← Blogging/Comunidades

Fonte?! O que é isso?

Lida 24980 vezes

Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Porque é que custa tanto aos webmasters nacionais colocar um link a dizer "fonte: ..." ou "via: ...".

Por exemplo na área da tecnologia/telemóveis é comum ver em grandes sites internacionais como engadget, gizmodo, slashgear... links entre eles, se um descobre alguma coisa os outros publicam e indicam onde foram buscar a noticia ou as imagens.



Alguem pode explicar porque é que custa tanto colocar um link no final de uma noticia quando a copiam de outro site?
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Créditos? Nah... deixa isso pós outros... o pior nem é mesmo os blogs, é sites de empresas a copiar textos linha por linha, palavra por palavra, sem alterar sequer o nome da dita empresa... :) Cá vamos vivendo...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sim, o pior é o sites da impressa "tradicional". Parece que para aqueles lados a palavra link é crime!
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Sim, o pior é o sites da impressa "tradicional". Parece que para aqueles lados a palavra link é crime!

Idem...
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vejo copias e plágios todos os dias, mas hoje fiquei mesmo ######... Entrei em 3 sites nacionais sobre telemóveis e em todos eles na homepage tem lá pedaços da Mobile Portugal, em nenhum tem lá fonte.

Sou a favor da concorrencia, acho que é bom para todos... uns picam os outros e obriga-nos a inovar e a correr atrás da prejuízo, mas fazerem-me concorrência com as minhas imagens e textos é muita mesquinhice...


Querem ganhar conteúdo, visitas e rendimentos com o trabalho de outros, mas deixar um link para a fonte é que não... dá muito trabalho.

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim é um problema bem grave, o pior é que se vê os grandes websites a fazerem isso. Eu até já dediquei um artigo no meu blogue pessoal sobre Direitos De Autor Sobre Textos mas parece que ninguém liga patavina a isto. Mas enfim, só se habilitam a mais cedo ou mais tarde terem problemas com a justiça.
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

comigo costumam deixar fonte, mas não com link :/
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sim é um problema bem grave, o pior é que se vê os grandes websites a fazerem isso. Eu até já dediquei um artigo no meu blogue pessoal sobre Direitos De Autor Sobre Textos mas parece que ninguém liga patavina a isto. Mas enfim, só se habilitam a mais cedo ou mais tarde terem problemas com a justiça.

Jerson, costumo ver imensos artigos no dementia que utilizam imagens de muitos outros artigos internacionais. É normal porque não conseguem inventar tanto conteúdo. Mas não será ironico alguém que faz isso falar sobre direitos de autor?

Vejo muitos artigos do dementia no 2leep (ultimamente não tenho acedido ao dementia). Nem um crédito colocam... ;)

Abraço
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Jerson, costumo ver imensos artigos no dementia que utilizam imagens de muitos outros artigos internacionais. É normal porque não conseguem inventar tanto conteúdo. Mas não será ironico alguém que faz isso falar sobre direitos de autor?

Vejo muitos artigos do dementia no 2leep (ultimamente não tenho acedido ao dementia). Nem um crédito colocam... ;)

Abraço

Penso que no Dementia, eles apenas pegam na ideia e imagens dos outros sites, mas depois das imagens ou vídeo ou o que for eles é que criam o artigo, não copiam nada.

Se fosses a colocar a fonte de onde vimos algo e tivemos a ideia para um post estávamos lixados...
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Por exemplo, se eu escrever um artigo, que li noutro site, tenho de pôr fonte? Mesmo que seja eu a escrever o artigo/notícia?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Penso que no Dementia, eles apenas pegam na ideia e imagens dos outros sites, mas depois das imagens ou vídeo ou o que for eles é que criam o artigo, não copiam nada.

Se fosses a colocar a fonte de onde vimos algo e tivemos a ideia para um post estávamos lixados...

Eu estou a falar de imagens. E não estavas lixado, só te ficava bem ;) Eu por exemplo, para por videos no videos loucos: youtube. Tenho um canal cheio de videos. Procuro. Como uso o leitor predefinido não coloco nada.

Mas se fossem imagens e fizesse hyperlink, ficaria-me bem? Chegar lá, copiar e vir embora? ;)
Offline

skilz0ne 
Membro
Mensagens 666 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Por exemplo, se eu escrever um artigo, que li noutro site, tenho de pôr fonte? Mesmo que seja eu a escrever o artigo/notícia?

Depende se pretendes ser bem ou mal educado...
Mas se te inspirares noutro artigo convinha deixares pelo menos um link para a tua fonte de inspiração.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Por exemplo, se eu escrever um artigo, que li noutro site, tenho de pôr fonte? Mesmo que seja eu a escrever o artigo/notícia?

Não tens mas ficava-te muiiiito bem. Mas se te querem chatear por causa disso, conseguem ;)
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Por exemplo, se eu escrever um artigo, que li noutro site, tenho de pôr fonte? Mesmo que seja eu a escrever o artigo/notícia?

Imagina que tu descobres um técnica nova de poker, 2 dias depois todos os sites de poker falam da tal nova tecnica que leram no teu site... mesmo sem copiar uma única virgula não achas que merecias uma indicação para o teu site?
Offline

skilz0ne 
Membro
Mensagens 666 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Por exemplo, se eu escrever um artigo, que li noutro site, tenho de pôr fonte? Mesmo que seja eu a escrever o artigo/notícia?

Tens aqui um exemplo de um verdadeiro Sr. da blogosfera portuguesa que coloca sempre um link e os créditos das fotografias, etc.