← Desenvolvimento

[HTML] - Inserir uma informação variável

Lida 7460 vezes

Offline

vkthor 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Olá.

Tenho uma página com 10Kb em que um parágrafo muda quase diariamente, tipo:

blá, blá, blá, blá, blá, blá,
blá, blá, blá, blá, blá, blá,

[aqui o parágrafo que muda....]

e retorna ao blá, blá, blá, blá,
blá, blá, blá, blá, blá,

Para evitar estar sempre a editar o documento principal e a fazer o upload de todo ele, há alguma forma ou instrução que permita ir ler o parágrafo em causa, tipo:

<p>blá, blá, blá, blá, </p>
<ler_inserir ficheiro_variavel.html /> <!-- Este ficheiro_variavel.html é que contém o parágrafo em causa -->
<p>blá, blá, blá, blá, </p>

TIA.

--
Vkthor
Offline

morpheus 
Membro
Mensagens 1199 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

olá, vkthor. Bem vindo!

essa página em particular, pensas fazer em html ou php?
Offline

MiguelTavares 
Membro
Mensagens 3871 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Se ficar com extensão .PHP, basta inserires a tag: <? include("ficheiro_do_paragrafo.php");?>

;)
Offline

vkthor 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Citação de: "morpheus"
olá, vkthor. Bem vindo!


Olá morpheus. Obrigado.

Citação de: "morpheus"
essa página em particular, pensas fazer em html ou php?


errr.... php? Boa! O que é isso?!... (acho que já respondi... ) Vou ficar pelo html mesmo, ou ter de tirar um curso rápido de php  :-)
Offline

vkthor 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Olá MeNz

Citação de: "MeNz"
Se ficar com extensão .PHP, basta inserires a tag: <? include("ficheiro_do_paragrafo.php");?>


Obrigado pela resposta, mas... como já disse ao morpheus, sei nada, nadica, népias de php  :oops:
Em html não há equivalente?
Offline

morpheus 
Membro
Mensagens 1199 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

:D na boa. mas se algum dia decidires estudar algo mais complexo neste mundo online, php é um bom ponto de partida! :wink:

em html tem uma grande desvantagem: ao inserires ficheiros externos (e visto que não é uma linguagem ss) tens que definir o tamanho da area em pixels...

ou seja. imagina que no primeiro dia inseres um ficheiro que ocupa 200 pixels na vertical. até aqui tudo bem. mas no segundo inseres outro com 100 pixels na vertical... vais ficar com um espaço em branco enorme. e no terceiro inseres um com 300 pixels... vai-te cortar o texto!

ficas aqui com duas referências:

em html:
Código: [Seleccione]
<iframe name="iframe" src="O_URL_AQUI" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" border="0" frameborder="0" width="200" height="200"></iframe>
isto é uma iframe... width e height define o tamanho da mesma.

em php:
como o MeNz disse:
Código: [Seleccione]
<?include("ficheiro_do_paragrafo.php");?>
para isto funcionar, só precisas de ter um servidor que suporte php (normalmente os free não suportam e o pagos suportam), renomear o ficheiro de .html para .php (mesmo que seja o index.html, vai funcionar exactamente igual como .php :wink: ) e inserir aquele código onde queres que apareça o texto.

a vantagem desta última é que o teu texto é inserido na página ainda no servidor, e o visitante nem sequer sabe que está num ficheiro separado. e não precisas de definir tamanhos que ele "adapta-se" ao conteúdo!

espero que isto te seja útil. dúvidas? é só postar aqui! :wink:
Offline

vkthor 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Olá morpheus.
Obrigado pela resposta.

Citação de: "morpheus"
se algum dia decidires estudar algo mais complexo neste mundo online, php é um bom ponto de partida!

Garanto que vou experimentar, embora neste preciso momento, os meus (poucos) conhecimentos de html me cheguem, e não possa perder muito mais tempo a aprender uma coisa nova, mas em informática é assim mesmo, ou se aprende todos os dias, ou aquilo que aprendemos deixa de ser útil. Ainda hoje guardo manuais e disquettes desde as primeiras versãoes de DOS (o que é isso do MS-DOS???) e nem sei para que aprendi tantos comandos... LOL

Citação de: "morpheus"

em php:
como o MeNz disse:
Código: [Seleccione]
<?include("ficheiro_do_paragrafo.php");?>
para isto funcionar, só precisas de ter um servidor que suporte php (normalmente os free não suportam e o pagos suportam), renomear o ficheiro de .html para .php (mesmo que seja o index.html, vai funcionar exactamente igual como .php :wink: ) e inserir aquele código onde queres que apareça o texto.

Aqui está uma coisa que tenho de explorar melhor. A página está alojada no geocities.yahoo e experimentei renomeá-la lá e ele aceitou, e também aceitou o upload por ftp de um ficheiro teste.php pelo que isso não deve ser problema, uma vez que ele não aceita um favicon.ico, só que ao tentar vê-la no meu browser (mozila firefox), ele quer fazer o download do ficheiro .php em vez de o abrir normalmente. Isto bem pode ser uma confguração, mas tenho de lhe tentar dar a volta, até porque acontece o mesmo com o internet explorer, e quer eu queira ou não, 97% do tráfego no site é com o ie  :-(

Citação de: "morpheus"
a vantagem desta última é que o teu texto é inserido na página ainda no servidor, e o visitante nem sequer sabe que está num ficheiro separado. e não precisas de definir tamanhos que ele "adapta-se" ao conteúdo!

