← Domínios

2012 - Ano de Mudanças Profundas no Mundo dos Dominios

Lida 11554 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Como já havia sido discutido noutros tópicos, o "mundo" dos domínios irá sofrer importantes mudanças nas "regras do jogo".

Um conjunto elevado de novos TLDs vai atingir o mercado e certamente terá implicações que serão interpretadas como ameaças e oportunidades.

Uma das possíveis implicações será a perda do "valor monopolista" dos .com, possivelmente encarada como uma forte ameaça para os detentores destes domínios, mas que consistirá também numa excelente oportunidade para todos os outros que buscam um domínio apelativo e de fácil memorização - desde que encontrem nos novos TLDs uma alternativa e que sejam autorizados a registar (ex: duvido que um residente em PT possa registar um .berlin).

Outras implicações importantes serão a protecção das marcas (principalmente as grandes) e a diminuição do phishing bancário se estes apostarem no registo de um TLD que rondará os 150k.

Outra implicação que julgo possível, ainda que secundária, será a percepção cada vez maior dos mercados (pessoas) para a existência de TLDs para lá do .com e ccTLDs dos seus locais de residência. Esta mudança na percepção poderá levar à valorização dos TLDs menos populares como o .biz e .info. Por outro lado, se a adesão à criação destes novos TLDs for muita, esses TLDs secundários poderão pura e simplesmente perder todo o seu valor...

Novos TLDs previstos:

    * New TLDs:
    * .africa
    * .and
    * .arab
    * .athens
    * .basel
    * .bayern
    * .bcn
    * .berlin
    * .bike
    * .bkk
    * .board
    * .bud
    * .bzh
    * .cal
    * .canon
    * .car
    * .cym
    * .deloitte
    * .dubai
    * .eac
    * .earth
    * .eco
    * .eng
    * .eus
    * .fam
    * .film
    * .fra
    * .free
    * .gal
    * .gay
    * .gmbh
    * .green
    * .hamburg
    * .health
    * .homes
    * .horse
    * .hotel
    * .indigi
    * .irish
    * .isin
    * .kab
    * .ker
    * .köln
    * .kurd
    * .lac
    * .lat
    * .lli
    * .london
    * .love
    * .madrid
    * .med
    * .melbourne
    * .mls
    * .mma
    * .money
    * .moscow
    * .movie
    * .music
    * .nai
    * .ngo
    * .nrw
    * .nyc
    * .paris
    * .pdx
    * .peace
    * .phone
    * .poker
    * .ppl
    * .quebec
    * .radio
    * .real
    * .riga
    * .roma
    * .rugby
    * .saarland
    * .scot
    * .sell
    * .sfo
    * .shop
    * .site
    * .skate
    * .ski
    * .sport
    * .surf
    * .team
    * .tokyo
    * .unicef
    * .val
    * .vegas
    * .versicherung
    * .videos
    * .vin
    * .vlx
    * .web
    * .wiki
    * .wine
    * .yks
    * .zulu

mais info em:

http://www.newdomains.org/
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O TLD .vegas interessa-me, já sabem para que tipo de sites :D

Um TLD que actualmente está a crescer imenso é o .me, em apenas 3 anos mais de 46 milhões de dominios registados, devem ser mais até mas pelo que vi indexados no google.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

uma tld com 12 letras outra com  9??? :S

estas mudanças só vão dificultar a memorização e dar mais importância aos motores de busca.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

bar.riga
robbia.lac


:D :D
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O TLD .vegas interessa-me, já sabem para que tipo de sites :D

Um TLD que actualmente está a crescer imenso é o .me, em apenas 3 anos mais de 46 milhões de dominios registados, devem ser mais até mas pelo que vi indexados no google.


:D Duvido é que os domínios destes novos TLDs sejam livres para registo à semelhança dos .com. De início as regras deverão ser semelhantes aos do .pt ou ainda mais restritas. E não devem ser nada baratos. :-?

Por acaso ainda não me rendi aos .me mas gosto muito dos .tv, se bem que estes são ccTLDs.

A criação dos novos TLDs deverá estar aberta a todos (regiões, marcas, organizações, empresas) desde que tenham os $$ para investir e certamente cumpram com uma série de requisitos.

uma tld com 12 letras outra com  9??? :S

estas mudanças só vão dificultar a memorização e dar mais importância aos motores de busca.

A dimensão do TLD, na maior parte dos casos, não terá grande importância. Nos TLDs regionais (.madrid por exemplo) estou convicto que serão criados subdominios categorizados (restaurante.madrid, bar.madrid, medico.madrid) para venda ao publico / empresas de madrid.

Um formato nome.bar.madrid, apesar de distinto do que estamos habituados, terá maior impacto do que nomebarmadrid.com.

