← Conversa Geral

A triagem inicial dos clientes é super importante...

Lida 5983 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Fico +- furioso comigo mesmo quando, ao longo de um par de semanas, troco meia dúzia de emails e passo mais de 30 minutos ao telefone com um potencial cliente a analisar a sua ideia / projecto / requisitos.

Após alguns dias apresento um orçamento detalhado (mais 30-60 minutos gastos) com um valor justo na ordem dos 750 euros e incluo link para uma demo (mais um par de horas investido a montar algo)

A resposta inicial é que não pode comportar tal custo e que irá analisar outras possibilidades.

Até aqui OK!

Respondo: "Muito bem, se entretanto não encontrar algo que o satisfaça, devolva-me resposta indicando o seu tecto orçamental e com certeza poderemos ajustar alguma coisa."

Não demorou muito (alguns minutos...) e obtenho resposta. E que resposta:

- 4 ficheiros anexados com a estrutura / design pretendidos.
- descrição de categorias, páginas pretendidas
- exemplos de sites para referência que custam milhares (literalmente)

E por fim a cereja em cima do bolo que passo a citar:

"Respondeu-me uma folana que diz ter curso de web designer criativo e propôs diversos tipos de sites a partir de 25€, (feitos no Joomla) pareceu-me ser uma pessoa séria, mas é do sul. Eu pretendia alguém da zona para se porventura fosse necessário qualquer explicação ser mais prático.
Eu estava a pensar em gastar na ordem dos 75€ pois se a coisa ficasse mais ou menos pensaria em avançar com uma reforma no que já tenho."

Respondi educadamente mas o que me apetecia dizer era que 75 euros já ele me devia pelo tempo que investi na análise do seu projecto, e já agora porque é que não me avisou antes das suas limitações financeiras após eu ter apresentado inicialmente um intervalo de valores entre 600 e 1500 euros!!!!

jizazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.................... :diabo: :diabo: :diabo: :diabo: :diabo: :diabo: :diabo:

Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Quando entrei no +t fazia lojas online com Joomla e Virtuemart por "Modestas quantias" de 50/80€.

Depois de começar a fazer várias para fora, e pagas comecei a aperceber-me do trabalho e suporte que era necessário.

Agora levo no mínimo dos mínimos 200€ só pela montagem e adaptação do design ao gosto do cliente. Sendo que basicamente ganho os extras à custa de addons que me permitem atingir 600€ facilmente.

--

Quanto a isto... nem para aquecer dava, meter de lado e pronto. Só é pena não conseguires receber pelo tempo perdido.
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Tens bom remédio, começa a cobrar os orçamentos  :cool:
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Há muita malta que quer galinha gorda por pouco dinheiro
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Isso acontece por vezes. Mas esse cliente "tipo" topa-se geralmente.
Tentas fazer um desconto tiras por ex: 30€ se ele disser mesmo assim não deixa-o ir...

Perdes 1 ganhas 5 ou 6 logo a seguir ;)

Esse tipo de cliente é forreta, mal agradecido e chato. Esquece-os.
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Foi por causa dessas e outras é que deixei (progressivamente) à 2 anos para cá de trabalhar para outras pessoas. E comecei a investir o meu tempo em aplicações minhas.

Agora ganho mais e tenho MUITO menos trabalho. Mantenho só mesmo alguns clientes que desembolsam o preço justo, pelo trabalho.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mas isso acontece em todo o lado, seja Portugal ou fora. Eu que estou frequentemente nos dois lados já reparei que muito poucas pessoas sabem o significado de profissionalismo, é por isso que sempre fui cuidadoso a escolher as pessoas com quem trabalho.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Isso acontece muitas vezes, mais então quando os clientes não têm ideia do tempo que se perde a fazer uma página, não dão valor ao trabalho desenvolvido...
Offline

Ricardo Costa 
Membro
Mensagens 139 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Isso acontece muitas vezes, mais então quando os clientes não têm ideia do tempo que se perde a fazer uma página, não dão valor ao trabalho desenvolvido...

Não os censuro.
Estão habituados a ver os filhos e os filhos dos amigos a criar blogs no blogspot em 10 minutos e a escolherem o tema em 5, e não têm noção do trabalho que dá um site sério e bem optimizado..
Offline

svmediaworks 
Membro
Mensagens 81 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Foi por causa dessas e outras é que deixei (progressivamente) à 2 anos para cá de trabalhar para outras pessoas. E comecei a investir o meu tempo em aplicações minhas.

Agora ganho mais e tenho MUITO menos trabalho. Mantenho só mesmo alguns clientes que desembolsam o preço justo, pelo trabalho.

Concordo com o que dizes. Aliás, acho que neste ponto estamos +/- todos de acordo.

Eu também fujo de clientes, como o diabo da cruz. Prefiro investir nos meus projectos: ganho mais, não perco o meu tempo e não me chateio. ;)

Não tenho paciência para aturar "clientes"...
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Há uma vulgarização da web. Criou-se a ideia que criar um site é só pegar no Joomla ou Wordpress, juntar um template de 25€ e um alojamento de 10€/ano e já está.

Há muita gente a fazer ofertas de sites por 50 e 100 euros. Quando se tenta cobrar o preço justo por um serviço de webdesign/webdevelopment as empresas sentem que estão a ser «roubadas». Há uma falta de «cultura empresarial» por parte de quem compra e de quem vende estes serviços.

Se fizerem sites a 100€, como hão-de conseguir pagar impostos, por comida na mesa, investir em equipamento e software, em formação, pagar renda, electricidade, telefone e internet? Quantos trabalhos são necessários por mês para pagar tudo isto?

Sim, é importante fazer triagem de clientes!
Mas também é imporante ter práticas comerciais adequadas, com preços e serviços em condições!
Offline

jribeiro 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Não sei o problema está nos clientes ou nas pessoas q praticam esse preços, sinceramente...
Defendo o preço justo mas parece que somos poucos nesta defesa... basta irmos à zona de freelance e percebermos os preços praticados :s

Cobrar 50 ou 100 € por um template simples que se faz para passar o tempo: ok aceito. agora cobrar o mesmo valor por um template pensado e optimizado para um determinado projecto não é um valor justo.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Como remate final:

Eu não critico quem faz sites por 25 euros ou até quem os faz de borla. Dá me igual e não é com eles que compito.

Isso faz parte do mercado, da vulgarização da web como disseram, e tb porque o primo monta aquilo num fim de semana. É igual em todas as áreas não regulamentadas e, na minha opinião, ainda bem que é assim.

A minha irritação aqui é comigo mesmo por não ter sido capaz de identificar o "tipo" de cliente antes de me dedicar a ele e tb um pouco irritado com o cliente pois foi informado desde inicio do intervalo de valores.

Se tenho 100 euros para comprar um fato, não vou entrar na loja que tem fatos na montra a 700 euros, certo? Dohhhhhhhhh
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Citar
It took me a few seconds to draw it, but it took me 34 years to learn how to draw it in a few seconds.
— PAULA SCHER   

Fonte

1º - Quando vão ao médico e ele vos cobra um balúrdio e nem sequer olha para vocês, não vejo ninguém a reclamar! 
2º - Saber instalar o wordpress e um template não faz de ninguém um webdesigner. Tal como ter uma máquina fotográfica não faz de ninguém um fotógrafo.
3º - Quem está para pagar preços baixos, já sabe que não pode estar à espera de qualidade.

Disse!
Offline

MiguelT 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Ora nem mais! O meu lema é, não há dinheiro então não há palhaços!!!  :cool: