

Não sabem nada porque não se esforçam... Não metas todos no mesmo sako que eu conheço pessoal da ESAD até porque é para lá que pretendo ir e à quem saiba um "cheirinho" de tudo como tu próprio dizes e passa à rasca e à quem saiba mesmo e se interesse para saber mais.

A universidade ensina muita coisa, e na área da multimédia à muita coisa a ensinar, logo não se podem aprofundar as coisas como era de desejar, mas quando a área é multimédia ou design gráfico ou algo assim é preciso trabalhar, experimentar sozinho para se aprender também...

Quem tira multimédia ou design gráfico, e procura emprego depois, o currículo nas empresas (eu conheço varias) é passado a alto e passam logo para a visualização de um portefólio, pode-se andar na universidade e ter-se alte currículo mas existe alunos que frequentam exactamente o mesmo curso e têm trabalhos geniais e outros trabalhos básicos, é como tudo...
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Claro!!

Mas acredita que na ESAD, os trabalhos tem outra qualidade.. pelo menos nesta área.
Numa cadeira semestral dão 3 ou 4 programas de rajada, ao contrário de outras que ficam 6 meses a trabalhar apenas num.. claro que o produto depois é outro.
Ao fim ao cabo tem 1 mes e pouco em cada e não se aprofunda nada senão o básico.
Querem ensinar tudo em 3 anos.. e isso não é possível!!
O ideal é a especializarem-se em algo.. e não dar TUDO e mais alguma coisa.

A frase que mais se adapta a esta situação é: "become an expert, not a generalist!"
É o mesmo que um jogador de futebol que joga em todas as posições.. é o primeiro a sentar no banco porque depois tapa os buracos. A ideia é seres especializado em algo.. e nesse curso sabes um cheirinho de tudo e não sabes nada. Falo do de artes digitais e multimédia.
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Claro!!

Mas acredita que na ESAD, os trabalhos tem outra qualidade.. pelo menos nesta área.
Numa cadeira semestral dão 3 ou 4 programas de rajada, ao contrário de outras que ficam 6 meses a trabalhar apenas num.. claro que o produto depois é outro.
Ao fim ao cabo tem 1 mes e pouco em cada e não se aprofunda nada senão o básico.
Querem ensinar tudo em 3 anos.. e isso não é possível!!
O ideal é a especializarem-se em algo.. e não dar TUDO e mais alguma coisa.

A frase que mais se adapta a esta situação é: "become an expert, not a generalist!"
É o mesmo que um jogador de futebol que joga em todas as posições.. é o primeiro a sentar no banco porque depois tapa os buracos. A ideia é seres especializado em algo.. e nesse curso sabes um cheirinho de tudo e não sabes nada. Falo do de artes digitais e multimédia.


Por um lado tens razão... A componente desse curso é dar uma base a tudo e não uma especialização em algo, agora à vantagens e desvantagens nisso...
Offline

imanu 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Eu tou acabar agora este:

ISMAI - Tecnologias de Comunicação Multimédia - Computação Gráfica 3D

Olha mais para as disciplinas do que para as saidas profissionais que basicamente são uma tanga e muito gerais.
O que te posso dizer do meu curso é que não é um curso fácil. Tem componente prática mas também muita teórica.
Depende também da área que depois segues. Eu segui Computação Gráfica que todos os anos tem tipo 5 alunos, ao contrário das áreas de audiovisual e marketing que estão ao barrote, por assim dizer e são mais acessíveis. São mais práticas, enquanto que em computação, levas com muita programação, realidade virtual, animação 3D, computação gráfica 2D e 3D, etc .
Vais ter Video Digital, Sistemas de Audio, Modelação 3D, Tecnologias Multimédia 3 semestres (Flash + AS3.0), Sistemas de Informação e base de dados, e Tecnologias Multimédia Distribuidas que basicamente é CSS e um pouquinho de nada de php, mas mt básico. Além destas e esqueci-me de certeza de algumas, tens várias teóricas, sendo que algumas das cadeiras que referi acima tem teóricas e não são nada fáceis.
Se chumbares a uma teórica e fizeres a prática, ou passas em exame final, ou para o ano repetes novamente as duas.
Ah! E decora esta cadeira, uma das mais dificeis do curso e que leva a maior taxa de desistência: Semiótica. lol
As semióticas não são pêra doce, sendo que há lá gajos à 7 anos a tentar fazer a cadeira.
Posso-te dizer que também só consegui a 2ª e já houve exames em que em 200 alunos, passam 19.
A taxa de reprovação é bastante grande. Sendo que no ISMAI, o curso esteve + de 6 anos sem um aluno ir ao quadro de honra e receber bolsa por ter média superior a 15 valores, quando vês outros cursos como psicologia e educação fisica, etc com alunos a toda a hora no quadro de honra com médias 19.

