← SEO

Ignorar links para o meu blog

Lida 3070 vezes

Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas,

Estou a promover um passatempo no meu blog utilizando um método que já antes usei com sucesso.
Crio links personalizados, do tipo www.meusite.com/ref=qualquercoisa.... e envio para os participantes para eles divulgarem o blog.
Depois contabilizo as visitas e analiso a qualidade das mesmas para atribuir o prémio.

Agora surgiram-me umas dúvidas:
Não será prejudicial para o SEO do meu blog, ter diversos links que não existem espalhados por aí (facebooks, sites, blogs, etc...)?
Existe alguma forma de evitar que os motores de busca "reparem" nesses links?

Obrigado ;)
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Creio (não tenho a certeza) que para não teres problemas com páginas duplicadas deves de utilizar a tag canonical para que o google não considere as paginas "site.com/?lolalao" copias de "site.com" :)

Edit: No caso desse link apenas redireccionar para uma página qualquer que já exista (página inicial por exemplo) não terás problemas. Ou seja, em vez do utilizador aterrar numa página "site.com/?ref=lalala" com o conteúdo da home, passa por esse endereço mas vai ter depois ao endereço principal.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se percebi bem a situação, referes-te ao facto de, quando os passatempos acabam (e com eles as respectivas páginas no site), continuar a haver links por aí espalhados a apontar para uma página que já não existe.

Se for isso, resolves bem da seguinte forma: crias no htacess (ou com código, plugins, whatever...) regras de redireccionamento. Quando um passatemto termina, adicionas uma regra que redirecciona os visitantes, da página desse passatempo, para a página inicial do site ou para uma página permantente de passatempos (o que talvez seja melhor).

[Edit: senão quiseres mesmo usar esses links, diz-me que ajudo-te a redireccionar todos esses links para um site meu :). ]
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

...em vez do utilizador aterrar numa página "site.com/?ref=lalala" com o conteúdo da home, passa por esse endereço mas vai ter depois ao endereço principal.
O que acontece é que o utilizador ao clicar em www.site.com/?qualquercoisa... vai ter à homepage mas na barra de endereço do browser continua a aparecer site.com/?ref=lalala.

Se percebi bem a situação, referes-te ao facto de, quando os passatempos acabam (e com eles as respectivas páginas no site), continuar a haver links por aí espalhados a apontar para uma página que já não existe.

Não é bem isso... os links continuam a apontar para uma página que existe, pois apontam para a home page... é que um link do tipo: www.site.com/?qualquercoisa, apesar de variar o que vem à frente do "?", o link leva-nos sempre até ao site (neste caso até à homepage do site.com).

A minha dúvida é se isto influencia no SEO.
Por exemplo, será que o google considera o www.site.com/?qualquercoisa como um backlink para www.site.com?
Será que o google vai considerar que o www.site.com/?qualquercoisa tem conteúdo duplicado do www.site.com?


Obrigado
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Penso, não tenho a certeza, que para o Google considerar um backlink o link deve de apontar para site.com e não para site.com/?lalala

E sim, vai considerar conteúdo duplicado porque vai encontrar o mesmo conteúdo em urls diferentes. A solução é:

» usar a canonical tag para informar aos motores de pesquisa que o conteúdo que está a ser visto é da pagina "site.com" (se usares o plugin all in one seo pack ou platinum seo pack vê se tens essa opção marcada)
» utilizar outro sistema de tracking, por exemplo aceder ao endereço "site.com/track.php?id=1" » o script guarda o numero de visitas numa base de dados » envia a pessoa para a página inicial

nestes casos não deverás de ter problemas... eu usaria o segundo método :)
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado Celso,
O 2º método que sugeriste já não vou a tempo de utilizar, uma vez que já distribui os links pelos participantes.

Não sei é como posso aplicar a sugestão que deste... eu uso o plugin platinum seo pack mas não tou a ver como posso configurar para este efeito, é que os links que estou a fornecer estão a ser criados no momento em que o participante do passatempo se inscreve.
Desculpa, mas não entendi muito bem o que devo alterar no plugin! :-(
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Só vi agora a tua resposta, mas o plugin está a adicionar isso automaticamente, por isso não tens problemas.

Vi nos dois sites que tens na assinatura e ambos têm a canonical tag:

Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Só vi agora a tua resposta, mas o plugin está a adicionar isso automaticamente, por isso não tens problemas.

Vi nos dois sites que tens na assinatura e ambos têm a canonical tag:



Celso,  :obrigado:

Sendo assim, não preciso de mexer em nada.  :)