Era mesmo isto que eu queria, mas tinha de ser um processo mais transparente. É pena, mesmo definindo o browser para abrir por padrão os ficheiros .php, tenho quase a certeza que muitos dos meus visitantes o não devem ter feito.

Citação de: "morpheus"
espero que isto te seja útil. dúvidas? é só postar aqui!

Mais uma vez obrigado. É o que farei, e espero um dia vir a tornar-me também útil a alguém, pois vou manter este fórum nos meus favoritos.
Offline

morpheus 
Membro
Mensagens 1199 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Citação de: "vkthor"
Olá morpheus.
Obrigado pela resposta.

Na boa! :wink:

Citação de: "vkthor"

Garanto que vou experimentar, embora neste preciso momento, os meus (poucos) conhecimentos de html me cheguem, e não possa perder muito mais tempo a aprender uma coisa nova, mas em informática é assim mesmo, ou se aprende todos os dias, ou aquilo que aprendemos deixa de ser útil. Ainda hoje guardo manuais e disquettes desde as primeiras versãoes de DOS (o que é isso do MS-DOS???) e nem sei para que aprendi tantos comandos... LOL

 :lol:  :lol: olha que ainda há coisas que um cmd é a melhor coisinha que há!

Citação de: "vkthor"

Aqui está uma coisa que tenho de explorar melhor. A página está alojada no geocities.yahoo e experimentei renomeá-la lá e ele aceitou, e também aceitou o upload por ftp de um ficheiro teste.php pelo que isso não deve ser problema, uma vez que ele não aceita um favicon.ico, só que ao tentar vê-la no meu browser (mozila firefox), ele quer fazer o download do ficheiro .php em vez de o abrir normalmente. Isto bem pode ser uma confguração, mas tenho de lhe tentar dar a volta, até porque acontece o mesmo com o internet explorer, e quer eu queira ou não, 97% do tráfego no site é com o ie  :-(

se não estou em erro, geocites não tem suporte php... alguém que me corrija se estiver errado... :?

Citação de: "vkthor"

Era mesmo isto que eu queria, mas tinha de ser um processo mais transparente. É pena, mesmo definindo o browser para abrir por padrão os ficheiros .php, tenho quase a certeza que muitos dos meus visitantes o não devem ter feito.

e é transparente. normalmente quando aparece o prompt de download, é porque o suporte php não está configurado no servidor. Para veres o transparente que php é, visita www.espelhodigital.com. Tudo em pleno php. :wink:

Citação de: "vkthor"

Mais uma vez obrigado. É o que farei, e espero um dia vir a tornar-me também útil a alguém, pois vou manter este fórum nos meus favoritos.

Boa! vai nos visitando! és sempre bem vindo! :D
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Bem-vindo ao +trafego vkthor! :D

morpheus, grande ajuda! :D
Offline

vkthor 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Olá fpware

Citação de: "fpware"
Bem-vindo ao +trafego vkthor!

Obrigado. Vou parar por aqui muitas vezes :-)
Offline

Tartaruga 
Membro
Mensagens 2908 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bem-vindo!

Eu tb n percebo muito de php, mas quero aprender!

morpheus tu é que podias fazer uns pequenos tuturiais com o essencial do php e colocá-los aqui no fórum.

ou então tipo se houver um bom site que dê umas dicas sobre php põe aqui please!

Um abraço
Offline

morpheus 
Membro
Mensagens 1199 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

:D eu percebo um bocadinho! :wink:

mas sobre os tutoriais, o chefe pediu-me umas coisinhas dessas! estão a ser planeadas!  :wink:

mas digo-te o que já disse a muitos. na minha opiniao, a mehor coisinha que existe para dar os primeiros passos é um livro: "PHP for dummies". não estou a chamar nomes a ninguém, mas para quem nunca deu passos nesta linguagem, o livro ensina. e muito! vale bem a pena! :wink:
Offline

frsantos 
Membro
Mensagens 1458 Gostos 0
Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

excelente m o livro está em português certp? so o titulo e k e em ingles.

ou estou enganado
Offline

morpheus 
Membro
Mensagens 1199 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

erg... o que eu conheço é inglês... :?
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A que eu tenho também é em inglês. E vou voltar a pegar no pdf agora nas férias para ler mais um bocadito...
Mas desde que arranjei o livro já reparei nessa colecção "For dummies" à venda em Portugal e em Português. Em Português é "Para Totós", tipo php para totós. Mas este não o vi. Já pesquisei na net e não encontrei nem para download nem para venda.




 :lol:
http://www.superlivros.com/04_multimedia/classificacao/0412.asp

php para totós não encontrei  :cry: vou pesquisar no Brasil...