← CMS - Gestores de Conteúdos

Fórum | phpbb ou smf

Lida 15385 vezes

Votação

Qual o melhor forum?

phpbb2
15 (55.6%)
smf
12 (44.4%)
Votos totais: 26

Votação encerrada: 25/Mar/2006 14:16

Offline

frsantos 
Membro
Mensagens 1458 Gostos 0
Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Para voces qual o melhor?
Dá para transferir os dados de phpbb para smf?
Qualidades, defeitos, etc que cada um tenha.
Offline

Flash005 
Membro
Mensagens 1360 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Quick Poster Windows User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Pessoalmente experimentei o SMF e não consegui atinar com aquilo, mas o problema está com certeza em mim.

O SMF é mais completo e organizado e tem a opção fantástica dos frendly urls que para SEO é excelente, mas também é mais pesado e complexo.

O PHPBB é mais simples, mais leve e muito mais acessivel para alterar e moldar ao gosto de cada um, mas para o SEO é terrivel e é menos seguro que o SMF.

Esta é a minha opinião.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

XMB is my option!

 :D
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O smf é mais recente e como tal tem mais funções padrão (funções que só tens no phpBB com mod's). É também mais seguro. Gosto de ambos, se for para integrar numa opção joomla perfiro o smf se for numa solução nuke, phpbb. Depende muito do que queiras fazer para se dizer que A é melhor que B :P

Cumps 8)
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

- Prefiro o SMF para a maioria das situações
- Dá para transferir os dados do phpBB para o SMF

O que eu gosto no SMF em relação ao phpBB:
- Instalação de de pacotes (mods) automática
- Sub-fóruns
- Gestão de permissões (mas é que nem tem qualquer comparação em relação ao phpBB)*
- Maior segurança
- Integração com o Joomla :D
- Temas do SMF permitem fazer praticamente tudo e mais alguma coisa**
- Estatísticas muito completas
- Manutenção do fórum (desde optimização das tabelas do mysql, até à recontagem das estatísticas passando pela comparação das versões dos ficheiros e eliminação de logs desnecessários... entre outras :))
- Anexos
- mais algumas coisas...

O que eu não gosto no SMF em relação ao phpBB:
- Fazer um tema pode ser bastante complicado para quem não perceba o básico de phpbb
- O sistema de permissões é tão completo que para a mioria dos fóruns nem é preciso tanto
- phpBB tem muitos mais mods e temas disponibilizados pela comunidade (apesar de já se encontrar muiiita coisa para o SMF e com a particularidade que tudo se encontra num único local, o site oficial do smf)

Neste momento não me parece que o phpBB se possa sequer comparar com o SMF, talvez na próxima versão do phpBB hajam coisas novas que o relancem para o top de sistema de fóruns, mas actualmente ou o phpBB está muito artilhado de mods ou nem sequer chega aos calcanhares do SMF. E antes que chegasse ao phpBB tinha que passar por XMB, newBB, punBB... falando apenas nos gratuitos.
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Só conheço o SMF como user e até hoje não me convenceu... voto phpbb.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

phpbb
Offline

allskin 
Membro
Mensagens 446 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Uso phpBB no WindowsPT.net e na maioria dos fóruns onde uso.

Para administradores é da coisa mais fácil de administrar..no servidor ocupa pouco espaço e é muito fácil de alterar.

Pena os mods não serem de instalação automática, e isto sim, dificulta a vida aos administradores.

No olho do utilizador penso que é muito mais agradravel á vista.

Cumps
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

tens razao allskin !
Offline

Del 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

SMF, é a melhor escolha concordo com os pontos que o Ricardo75, e tal como ele antes do phpBB ainda tinha muitas outras opções free, que considero melhor que o phpBB, este estado em que ele está é muito desorganizado...

A instalação automática do SMF, a organização, o poder da administração, e tudo isso, tornam-no muito melhor que phpBB, ah! Para não falar na simples integração em Joomla ^^

Citar
Dá para transferir os dados de phpbb para smf?


Perfeitamente, podes passar toda a base de dados, desde os posts aos utilizadores.

kidmetralha 
Visitante

já agora uma kestão k algum tempo ando para saber komo se koloka o SMF no Joomla!

