← SEO

Link Wheel - White Hat ou Black Hat?

Lida 10224 vezes

Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Li agora à pouco num blog sobre isto do Link Wheel, eu já tinha conhecimento desta técnica apesar de não ligar muito na altura sobre isso.

A técnica de Link Wheel consiste em fazer vários artigos sobre o tema do site principal em roda como por exemplo no squidoo, hubpages, blogger, wordpress, xanga, myopera, zimbio, gather, entre outros, e linkar um a um de maneira a fazer a roda completa, além de ter todos eles o link para o site principal. Será que isto é uma técnica de linkbuilding válida e natural? Ou vos parece algo forçado?

Todos esses exemplos que dei como são sites com autoridade e têm ip's diferentes mas como são serviços gratuitos, os editores a qualquer momento podem apagar a página do artigo e aí a roda ficaria incompleta por falhar apenas 1 deles. Pode-se fazer com os sites do próprio webmaster mas com o mesmo ip provavelmente não teria tanta força mas pelo menos a roda ficaria sempre completa.

O Link Wheel será white hat ou black hat?

Pelo que li por vários sitios no estrangeiro, alguns webmasters acham que esta técnica é black hat, enquanto outros dizem que é white hat, então em que ficamos?
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
natural?
natural não é...então se é o proprio a promover o seu proprio site...
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Mas para que isso funcione não é necessário que as páginas criadas também tenham links para elas?
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

pois, se não nunca indexam. Sendo sites que alojam vários outros mini sites ou paginas, está facilitado...mas mesmo assim...
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

acho subjectivo. se os links da tua link wheel representarem quase 100% de todos os backlinks poderá ser considerado blackhat, mas se já tiveres muitos links e algumas páginas do site bem rankeadas pode ser um instrumento importante para conseguires rankear certas e determinadas páginas para certas e determinadas keywords.
enfim, a minha opinião é que se trata de um belo chapeu cinzento para se usar com discrição ;)
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

acho subjectivo. se os links da tua link wheel representarem quase 100% de todos os backlinks poderá ser considerado blackhat, mas se já tiveres muitos links e algumas páginas do site bem rankeadas pode ser um instrumento importante para conseguires rankear certas e determinadas páginas para certas e determinadas keywords.

Isso mesmo , a técnica deve ser usada só em sites já com algumas páginas em boas posições , conter já alguns backlinks para não ser considerada blackhat.


Citar
O Link Wheel será white hat ou black hat?


Agora respondendo Riey à tua pergunta acho que o Link Wheel fica no meio dessas designações pois depende de como a pessoa a usa. Se usar sem quase nenhum backlinks como o Stromberg disse pode ser considerada blackhat, enquanto se for usada num site já com várias páginas e bem rankeado acho que é considerado whitehat.

Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
Se usar sem quase nenhum backlinks como o Stromberg disse pode ser considerada blackhat, enquanto se for usada num site já com várias páginas e bem rankeado acho que é considerado whitehat.

Por este racioncionio comprar links para um site que não tem links, é condenável pelo google, se já tiver links não há problema.

Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Por este racioncionio comprar links para um site que não tem links, é condenável pelo google, se já tiver links não há problema.

se calhar ajuda a passar despercebido.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

é como dizer que roubar sem ser apanhado não é condenável.


Atenção que não estou a dizer que nao faças isso, só que não é relevante ou muito relevante saber a tonalidade da tecnica de SEO....será #ffffff, será #000000 ou algures no meio?

A tecnica não tem nada de novo a não ser que os sites satelites também são do dono do outro site...
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

É exactamente isso que eu estou a dizer. Mas não percebi que estivessemos a discutir Ética & Moral :)

A questão de white/black para mim é apenas a diferença entre o que te pode prejudicar ou não. Se há riscos de te queimares, é black hat. Se é seguro, é white hat. Não estou a dizer que seja assim e pronto acabou a conversa - é apenas a minha interpretação...

Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
Se é seguro, é white hat
então não existe white hat porque nada é seguro.
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

então não existe white hat porque nada é seguro.

 boa observação
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

boa observação
então não existe white hat porque nada é seguro.

nada é seguro em que sentido? se calhar estamos a falar de coisas diferentes...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

um site pode ser penalizado sem ter feito nada de mal ou usado nenhuma tecnica de blackhat.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Será que ainda não se aperceberam que o link building nada vale a não ser que seja de um site referência ou muito bem cotado. Isto é pura perca de tempo, este sistema é a base do que foi o link building bem feito há uns anos. Hoje o valor disto, é tão relativo...

O factor principal de um site hoje (nem ontem nem amanhã) é o seo on page. Basta estar atento para ver isto, páginas bem optimizados estão a passar à frente de páginas com dezenas de links (sem valor e com valor) em muitas pesquisas, keywords importantes, etc. O algoritmo está a ficar cada vez mais semântico. Com a quantidade de links que as redes sociais como o facebook e twitter estão a gerar hoje em dia, links esses que são cotados como os de qualquer outro site, estão a fazer com que se dê cada vez mais importância à semântica do código e da sua optimização de forma a ajudar os leitores a encontrarem o que querem.

 ;)