← Negócios Online

Clientes não pagadores e a brincar com o trabalho dos outros.

Lida 9061 vezes

Offline

Pereira 
Membro
Mensagens 71 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Ora pesquisei um pouco por informações antes e não encontrei nada semelhante pelo que venho pedir-vos ajuda e opiniões sobre como resolver este problema pois já vi que não há forma de o resolver a bem.


Em Julho do ano passado realizei um contrato de prestação de serviços com uma empresa do sul onde me comprometia a realizar um determinado trabalho para a mesma e onde mensalmente essa mesma empresa se comprometia ao pagamento de um valor pelos serviços prestados.

O contrato tem 1 ano de validade e é renovável por igual período se qualquer uma das partes não denunciar o mesmo.

O contrato poderá ser rescindido a qualquer altura, com um aviso mínimo de 120dias ou então caso a empresa deixa-se de me pagar por 2 meses consecutivos dando direito a uma indemnização nunca inferior ao valor total de mensalidades até ao final de contrato em curso.
Outra das clausulas do contrato é que o pagamento do valor deveria de ser efectuado até ao 8 dia de cada mês.

Apesar de nunca respeitarem os prazos de pagamento e por vezes pagarem ao dia 20/25 ou quase até juntarem dois pagamentos nada corria mal, com as ferramentas que tinha defacto não era possível fazer melhor e a própria empresa dizia-se contente com o serviço prestado.
Por forma a evoluir melhor solicitei várias vezes conteúdos os quais não podia inventar, no entanto nunca me foram enviados.

Em Novembro passado, contactaram com a desculpa que a empresa ultrapassava dificuldades devido a clientes que não pagavam, pelo que tiveram a necessidade de contratar uma pessoa para ajudar na recuperação desses valores em falta e que me solicitavam a suspensão dos serviços até final de Janeiro.

Numa tentativa de ajudar aceitei a suspensão dos serviços (não houve qualquer aditamento ao contrato a solicitar a suspensão) até ao final do prazo por eles indicado (podem chamar-me burro).

Apesar de não estar a ser pago por isso e por consideração a empresa e a quem mos tinha referido, e também porque ao parar iria perder muito do trabalho já antes realizado, optei por continuar com os serviços (burro ao quadrado).

Fiquei então a aguardar por um contacto da empresa no final de janeiro, algo que não aconteceu.
A meio de fevereiro comecei a tentar contactar a empresa, algo que me foi impossível pois nunca obtinha qualquer resposta.

A 28 de Março lá se dignaram a responder-me dizendo que não me tinham dito nada porque ainda não tinham updates para re-iniciar os pagamentos...ao qual respondi que não estavam a cumprir com o acordado e afins...e responderam a 4 de Abril a dizer que estavam fora do país e que não me conseguiam dar qualquer resposta...

Já este mês, comecei a achar que estavam mesmo a gozar com a minha cara, o qual voltei a contactar a empresa mais uma vez referindo que não estavam a cumprir com o acordado nem com o que tinha sido estipulado no contrato e passei a ter a certeza que estavam a brincar comigo.

Num email onde enviam o mesmo em cópia para um alegado advogado dizem que não pretendiam continuar com os serviços pois o retorno que estavam a espera pelos mesmos não era o que esperavam, ou seja, posso concluir que o pedido de suspensão e a treta de clientes que não pagavam não passaram de uma tentativa dissimulada de por fim ao contrato sem cumprirem com o mesmo....

Neste momento, e devido a revolta não irei ser flexível e irei exigir o pagamento de todos os valores em causa desde a "suspensão" do contrato até ao final do mesmo invocando para isso a clausula de rescisão pela minha parte por falta de pagamento.

Ou seja, o valor que eles terão de pagar será pouco mais de  2000€...isto se não me lembrar de lhes pedir juros de mora e não lhes meter um processo por abuso de confiança.

Alguém que já tenha passado por algum processo similar e me possa dar umas dicas para me ajudar a agilizar o processo contra este pessoal que gosta de brincar com o trabalho dos outros?
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Isso resolves facilmente.
Tens advogado? Ele trata, aliás com uma carta dele deve ser suficiente, se forem parvos avanças para tribunal simples.
Offline

Pereira 
Membro
Mensagens 71 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Obrigado pela resposta...

Não tenho advogado, mas não creio que seja difícil de arranjar um lol

Sinceramente não percebo o que vai na cabeça desta gente, bastava chegar ao pé de mim e dizer "Epah o serviço prestado não está a ter o retorno esperado e pretendia-mos rescindir ao contrato...ás tantas até nem lhes exigia os 120dias, mas pronto...