Não te metas em multimédia na ESAD.. é péssimo!! Tem muito mais componente design, não aprendes nada de mais. Conheço várias pessoas de lá, inclusivé a minha irmã acabou esse curso e sabem um "cheirinho" de tudo, mas não sabem nada basicamente. Para além de ser um curso fácil. Vejo o que ela e outros do mesmo curso me perguntam e até fico parvo. É mesmo caso para perguntar: o que andaram lá a fazer este tempo todo. Acabam as aulas no inicio de junho e nem sequer há exames, parece que estão no secundário. Fazem aquilo tudo seguido, mas não sabem nada.

Qualquer coisa, não hesites em perguntar.

Peço desculpa, mas escrevi tudo seguido que tava com pressa lol

boas!
este ano estou a pensar ir para o ismai, para esse curso, TCM.
estou á procura de um curso na área de multimedia, design... é um bom curso este? e saidas? se for pra este tb penso em seguir o ramo computaçao grafica...

bem ja reparei que varias pessoas dizem que é um curso puxado.. entao gostaria de saber de que se tratam essas semioticas... lol

cumps
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Boas imanu!!

É um curso fixe, não tens grandes noções de design mas trabalhas mt na área da multimédia.
Na minha opinião falta fazer uma reformulação ao curso. Foi feita uma à pouco tempo com Bolonha, mas acho que há certas cadeiras que deveriam leccionar outras matérias.
No entanto, é um curso puxado. Não é um curso para se fazer a brincar como há alguns que se fazem sem muito esforço, parecendo uma continuação do 12º.

No ramo da computação podes seguir a gráfica ou internet e computação móvel.
Eu segui a gráfica, mas por um lado hj em dia se calhar arrependo-me mas tambem sei que não perdi muito. Achei que fossem leccionados outros conteúdos que me interessariam mais.

Quanto às semióticas, a semiótica é uma ciência que estuda os signos em sociedade.
Basicamente, são significados ou representações mentais. Estudas cores, disposição de elementos, fotografia, essas cenas todas. O porquê de ser preto e não branco.. o porquê de ser um rectângulo e não um quadrado ou um circulo. Qualquer elemento numa foto, num poster, etc etc tem significado e representa algo. Basicamente dás a composição toda, mas torna-se confuso por vezes tanta informação. Com estudo, vais lá na boa. Mas quando digo estudo, não é no dia anterior. É matéria que tem obrigatóriamente de ser assimilada com tempo. Estudar no fim de semana anterior e colar com cuspe não dá lol
É visto como um terror no curso, mas é depois de estudares e perceberes a matéria, até curtes e é uma área bastante interessante. Começas a perceber que tudo o que te rodeia tem um significado e o porquê de ser assim.

Se precisares de saber mais, comunica!
Offline

imanu 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Desde ja obrigado pela resposta.

Isso assim descrito faz-me lembrar filosofia, mas aplicado á imagem, etc xD mas sim, parece interessante, mas imagino que deva ser msm confuso..lol

E quanto á disciplina Estruturas Narrativas? é tipo que? como portugues?
E só mais uma lol.. Língua Estrangeira (Inglês), o ingles é mt avançado ? xD
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Sim.. faz lembrar filosofia, mas aplicado à imagem e fotografia. É muito interessante depois de dominares os conceitos todos. Há pessoas que conseguem mais facilmente assimilar a matéria toda.. outras que não percebem nada e decoram. O problema é que não se pode decorar já que as perguntas feitas nos exames, não é para chapar lá o que se decorou, são todas feitas com cabeça, tronco e membros, ou seja precisas de dominar todas as matérias para tirar as devidas conclusões. É melhor não explicar mais senão torna-se complexo, mas vais curtir se não fores um gajo baldas. lol

