← Google

Adeus PageRank

Lida 10750 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4



Depois de se tornar numa métrica obsoleta em 2013 (talvez antes), o PageRank vai finalmente desaparecer:
http://searchengineland.com/rip-google-pagerank-retrospective-244286
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

É uma métrica obsoleta mas que tem a sua importância. E o que vai desaparecer é a exposição pública, mas vai continuar a existir essa métrica de forma oculta pela google.
Que outras métricas nos podemos basear? DA E PA? A mim não me parece...
Tenho pena que ocultem essa informação porque era algo de utilidade, embora limitada porque o crawler tem muitos outros fatores em conta.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Tenho pena que ocultem essa informação porque era algo de utilidade, embora limitada porque o crawler tem muitos outros fatores em conta.

Não vejo utilidade em avaliar um site em 2016 por uma métrica atualizada pela última vez em 2013. Sei que ainda há quem o faça, respeito, não concordo. Penso que esta remoção da Google vai simplesmente deixar de induzir pessoas em erro e isso eu vejo como uma boa notícia.

PA e DA são métricas de terceiros (Moz) que no fundo são palpites, com maior ou menor acerto, mas têm a vantagem de ser atualizadas com frequência. Existem outras, como o Trust Flow e Citation Flow (Majestic SEO) ou Ahrefs Domain Rank. Permitem dar algumas indicações, desde que não lhes seja atribuída mais importância do que na verdade têm.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Não vejo utilidade em avaliar um site em 2016 por uma métrica atualizada pela última vez em 2013. Sei que ainda há quem o faça, respeito, não concordo. Penso que esta remoção da Google vai simplesmente deixar de induzir pessoas em erro e isso eu vejo como uma boa notícia.

PA e DA são métricas de terceiros (Moz) que no fundo são palpites, com maior ou menor acerto, mas têm a vantagem de ser atualizadas com frequência. Existem outras, como o Trust Flow e Citation Flow (Majestic SEO) ou Ahrefs Domain Rank. Permitem dar algumas indicações, desde que não lhes seja atribuída mais importância do que na verdade têm.
Evidente que todas as que mencionas são relativas, assim como a que mencionei eu de DA e PA também o é... A nível de autoridade eu acredito mais no pagerank do que nessas, apesar de estar desatualizado, mas dá para ter uma ideia. Eu não considero para avaliação de sites mas sim como um factor de importância no que respeita por exemplo a linkbuilding.
A única métrica "oficial" que o google dava deixa de existir e isso não é positivo a meu ver.
Offline

will90 
Membro
Mensagens 13 Gostos 2
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Second year Anniversary One year Anniversary

Levava o Page Rank muito em conta quando comecei a trabalhar com marketing digital, mas, com o tempo, passei a deixar um pouco de lado, principalmente depois de descobrir que o Google não atualiza os dados desde 2013. Para mim, há ferramentas mais interessantes para avaliar um site, como o próprio Ahrefs que já citaram e o Open Link Profiler, para offpage. Mas, de qualquer forma, é uma forma a menos de saber a avaliação do algoritmo. Não ajuda, portanto, só nos deixa com mais trabalho para avaliar sites...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

A única métrica "oficial" que o google dava deixa de existir e isso não é positivo a meu ver.

Penso que estamos a falar de coisas diferentes kurtmix. Eu estou a referir-me à remoção (2016) de uma métrica que está desatualizada há vários anos, para não induzir as pessoas em erro. Creio que te estás a referir ao momento (2012 ou 2013) que a Google decide deixar de atualizar o PR. Se o PR continuasse ativo, funcional e atualizado, também não concordava com a remoção.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Penso que estamos a falar de coisas diferentes kurtmix. Eu estou a referir-me à remoção (2016) de uma métrica que está desatualizada há vários anos, para não induzir as pessoas em erro. Creio que te estás a referir ao momento (2012 ou 2013) que a Google decide deixar de atualizar o PR. Se o PR continuasse ativo, funcional e atualizado, também não concordava com a remoção.
Podes ter a certeza que ele activo e actualizado está, o que deixou foi de ser divulgada a actualização, certamente porque perceberam que estava a ser usada essa informação em estratégias de posicionamento. Essa como outras métricas que eles tem, não podem ser disponibilizadas publicamente para não serem usadas em manipulação de resultados. É simples de entender.
Offline

poir0t 
Membro
Mensagens 1510 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Quer dizer que todos os sites vão passar a ter PR N/A?
Se dantes ja era mau agora ainda pior...
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Quer dizer que todos os sites vão passar a ter PR N/A?
Se dantes ja era mau agora ainda pior...
Isso mesmo, o pagerank vai deixar de ser uma informação pública. Eles começaram por não atualizar a informação para que as pessoas deixassem de a ter em conta e em breve vai mesmo deixar de ser visivel.
Offline

SeoPortugal 
Membro
Mensagens 18 Gostos 5
Troféus totais: 8
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 10 Posts First Post Avatar Second year Anniversary One year Anniversary

O PR foi daquelas métricas que foram usadas e abusadas para manipular os rankings, e o Big G deixou, de publicamente, atualizar devido ao abuso. De qualquer maneira, é apenas um fator entre centenas de fatores a considerar na atribuição de rankings.

Por exemplo:

-Site A tem PR 5 em determinada página, página essa que contem poucos OBL , tem um DA 14 e um TF de 8.
- Site B tem PR3, DA 10 e TF 15

TF veio substituir o PR! A qualquer hora do dia prefiro um bom TF ao PR, porque o PR é facilmente manipulado e o TF é uma métrica que reflete o nivel de confiança que o Google atribui ao site em si.

Não estou a dizer que o TF não possa ser manipulado, obvio que sim, mas requer outro tipo de estratégia, não apresenta resultados da noite para o dia e tão pouco se enquadra no tópico - Done once, enjoy it forever -

Trust flow is your friend!