← Social Media

Ajuda a tentar entender as variações do alcance do facebook

Lida 8154 vezes

Offline

NatureV 
Membro
Mensagens 25 Gostos 1
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fourth year Anniversary

Boas.

Que o Facebook anda a cortar alcances, já todos sabemos. Mas não é propriamente isso que eu venho aqui discutir.

O que se passa é que eu gostava de entender as variações no alcance. Porque pelo que tenho visto, ora eles baixam o alcance, ora eles aumentam.

Por exemplo, nos últimos dias (talvez até 2 semanas) tive um alcance bastante superior ao normal. Por outro lado, notei que a página Tá Bonito teve um alcance muito inferior ao normal durante o mesmo período. A partir de ontem notei uma quebra enorme no alcance da minha página, mas para meu espanto houve pelo menos uma página onde aconteceu exactamente o contrário, foi o Tá Bonito. Podem ir lá ver, nas últimas semanas as publicações deles tinham muito pouca interacção e a partir de ontem/hoje a interacção explodiu, está muito superior.

Ou seja, durante o tempo em que a minha página teve um alcance superior ao normal o Tá Bonito teve um alcance inferior ao normal, e agora os papéis inverteram-se.

Alguém me sabe explicar? Gostava de entender os motivos que levam o Facebook a aumentar a interacção em algumas páginas e diminuir noutras no mesmo dia.

E vocês, notaram aumento ou diminuição da interacção?
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Pode ter a ver com as alterações no feed de noticias  e com as novas opções de navegação, com mais destaque para as imagens e menos para os posts de artigos.
Offline

NatureV 
Membro
Mensagens 25 Gostos 1
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fourth year Anniversary

Se fosse isso, acho que todos as páginas seriam afectadas da mesma forma.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Nem todos são fãs das mesmas páginas, e nem todos tem o novo feed.. não é possível analisar estatísticas de páginas diferentes quando os fãs não são os mesmos... mas a nova organização pode influenciar.
Offline

NatureV 
Membro
Mensagens 25 Gostos 1
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fourth year Anniversary

Nem todos são fãs das mesmas páginas, e nem todos tem o novo feed.. não é possível analisar estatísticas de páginas diferentes quando os fãs não são os mesmos... mas a nova organização pode influenciar.

Até pode ser isso, mas não acredito que seja. Existem muitas alterações nos alcances, e demasiado frequentes, para que possa ser devido às mudanças de layout.
Offline

whatsupp 
Membro
Mensagens 137 Gostos 7
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Eu andei a semana passada com alcances de 3-4 % hoje andaram à volta de 20%
Offline

Jokerzinho 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 8
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 First Post Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

O facebook cortou os alcances a todas as paginas, mas nas imagens nao cortou assim tanto como tenho reparado
Offline

karrico 
Membro
Mensagens 2962 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 2500 Posts

Alguém teve uma quebra grande no alcance durante esta semana?
Offline

elmascaradopt 
Membro
Mensagens 13 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 4 Level 3 Fifth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2

eu tive uma quebra enorme, posso dizer que patrocinei no inicio do mes passado com 20 euros a qual me deu um alcance tremendo e a 4 dias atras o mesmo album noutra pagina com 20 euros nem a metade do alcance chegou ...
Offline

GCarts 
Membro
Mensagens 8 Gostos 1
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma

É mt dificil perceber o edgerank do Facebook, ou ate impossivel. Num dia temos super alcance, no outro mais valia ir pro cafe.
Uma coisa é certa. Há sites mais beneficiados que outros. Não faço ideia no que é que o FB se baseia....
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

É mt dificil perceber o edgerank do Facebook, ou ate impossivel. Num dia temos super alcance, no outro mais valia ir pro cafe.
Uma coisa é certa. Há sites mais beneficiados que outros. Não faço ideia no que é que o FB se baseia....
Dinheiro meu amigo, baseia-se no dinheiro... Se tiver anunciantes a pagar mais deixa para trás os que paga menos. Se tiver anunciantes a pagar, o alcance orgânico é limitado porque tem que deixar espaço no feed para as publicações impulsionadas. O alcance das campanhas depende da concorrência que exista nesse momento, mas isso acontece também com plataformas como a adwords.
O facebook é um negócio (um GRANDEEE negócio) e temos que olhar para ele como isso mesmo, o resto é conhecido por todos que há tendencia para terem mais alcance as páginas verificadas, as páginas com likes frescos, as páginas com mais interacção, etc.
Mas sobretudo o que realmente manda é o dinheiro das fb ads e isso eu compreendo porque no lugar deles eu fazia o mesmo.
Offline

SeoPortugal 
Membro
Mensagens 18 Gostos 5
Troféus totais: 8
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 10 Posts First Post Avatar Second year Anniversary One year Anniversary

Evita usar links externos...em x de spamares a tua página com caca irrelevante aos olhos do Crapbook, utiliza videos e imagems inseridas via upload diretamento para o crapbook. Aposta numa campanha onde promovas um video e vais ver o edgerank a bater-te palmas tal e qual o Joker do Batman.

Caso queiras continuar a remar contra a maré ao espetares links externos...aqui fica a dica do dia : Quando crias o post ,apagas e modificas a estrutura do link para algo como isto: http:// sapo.pt OU....n postas o link externo no post MAS comentas de seguida no post criado com o link direto.

Dessa forma evitas levar chapadas do crapbook , pois ele detesta tudo o que são links externos.
PS: Promoção de Videos usando o crapbook é o futuro e tendo este segmento como verdinho...aproveitem para cortar ums bifinhos sem vender a vaca por inteiro