Bem na milha humilde opiniaõ em termos de peso em MB, e facilidade de personalização isto falando sem konhecer o codigo fonte do SMF axo mais facil o do phpBB, mas komo disse falo sem saber! Agora já tentei pegar nesse sistema e a minha primeira impressão em relacção tanto ao SMF tanto como ao Joomla! foi de:

- Ó Meu Deus, mas k raio é isto?

pois é tentei administrar o SMF como o Joomla! é tanta opção k torna-o complexo à primeira vista e klaro nada se aprende de um dia para o outro, mas mesmo axim.. tentei de igual forma "passear" por fóruns com source SMF e é bem confuso para kem está akustumado o phpBB e se alguns users menos experientes em foruns têm problemas de adaptação ao phpBB o SMF é a confusão total, também é confuso para mim e o admito pork estou akustumado ao phpBB por sempre o usei e os foruns onde vou são todos em phpBB, dai nunka me ter akustumado, e tambem secalhar nunca tentei adaptar-me lol quiça um dia me meta nas lides do SMF e obviamente do Joomla! como portal! embora actualmente tenha visto muitos mais foruns k komeçam a usar o SMF e foruns de sites

o meu voto actualmente vai para o phpBB kem sabe de futuro mude :wink:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Neste momento a distância que os separa é tanta que acho que não tem comparação possível! O smf é neste momento o melhor script de bb open source que ai anda, acho que o Ricardo75 já salientou os pontos mais importantes.

Citação de: "x_santos"
Para voces qual o melhor?
Dá para transferir os dados de phpbb para smf?
Qualidades, defeitos, etc que cada um tenha.


Para converteres o phpbb para smf visita este link

Citação de: "Flash005"
O PHPBB é mais simples, mais leve e muito mais acessivel para alterar e moldar ao gosto de cada um, mas para o SEO é terrivel e é menos seguro que o SMF.


que o phpbb é o sistema mais simples compreendo porque o dizes, deve ser o que estás mais habituado! Ser mais leve, isso é pouco relevante tens optimos pages optimizations no smf, tão bons ou melhores que os do phpbb, mas isso claro depende de outros factores... Quanto a ser mais acessivel para alterar é um erro, pois os templates no smf podem ser alterados na admin o css, o php .. etc

Citação de: "cenourinha"
XMB is my option!


boa opção! Também gosto muito...


Citação de: "allskin"
No olho do utilizador penso que é muito mais agradravel á vista.


Acho que isso é uma questão de hábito!

Citação de: "kidmetralha"
já agora uma kestão k algum tempo ando para saber komo se koloka o SMF no Joomla!


No joomla neste momento já é possível integrar vários tipos de scripts "externos" digamos assim, desde foruns, smf, phpbb, ipb, vb, galerias menalto, coopermine, sei lá blogs wordpress, wiki's ... etc! Essa integração é  feita atravéz de bridges ou pulgins que integram os dois sistemas, partilhando db's e toda a informação necessária! Essas bridges para quem não está habituado a estes sistemas podem tornar-se um verdadeiro quebra-cabeças, mas passado algum tempo a coisa torna-se fácil!

Só queria salientar mais uma coisa, acho bom não estarmos habituados a um só sistema, isso pode cortar-nos as pernas em relação a criatividade e originalidade de cada um, porque se reparem bem essa saturação de sites em phpbb e phpnuke que ai anda é muito chata e encontra-mos sites identicos todos os dias... soo f**king booring!
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "exit"
(...)O smf é neste momento o melhor script de bb open source que ai anda,(...)
Tens a certeza que é opensource?

Cumps 8)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não é!? Então o meu conceito de opensource deve estar errado, talvez me possas esclarecer... agradecia dede já!
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Código: [Seleccione]
Simple Machines and Open Source

From time to time we get asked why Simple Machines software isn't released under a license certified by the Open Source Initiative. The point can be made that Simple Machines software isn't Open Source as described by the OSI. But on the other hand you can do nearly the same things with our software that you can with an OSI certified project.

You can modify the source code, distribute instructions to modify it, you can view the code and suggest improvements to it. However you may not:

    * Modify the copyright notice displayed (the same can be said for GPL software.)
    * You are not allowed to redistribute the forum/software itself, without written permission.
@ http://www.simplemachines.org/about/opensource.php

Eu não tinha a certeza mas aqui fica esclarecido. O que faz do smf não open source são exactamente estes dois pontos.

Cumps 8)