← Desenvolvimento

Finalmente um site [quase] bem feito do Governo (Senha 001)

Lida 16768 vezes

Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bem desenhado (mas com o HTML cheio de erros) e com recurso a jQuery, é um novo site do Governo para ajudar todo o cidadão em diversas tarefas.

http://www.senha001.gov.pt

Pergunto-me quanto terá custado este site...
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A nível de design sem dúvida que está superior a tudo o resto que o governo tenha. :P

Mas como o outro disse, não se pode ter tudo e continuam a falhar no código. :(
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Realmente já parece um site.

Mas acho que tem demasiado azul torna-se confuso.
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Realmente já parece um site.

Mas acho que tem demasiado azul torna-se confuso.
Eu acho que o azul, branco e preto estão bem contrastados... Mas isso já é entrar no campo dos gostos :P
Offline

hpwd 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

alguém sabe qual a empresa que o desenvolveu ?
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

um site bem feito??? LOL

Vamos por parte: validação xhtml:

"Errors found while checking this document as -//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//PT!
Result:    18 Errors, 3 warning(s) "

Strict//PT????????????? Isto não existe!!!

Web Content Accessibility Report:

"Verified File Name: http://www.senha001.gov.pt/
Date and Time: 9/23/2010 10:00:29 AM
Failed Automated Verification"

Se for invisual não sou cidadão?

Se tiver as imagens desligadas (por exemplo se tiver uma ligação lenta ou não quiser gastar largura de banda) nem textos alternativos ás imagens tenho?

Acho que não preciso fazer mais testes, ou preciso?

Se acham isto bem feito.... agora resta saber quanto custou esta barbaridade!

Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@bonsempregos, do que eu li aqui ninguém disse que o site tinha sido bem feito. :P

Em termos de design está bom, mas como disseste ainda tem muito que melhorar na programação. :D
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Um site destes nao se quer bonito, quer-se funcional, se depois de funcional se puder meter bonito melhor, mas é de longe o menos importante.
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

O bonsempregos tem toda a razão... Não nos podemos deixar vender pela imagem, é importante mas é totalmente secundária.

Quando se trabalha para o governo o nível de rigor tem que ser máximo, tem tudo que ser pensado e previsto.

Infelizmente este é mais um caso de boa iniciativa, mas como muito por fazer/corrigir. (nem falo dos erros de html, falo sim na questão de acessibilidade que é muito grave.)

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O bonsempregos tem toda a razão... Não nos podemos deixar vender pela imagem, é importante mas é totalmente secundária.

Quando se trabalha para o governo o nível de rigor tem que ser máximo, tem tudo que ser pensado e previsto.

Infelizmente este é mais um caso de boa iniciativa, mas como muito por fazer/corrigir. (nem falo dos erros de html, falo sim na questão de acessibilidade que é muito grave.)


Exactamente mas considerando os anteriores que apesar destes erros eram feios e terríveis este é o melhor...
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Bem, é muito complicado agradar aqui a Comunidade estou a ver.

Eu acho que está porreiro, não tive oportunidade de explorar a 100% mas até ver é um site que no futuro vai ter muitas visitas.

Uma coisa é certa, se dizem que ta cheio de erros de HTML, espero que quando estiver a funcionar lá com os logins e afins da assinatura digital, não de barraca e ande malta a inventar com os dados dos outros.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Um site destes nao se quer bonito, quer-se funcional, se depois de funcional se puder meter bonito melhor, mas é de longe o menos importante.
Eu nem pus isso em questão. Mas sou de opinião que ambas as coisas são importantes. 50 design, 50 código.

Em termos de usabilidade este site está bom, não excelente mas sem dúvida muito superior a MUITOS outros sites que possas ver por parte do governo. Fácil de navegar, atractivo, bem estruturado, está tudo alinhado correctamente, as cores são boas, e a tipografia igualmente.

Este site é feito para "chamar" os utilizadores, é importante ser atractivo visto ser uma coisa "nova". A usabilidade é importante, muita gente "leiga em Internet" vai utilizar este site e é importante que as coisas estejam bem organizadas e estruturadas a nível visual. O design é importante na primeira visita. O utilizador tem de ficar convicto de que o site é sério e que vai corresponder ao que pretende.

Por outro lado, sem código não há design. E este é importante como é óbvio.

Ora, eu não sou programador mas realmente existem muitas falhas que poderiam ser corrigidas ao menos podiam ter feito o código 100% validado, o que é uma vergonha, principalmente para um site do governo. (deveriam dar o exemplo).

Cumprimentos,
Eduardo
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O governo quando faz um site tem de o fazer para TODOS os cidadãos, como já foi referido diversas vezes, inclusive pelo governo, a infoexclusão é um problema grave.

Se for invisual não consigo de todo usar o site, se tiver um computador antigo tambem não o consigo usar.

Se não souber o nome do site e for procurar num motor de busca, todos os motores de busca tem dificuldade em indexar o site.

nem descrição se deram ao trabalho de colocar como se pode ver na snippet do google:

"Senha 001
Senha001. linha de apoio 707 20 11 22. conheça as vantagens. Conheça as Vantagens. Conforto, Segurança e Facilidade. serviços electrónicos ...
www.senha001.gov.pt/"

Em relação á competência técnica só o "Strict//PT" diz tudo.

Eu como cidadão gostaria de saber quem autorizou gastar-se dinheiro dos contribuintes para criar e alojar um site sem o  mínimo de certificação e/ou qualidade.

Estou muito curioso para saber quanto o site custou, se alguem tiver tempo para descobrir agradecia. 
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

No site dos ajustes directos não esta nada sobre este senha 001.. pelo que ou foi feito internamente ou por concurso publico...

http://www.base.gov.pt/
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mais uma vez o sistema de reputação foi usado de forma imprópria, num tópico de "conversa geral" levo reputação negativa por dar a minha opinião?

A acontecer mais uma vez tou out.