← Negócios Online

Como tornar empresário em nome individual

Lida 164091 vezes

Offline

pmlc 
Membro
Mensagens 469 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boa tarde,
Penso que com a experiência de muitos de voces me podem ajudar nesta questão.

- Quais os passos e consequentes custos para o registo de empresário em nome individual?

Obrigado
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Estudei contabilidade e gestão há um tempinho atrás..e consigo-te dizer que há cerca de 1, 2 anos os custos eram bastante elevados (cerca de 300€) e vais passar por muita burucracia (como tudo em portugal lol). Teras preencher vastos papeis e penso que é na repartição de finanças, não me recordo bem. lol
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

http://www.empresanahora.pt/ENH/sections/PT_como-funciona

No entanto, não te aconselho uma empresa em nome individual, desmarca sempre a tua pessoa da empresa!  :wink:
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Não, neste momento as coisas não funcionam assim OFFICER (e acho que estás a confundir com empresa).

Neste momento necessitas apenas de te deslocar às finanças (ou loja do cidadão de preferência), e pedires para te colectares como empresário independente a recibos verdes. Pagas, no máximo 10€.

Durante o primeiro ano não terás de pagar segurança social. Poderás colectar-te em modo de isenção de IVA, no entanto não recomendo. Terás de ver também a situação da contabilidade (organizada ou simplificada).

Não te recomendo a arrancar com empresa. Sai muito mais caro, já que não beneficias de nenhuma isenção e tens custos iniciais superiores. Aguardas pelo fim desse ano e só aí crias empresa.
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Empresário em nome individual (ou independente) e empresa em nome individual (cuja informação foi pedida) tem uma certa diferença.

Não sei se ele se quer apenas tornar empresário ou se quer mesmo abrir uma empresa em nome individual.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Uma empresa em nome individual é a chamada unipessoal. É uma empresa igual a qualquer outra, simplesmente tem apenas um sócio, e tem de usar a denominação unipessoal.

Empresário independente (ou em nome individual) é diferente. Recomendo a iniciar como empresário independente, e só depois saltar para empresa.
Offline

pmlc 
Membro
Mensagens 469 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "marsupillami"
Uma empresa em nome individual é a chamada unipessoal. É uma empresa igual a qualquer outra, simplesmente tem apenas um sócio, e tem de usar a denominação unipessoal.

Empresário independente (ou em nome individual) é diferente. Recomendo a iniciar como empresário independente, e só depois saltar para empresa.


Neste caso, penso o que mais se adequa é Empresário Independente. Ou seja, bastará solicitar nas Finanças e funcionava com Recibos Verdes, certo?
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Exacto.
Offline

Tartaruga 
Membro
Mensagens 2908 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

o marsupillami já disse tudo ;) e bem explicado!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

So por curiosidade quais as taxas que se pagam nesse primeiro ano?
E depois dele?
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

No primeiro ano se não me engano pagas IRS (a percentagem depende do escalão ou actividade axo eu), caso ultrapasses o rendimento mínimo anual. Pagarás ainda o IVA caso estejas em regime de IVA (diferença entre o que recebeste e o que pagaste).

Após o primeiro ano, para além do que está em cima pagas se não me engano 140€ de Segurança Social por mês.

Se tiveres empresa a segurança social é um pouco inferior (120 se não estou em erro).

Se tiveres contabilidade organizada, deves pagar algo entre os 50€ e 100€ ao contabilista.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

140€?
Isso é um roubo é do pais onde estamos
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

De onde é que achas que vem o dinheiro das reformas e para os desempregados...

Se tiveres uma empresa pagas prai 120€ por cada sócio.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nao sera por ano?
Pois por mes acho muito
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

É por mês. Eu pago isso, e sei bem o que custa :(