Não explicaste porque achas que dará maior importância aos motores de busca mas eu até acho que será o contrário. Os proprietários dos TLDs poderão mesmo criar motores de busca para o seu TLD tirando uma importante fatia aos SE actuais.

bar.riga
robbia.lac


:D :D

:D Sim, abrem-se novas possibilidades para "hacked domains".
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Darão mais importância aos motores de busca por causa do aumento da dificuldade de memorização, claro que uma pessoa que mora em madrid (ou espanha) saberá a tld de madrid

Agora as outras pessoas mesmo depois de já terem visitado o site voltaram a usar os motores de busca como intermediário por causa da dificuldade em memorizarem as tld.

 :wink:
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Darão mais importância aos motores de busca por causa do aumento da dificuldade de memorização, claro que uma pessoa que mora em madrid (ou espanha) saberá a tld de madrid

Agora as outras pessoas mesmo depois de já terem visitado o site voltaram a usar os motores de busca como intermediário por causa da dificuldade em memorizarem as tld.

 :wink:

Percebo o que queres dizer.

Ainda assim eu acho que irá categorizar, agilizar e normalizar muita coisa para além de tornar a net mais segura. Será bom para uns e mau para outros...

Seguindo o exemplo "especulativo" de cima será mais fácil de formar intuitivamente um domínio.

Bastará saber o nome do bar de madrid para adivinhar o resto.

E no caso de uma marca (apple por exemplo) a mesma poderá criar vários domínios para cada produto. Exemplo: Queremos saber as últimas sobre o iphone? É só ir a iphone.apple. E sobre o novo peugeot 407? 407.peugeot. E por aí adiante.

Neste momento temos de decorar o domínio todo e até testar as suas vairações (nomebarmadrid.com, barnomemadrid.com madridnomebar.com, etc) ou então procurar no motor de busca, ou então visitar o site da marca e navegar no mesmo.

De acrescentar que conseguir aceder intuitivamente a um site é um passo de gigante para o mercado mobile. Eu não sou grande utilizador de net no telefone mas a coisa que sempre me irritou é a dificil navegação (num telefone de dimensão pequena) e de conseguirmos chegar onde queremos rapidamente.

Mas são perspectivas. :D Só o tempo dirá o que irá acontecer e como o mundo se vai adaptar.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Darão mais importância aos motores de busca por causa do aumento da dificuldade de memorização, claro que uma pessoa que mora em madrid (ou espanha) saberá a tld de madrid

Agora as outras pessoas mesmo depois de já terem visitado o site voltaram a usar os motores de busca como intermediário por causa da dificuldade em memorizarem as tld.

 :wink:

Discordo. Por exemplo, o caso dos  jogos olímpicos: jogosolimpicos.london (exemplo). É uma simples associação de palavras. É o mesmo que os indicativos. Eu sou do tempo que não se marca 22, 21 ou 254. É somente uma questão de hábito que irá tornar tudo mais fácil ao longo prazo.

Por exemplo, um rapaz de 10 anos inglês quer jogar um jogo online. Imaginando, vai a play.com. Dá de caras com um site de compras. Se o site for play.shop ou algo assim, torna tudo mais fácil.

Vai ser difícil a adaptação, mas também nunca imaginei actualizar um facebook. Temos de estar prontos para a mudança.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O .wiki tem muito potencial na minha opinião.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho um grande erro eles no inicio darem muita importancia a apenas uma TLD, o .com... Talvez porque pensavam que não iria haver uma corrida tão grande. O facto é que .com está generalizado e toda a gente sabe que é referente a um website. Por isso, o valor dos .com continuaram os mesmos, dificilmentem vao baixar. Foi como a introdução do .co, se tentarem prenunciar fica ponto C O, o que não é nada bom. Portanto, ter um dominio sex.com ou sex.xxx será muito diferente, o .com terá sempre muito mais valor só pelo simples facto de as pessoas se lembrarem.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

As coisas não vão ser assim...

Eu tambem quando era puto nos anos 90 pensava que em 2010 ja andava tudo de carros voadores...

Isto pode lá chegar mas em 2012 nunca... Talvez mais 5-10 anos e ganhe essa dinamização, para já, não vai ganhar
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

cada domínio com esses TDL's custará 150k?
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

cada domínio com esses TDL's custará 150k?

Não.

O custo para uma empresa / organização propor um TLD é que ronda esses valores.

O custo de cada domínio dentro de cada TLD ficará, à partida, a cargo do seu gestor / entidade que pagou os tais 150k. Em alguns casos duvido que serão vendidos como por exemplo o .delloite - será certamente utilizado apenas pela empresa.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sinceramente tanto .TLD apenas vai causar confusão na cabeça das pessoas e em alguns casos ainda vai criar mais SPAM na web mas pronto é a evolução dos tempos...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sinceramente tanto .TLD apenas vai causar confusão na cabeça das pessoas e em alguns casos ainda vai criar mais SPAM na web mas pronto é a evolução dos tempos...

Isto vai ser mais um desafio para os departamentos de marketing e publicidade. ;)

Tanto negativismo, isto tem coisas boas!