Quanto a Narrativas, é uma daqueles disciplinas de encher chouriços. Toda a gente passa nisso, não te preocupes.
É uma espécie de português. Já não me lembro bem.. mas ajuda-te a fazer relatórios, escrever coisas mais formais, formas e técnicas de escrever prai.. não me lembro :p
Quanto ao inglês.. é acessível!! Se tiveres tipo 13/14 no secundário também fazes este na boa.
É do género uma continuação, mas um Inglês Técnico e abordas matérias que dás noutras cadeiras mas em inglês. Claro que a um nível mais acessível. Mas também é uma cadeira que 90% passam. Mas ainda há quem chumbe lol

Modelação 3D, Semióticas, Programação I e II, Tecnologias Multimédia 2 e 3, Sistemas de Áudio, ainda são das cadeiras com maior taxa de reprovação.

De realçar que antes da reforma (que foi pouca) de bolonha, este curso estava no TOP 10 dos cursos com maior taxa de reprovação/desistência do País. lol
O problema é que estava e ainda está, de certo modo, em algumas cadeiras mal estruturado. Pelo que nos meses de maior trabalho, Janeiro e Junho/Julho torna-se quase impossível fazer as cadeiras todas.
É quase impossível fazeres as cadeiras todas por contínua. Durante o curso todo vi apenas 2 pessoas a fazê-lo e "dormiam" na faculdade. Tens obrigatoriamente de ir a exame pelo menos a uma cadeira.
O problema está no facto de o mês de Janeiro ser o mês de todas as entregas finais das cadeiras, quando ao mesmo tempo, tens aulas normais, ainda tens os segundos testes das cadeiras (alguns é o 1º e único), e já tens os exames todos à porta. Por vezes já entraste nos exames e ainda tás a entregar trabalhos porque os prazos foram curtos. Isto tudo acaba por ser uma grande confusão e nem sabes para que lado te vais virar.
Tens de ser muito metódico e organizar muito bem tudo, horas de trabalho, etc
Férias de Natal, esquece....... trabalho sempre! Passagem de ano há quem tenha, mas depois, pode ser por 1 ou 2 dias de ressaca que perdes uma cadeira.
O 1º ano é acessível, o 2º na opinião de toda a gente é o pior ano, cadeiras dificeis e as mais trabalhosas, sendo o 3º uma continuação do 2º ano, mas talvez mais acessível.
Se tivesse que dar percentagens ao grau de dificuldade dava:
1 ano - 20%
2 ano - 50%
3 ano - 30%

O segredo é limpares as cadeiras todas no primeiro ano, nem podes vacilar. Porque ires para o 2º ano com 1 cadeira em atraso já estragas o esquema todo. Ficas com 7 cadeiras em cada semestre e acredita que o tempo de 1 cadeira em atraso (que costumam ser das que dá trabalho) é muito importante para concluir as outras.
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

eu vou demorar 5 anos para fazer inglês, não tive essa disciplina no secundário, mas se semiótica é tipo filosofia, passo na boa :D a ver vamos
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

nao é tipo filosofia.. mas pode fazer lembrar!! lol
O inglês é o inglês base.. nao te vão ensinar o ABC. mas é uma continuação do 12º.
Offline

imanu 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Estou a ver que é mesmo puxadito o curso do ismai TCM  xD
Mas ainda estou a pensar, apesar de n ter muito tempo para decidir...
Apesar de no curso do ismai se trabalhar muito com multimedia, n sei se será bem isso que eu quero...
Eu queria uma coisa que fosse eu a criar, n sei s me fasso entender lol

Acho que o que qeria msm era tipo design multimedia..
Mas como nao tive geometria descritiva, nao tenho essa como prova de ingresso e fica complicado lol.
Reparei no curso da ESAP, Design e Cominicação Multimedia.
Alguem sabe alguma coisa sobre este curso ?

E ja agora entre o curso de TCM, e Design Multimedia, sabem-me dizer assim por alto as diferenças, em termos de com que se trabalha, de saidas profissionais, etc...