← Conversa Geral

Profissional ou Ciências e Tecnologias ?

Lida 12384 vezes

Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O momento da decisão aproxima-se, na vossa opinião que acham que devo tirar ?

Tenho notas relativamente boas
(Tive 3 a matemática e 4 a FQ - resto média de 4 praticamente)

Quero seguir informática, tenho uma escola perto com o curso profissional que quero, mas disseram-me que para ir para uma universidade depois precisava de me esforçar bastante na parte teórica se tirasse um curso profissional

relativo a ciências e tecnologia parece-me Time Waste  :-k
A ideia de ficar 3 anos sem uma única aula relacionada com informática mata-me  #-o

Que acham ?


Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Podes ir programando, criar projectos com o suporte da internet (desafios e tutoriais) ao passo k as bases matematicas (e acredita que sao muitas em engenharia) nao pods obter sozinho.

cumps 8)
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

se queres seguir uma engenharia informatica, vai para CT! Precisas de muita matemática.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

maior parte dos cursos superiores podem ser feitos sem bases... é difícil, mas é possível, mas se vais seguir informática é melhor que tenhas bases de programação e de matemática

tambem não precisas de assim tanta matemática, qualquer disciplina de matemática é possível de se fazer... as bases ajudam mas não são obrigatórias... opta sempre pela programação!!!! a matemática com muito ou pouco esforço faz-se sempre

já não ha os cursos tecnológicos de informática? fazes o 12 ano e tens diploma de técnico de informática de nível 3, tens matemática e programação... eu tirei isso antes de entrar na faculdade e digo-te que simplificou-me a vida 300%

boa sorte
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O momento da decisão aproxima-se, na vossa opinião que acham que devo tirar ?

Tenho notas relativamente boas
(Tive 3 a matemática e 4 a FQ - resto média de 4 praticamente)

Quero seguir informática, tenho uma escola perto com o curso profissional que quero, mas disseram-me que para ir para uma universidade depois precisava de me esforçar bastante na parte teórica se tirasse um curso profissional

relativo a ciências e tecnologia parece-me Time Waste  :-k
A ideia de ficar 3 anos sem uma única aula relacionada com informática mata-me  #-o

Que acham ?



Eu fui para as Ciencias e tecnologias, e por experiencia propria nao achei uma perda de tempo, as aulas de TIC nd mais servem que aprender a escrever no word/excel e ok um pouco de frontpage mas nunca aprendes as bases profundas de outros programas.
Nos cursos professionais ja nao e bem assim, irás ter aulas mais teoricas e sobre mais áreas e programas, no entanto... Matemática é a base de tudo, Ciencias e Tecnologias tens a matematica preparatória por assim dizer, que te irá preparar para a universidade.
Uma das vantagens do curso Ciencias e tecnologias é que depois terás mais saídas quando concluires o secundário.

Agora compete a ti decidir qual o melhor que se encaixa a ti...
P.S: sobrevivi a 3 anos sem aulas de informática  :superlol:  em contra partida aprendi muita coisa sozinho!!
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

maior parte dos cursos superiores podem ser feitos sem bases... é difícil, mas é possível, mas se vais seguir informática é melhor que tenhas bases de programação e de matemática

tambem não precisas de assim tanta matemática, qualquer disciplina de matemática é possível de se fazer... as bases ajudam mas não são obrigatórias... opta sempre pela programação!!!! a matemática com muito ou pouco esforço faz-se sempre

já não ha os cursos tecnológicos de informática? fazes o 12 ano e tens diploma de técnico de informática de nível 3, tens matemática e programação... eu tirei isso antes de entrar na faculdade e digo-te que simplificou-me a vida 300%

boa sorte

Na minha opinião eu acho que não é bem assim... Matemática faz-se com esforço mas programação faz-se ainda menos caso tenhas as bases de matemática.
Matemática é a capacidade lógica e programação assenta muito nisso...
CasaTuga está com Media de 3 a Matematica, é o nivel  mediocre/razoavel, mas acredito que seria muito melhor ter umas bases bem fortes para que depois possa assentar a programação sem problemas
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

a minha opinião é pelo que vejo na faculdade, ha muita mas muita gente mesmo com grandes notas a matemática que nunca vão terminar o curso... gostar ou perceber de matemática não implica gostar ou perceber de programação!