Dizes então para contactar um advogado e expor-lhe o caso, já agora sabes quanto me poderão cobrar por isso em média?

Offline

Spacecowboy 
Membro
Mensagens 761 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Obrigado pela resposta...

Não tenho advogado, mas não creio que seja difícil de arranjar um lol

Sinceramente não percebo o que vai na cabeça desta gente, bastava chegar ao pé de mim e dizer "Epah o serviço prestado não está a ter o retorno esperado e pretendia-mos rescindir ao contrato...ás tantas até nem lhes exigia os 120dias, mas pronto...

Dizes então para contactar um advogado e expor-lhe o caso, já agora sabes quanto me poderão cobrar por isso em média?



O essencial é teres a cópia do contrato assinada por ambas as partes com cada clausula que referes.

Se precisares de advogado posso arranjar-te um, o custo depende do que seja preciso fazer.

 Os advogados não cobram só os seus serviços, cobram também os custos que eventualmente possam ser necessários fazer.

Se os teus rendimentos não forem suficientemente compatíveis com a aquisição de um...acho que podes pedir apoio jurídico à segurança social.

cumprimentos

Offline

tugaspeed 
Membro
Mensagens 103 Gostos 4
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Obrigado pela resposta...

Não tenho advogado, mas não creio que seja difícil de arranjar um lol

Sinceramente não percebo o que vai na cabeça desta gente, bastava chegar ao pé de mim e dizer "Epah o serviço prestado não está a ter o retorno esperado e pretendia-mos rescindir ao contrato...ás tantas até nem lhes exigia os 120dias, mas pronto...

Dizes então para contactar um advogado e expor-lhe o caso, já agora sabes quanto me poderão cobrar por isso em média?



Possivelmente o descontentamento com o serviço até é uma treta para não pagar.
Pegas em 50€ e vais a um advogado expor o caso, com os documentos na mão e ele vai indicar-te o que fazer e os custos aproximados disso. As consultas juridicas geralmente não custam mais de 50€ pelo que ficas esclarecido sem gastar demasiado.
Offline

Pereira 
Membro
Mensagens 71 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Neste caso creio que seja básico, pois não será uma situação em que cada haja ainda uma decisão a ser tomada em tribunal...simplesmente a outra parte não está a cumprir com o estipulado no contrato...

Vou tentar encontrar um advogado e contatar-lo no sentido de me ajudar Grr...

Obrigado pelas respostas e tentativa de ajuda.
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Pereira, não há cumprimento do acordo estipulado entre ambas as partes. Se o acordo foi redigido por um advogado, estará de certeza bem e não terá clausulas nulas.
Como tal, com uma carta de um advogado isso fica facilmente resolvido, a não ser que eles sejam parvos :)

Falas com um advogado, ele dá o parecer, envia uma carta a solicitar o pagamento, não cumprem com uma solicitadora de execução penhoram o valor e depois eles se quiserem que contestem :) mas eles pagam ou chegam acordo, não são parvos de certeza.
Offline

Pereira 
Membro
Mensagens 71 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Fico pior que estragado quando vejo situações deste género com alguém, não é só pelo dinheiro mas também pelo raio da ética das pessoas...enfim.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Caso decidas avançar para tribunal:

Entrada do processo em tribunal + 400€
Advogado 50€ hora, acho um valor baixo, mas há advogados de várias categorias.

Daqui a +- 1 ano e caso venças o processo, eles recorrem, vais ter de entrar com mais dinheiro, aguardas mais 1 ano e ganhas o processo.

Neste tempo a empresa já não existe, nem tens mais forma de recuperar o dinheiro, pois os sócios não te devem nada, mas sim a empresa.

Perdeste 2000€ da divida e outros 2000€ do processo e alguns cabelos brancos.
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Caso decidas avançar para tribunal:

Entrada do processo em tribunal + 400€
Advogado 50€ hora, acho um valor baixo, mas há advogados de várias categorias.

Daqui a +- 1 ano e caso venças o processo, eles recorrem, vais ter de entrar com mais dinheiro, aguardas mais 1 ano e ganhas o processo.

Neste tempo a empresa já não existe, nem tens mais forma de recuperar o dinheiro, pois os sócios não te devem nada, mas sim a empresa.

Perdeste 2000€ da divida e outros 2000€ do processo e alguns cabelos brancos.

Não me tomes a mal, mas é a maior asneira que alguma vez li. :)
Muito menos se tiram essas conclusões sem ler o acordo que eles tem redigido.

