O site da RTP é o primeiro, e único português, a ser objecto de um estudo por parte do Google no âmbito da adesão da página web da TV pública ao Adsense – serviço de publicidade on-line.
Francisco Teotónio Pereira, responsável pelo Gabinete de Multimedia da RTP, em declarações ao CM, confessa que “foi uma agradável surpresa”, mas desconhece os critérios que presidiram à escolha. Sabe, isso sim, que o site “foi identificado pelo Google devido à performance e à sua óptima utilização do serviço, através de uma análise regular que o motor de busca tem”, refere Teotónio Pereira.
O Google Adsense permite obter receitas com anúncios direccionados de maneira precisa para páginas de pesquisa e conteúdo da web, fornecendo assim links para produtos e serviços associados ao que o utilizador está a pesquisar. Sendo um serviço de carácter comercial, o Google “remunera os sites que utilizam o serviço e oferece conteúdos afins às pesquisas que o público fez”, diz Teotónio Pereira. Por outras palavras: sempre que alguém procura uma determinada informação num site que utiliza o serviço, pode-se entrar nos links do Google que exibem informação e publicidade. A partir daí a empresa utilizadora do Adsense é remunerada.
O serviço da RTP iniciou-se, recorde-se, em meados de 2006.
in CM