70% das cadeiras de um curso de Eng. Informática é Programação

uma cadeira de programação pode valer mais créditos que duas cadeiras de matemática juntas


é óbvia a importância da programação em relação à matemática, uma pessoa que chegue a um curso de Eng. Informática com gosto e hábitos de programação tem a licenciatura praticamente feita... para bases de matemática chega perfeitamente um livro de preparação para exames de matemática A, tens tudo lá resumido e explicado... também tens os profs das disciplinas que te tiram qualquer duvida, explicações de matemática também é mais fácil de encontrar e mais baratas que explicações de programação

são as duas importantes, eu tive a sorte de ter no secundário as duas coisa, senão tivesse escolhia programação

um curso profissional pode ser mau porque tens avaliação por modulos e isso é uma pratica que nos torna preguiçosos fora isso se for um bom curso só tens a ganhar

mas não fiques aflito, qualquer escolha que faças dá para terminares a licenciatura se realmente gostares do programar
Offline

ricardor 
Membro
Mensagens 224 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

70% das cadeiras de um curso de Eng. Informática é Programação

Não diria 70% mas sim uns 40%..
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

a minha opinião é pelo que vejo na faculdade, ha muita mas muita gente mesmo com grandes notas a matemática que nunca vão terminar o curso... gostar ou perceber de matemática não implica gostar ou perceber de programação!


70% das cadeiras de um curso de Eng. Informática é Programação

uma cadeira de programação pode valer mais créditos que duas cadeiras de matemática juntas


é óbvia a importância da programação em relação à matemática, uma pessoa que chegue a um curso de Eng. Informática com gosto e hábitos de programação tem a licenciatura praticamente feita... para bases de matemática chega perfeitamente um livro de preparação para exames de matemática A, tens tudo lá resumido e explicado... também tens os profs das disciplinas que te tiram qualquer duvida, explicações de matemática também é mais fácil de encontrar e mais baratas que explicações de programação

são as duas importantes, eu tive a sorte de ter no secundário as duas coisa, senão tivesse escolhia programação

um curso profissional pode ser mau porque tens avaliação por modulos e isso é uma pratica que nos torna preguiçosos fora isso se for um bom curso só tens a ganhar

mas não fiques aflito, qualquer escolha que faças dá para terminares a licenciatura se realmente gostares do programar
Acredito que haja pessoas que passam sem problemas nas cadeiras de programação sem ter pegado em Matemática ou que tenham poucas bases, mas... se já as tiveres a vida é facilitada, não precisas de esforçar tanto.
Durante os 3anos de curso ciencias e tecnologias a capacidade lógica e o método de trabalho são melhoradas e preparadas para o Ensino Superior de modo a facilitar a entrada dos alunos...
Isto claro é apenas a  minha posição... eu acredito que a Matemática irá facilita sempre a vida de cada um, concordo que o Curso professional permite adquirir bases de programação e também facilitar a vida nas cadeiras de programação... MAS, a meu ver Programação ou pelo que sei de programação, não é dificil de adquirir as bases desde que tenhamos uma boa capacidade lógica e de perceber como as coisas funcionam...
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

tive álgebra, matemática, matemática discreta, analise numérica e Probabilidade/estatística... só achei difícil matemática (trabalhamos com integrais e sucessões) o resto basta ires às aulas e fazes são acessíveis...

deve ser umas 36 disciplinas (6 por semestre) tens 5 matemáticas onde apenas uma é difícil...  o resto é informática / programação / base de dados / hardware


vendo bem as coisa não é 70% é 80% ou mais


uma pessoa que perceba de Algoritmia faz qualquer coisa, até medicina... a maneira como estruturas o pensamento é fundamental, se consegues adquirir isso com a matemática ou com a prática da programação já não sei... depende de cada um

eu desde cedo comecei a programar e nunca fui um aluno brilhante a matemática (vou fazendo) mas nas disciplinas de programação tiro grandes notas porque tenho prática... de C passas facilmente para Java ou C++ ou até C#... de PHP passas facilmente para PERL... Assembly, Lisp e Prolog já exige 2 dedos de testa... Ruby é facil... Python e Pascal são básicos... Javascript é +ou- complicado mas dá-te bases para AJAX... OpenGL... XNA... umas dão-te bases para outras, se percebes uma a seguinte é fácil porque ou usa o mesmo paradigma ou a mesma sintaxe... aprendes tanta coisa, tantas tecnologias e tantas linguagens...