O meu feedback já foi dado ao colega tanto aqui como em MP ele que tome a decisão que entender e se concordar que nos partilhe o desfecho.

Cumptos.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Não me tomes a mal, mas é a maior asneira que alguma vez li. :)
Muito menos se tiram essas conclusões sem ler o acordo que eles tem redigido.


Eu não tirei conclusões, apenas mostrei a outra face da moeda, de quem não é advogado e não ganha dinheiro com essa actividade, mantendo os clientes sempre na esperança de que um dia vão receber.


Agora a escolha está nas mãos dele.
Com meia dúzia de trocos passa por um advogado e logo vê como vão ser mais ou menos os custos.
Offline

Pereira 
Membro
Mensagens 71 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Claro que irei partilhar o desfecho, mais que não seja para tentar ajudar outras pessoas que eventualmente cá apareçam e que estejam na mesma situação.

baixinho, obrigado pelo teu feedback, é sempre importante, mas não é possível alguém fazer o que faz da forma que faz e ficar impune...
Eu acredito que ainda vivo num país mais ou menos justo e em que é possível fazer-nos valer dos nossos direitos.
Sinceramente não acredito que eles queiram andar com isto para tribunal, mas caso assim o seja, vai ser...
Infelizmente uma das razões para estarmos na situação que estamos actualmente em Portugal é pelas pessoas acharem que não vale a pena usufruir dos seus direitos...depois aparecem estes chicos espertos que tentam lixar a malta a ver se cola...
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Claro que irei partilhar o desfecho, mais que não seja para tentar ajudar outras pessoas que eventualmente cá apareçam e que estejam na mesma situação.

baixinho, obrigado pelo teu feedback, é sempre importante, mas não é possível alguém fazer o que faz da forma que faz e ficar impune...


Em primeiro agradeço também que venhas partilhar o desfecho, é sempre bom termos mais experiências.

Agora eu não falei aquilo só porque sou maluco ( vá não totalmente  :superlol:) , de todos os que levei a tribunal ou com uma primeira carta de advogado, apenas 1 correu bem e olha que outros tinham valores bem mais altos que 2000 €.

E digo-te mais nem sequer é necessário fechar a empresa para não pagarem nada.

Mas é assim, um tipo vai aprendendo umas lições e começa a trabalhar de forma diferente.

Mas desejo boa sorte para o teu caso.
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Em primeiro agradeço também que venhas partilhar o desfecho, é sempre bom termos mais experiências.

Agora eu não falei aquilo só porque sou maluco ( vá não totalmente  :superlol:) , de todos os que levei a tribunal ou com uma primeira carta de advogado, apenas 1 correu bem e olha que outros tinham valores bem mais altos que 2000 €.

E digo-te mais nem sequer é necessário fechar a empresa para não pagarem nada.

Mas é assim, um tipo vai aprendendo umas lições e começa a trabalhar de forma diferente.

Mas desejo boa sorte para o teu caso.

baixinho percebi com esta mensagem onde querias chegar. Com um bom advogado tudo se resolve. A empresa tens bens, como tal executa-se o capital social, os bens etc. Mesmo que vendam a empresa a pessoas falidas etc. há sempre maneira de recuperar. Tal como tu também eu já passei por situações semelhantes e felizmente resolvi.

Advogados são pessoas formadas na área com inscrição na OA. Tal como os jogadores, existem uns melhores outros piores :)
É procurar e avançar, em caso de suspeita que não estamos a ter o melhor serviço, devemos pedir uma segunda opinião, simples-
Offline

Spacecowboy 
Membro
Mensagens 761 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Caso decidas avançar para tribunal:

Entrada do processo em tribunal + 400€
Advogado 50€ hora, acho um valor baixo, mas há advogados de várias categorias.

Daqui a +- 1 ano e caso venças o processo, eles recorrem, vais ter de entrar com mais dinheiro, aguardas mais 1 ano e ganhas o processo.

Neste tempo a empresa já não existe, nem tens mais forma de recuperar o dinheiro, pois os sócios não te devem nada, mas sim a empresa.

Perdeste 2000€ da divida e outros 2000€ do processo e alguns cabelos brancos.

Não necessariamente, pode haver mutuo acordo entre partes e o processo nem dar entrada nos tribunais.

E fechar uma empresa só por causa de uma dívida não me parece que seja o desenrolar da situação.

 Não faças da tua experiência uma sina universal e com apoio juridico ele ficará com isenções de custos do processo. Ele tem a lei do lado dele e o contrato que a alegada entidade patronal assinou.