Programar é ordenar de uma maneira lógica uma série de instruções, Matemática é o tudo o que te rodeia... ajuda saber de tudo

ja não sei, escolhe o que gostares mais, é tudo importante... confirma se já não existe os curso tecnológicos
Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

tive álgebra, matemática, matemática discreta, analise numérica e Probabilidade/estatística... só achei difícil matemática (trabalhamos com integrais e sucessões) o resto basta ires às aulas e fazes são acessíveis...

deve ser umas 36 disciplinas (6 por semestre) tens 5 matemáticas onde apenas uma é difícil...  o resto é informática / programação / base de dados / hardware


vendo bem as coisa não é 70% é 80% ou mais


uma pessoa que perceba de Algoritmia faz qualquer coisa, até medicina... a maneira como estruturas o pensamento é fundamental, se adquires isso com a matemática ou com a pratica da programação já não sei... depende de cada um

eu desde cedo comecei a programar e nunca fui um aluno brilhante a matemática (vou fazendo) mas nas disciplinas de programação tiro grandes notas porque tenho prática... de C passas facilmente para Java ou C++ ou até C#... de PHP passas facilmente para PERL... Assembly, Lisp e Prolog já exige 2 dedos de testa... Ruby é facil... Python e Pascal são básicos... aprendes tanta coisa, tantas tecnologias e tantas linguagens...

Programar é ordenar de uma maneira lógica uma série de instruções, Matemática é o tudo o que te rodeia... ajuda saber de tudo

ja não sei, escolhe o que gostares mais, é tudo importante... confirma se já não existe os curso tecnológicos

quando começaste a programar ?
Eu por agora só faço umas coisinhas em html/css .....

__
Cursos tecnológicos.... Penso que não.
http://www.antoniosergio.pt/?idpag=1001

Pois, eu estou virado para um Profissional. Vou ver se encontro mais pessoal que seja programador e ver as opiniões :D

Vou por em anexo o curso que devo tirar caso opte pelo Profissional
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

no meu 8ano com o PASCAL (é pá estou tão velho)...


ler é muito importante, vê sites, segue tutoriais mas compra livros e tenta perceber porque é que é assim e não é assado...

Redes é fixe, tens pouca programação mas ja tens alguma... tens matemática 3 anos.... parece-me bem

olha que há falta de bons profissionais de redes, até podes arranjar um emprego no final do curso e tirar e licenciatura como Trabalhador/Estudante



Ciências e Tecnologias tambem é uma alternativa e prepara-te bem para os exames


sinceramente já não sei, é ela por ela... qualquer coisa que escolhas tens os seus benefícios
Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

em matemática o meu maior problema são Inequaçõess, Equações, Sistemas principalmente

Isso interessa para informática?
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

em matemática o meu maior problema são Inequaçõess, Equações, Sistemas principalmente

Isso interessa para informática?

Equações é importante para tudo

Sistemas é importante em Álgebra para resolver e analisar matrizes


também nunca fui muito bom nessa área e passei bem a essas cadeiras, eles na faculdade explicam tudo muito bem como se fossemos muito burros e se mesmo assim tivermos duvidas vais ao gabinete do prof e ele esclarece-te... se o teu problema for bases basta estudar um bocado em casa, não ha matéria do outro mundo ou impossível de se aprender, há é matérias que exigem mais ou menos esforço

(eu em matemática só gostava de probabilidade, estatística e geometria)


já me esquecia, no 12 anos quando o vosso professor estiver a dar LIMITES estejam atentos é importantíssimo
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu a 2 anos diz essa escolha também.. não conseguia tambem estar 3 anos sem informatica.. depois para o ano vejo como fazer com a universidade.
Cursos tecnológicos infelizmente acabaram, pois mantinham a matematica e tinha a mesma o estagio e a area tecnica..