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Más práticas comerciais ou falta de ética de empresas de alojamento em Portugal

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anjo2 
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A FCCN já respondeu, infelizmente devido á cláusula de confidencialidade do email não o posso publicar na integra.

Basicamente o que dizem é que o titular do dominio pode sempre alterar a entidade gestora.

Que de resto não tem nada a ver com as práticas comerciais de qualquer empresa.

Por isso cheguei a uma conclusão e qualquer pessoa pode tirar a mesma ilação: Ter um selo/simbolo de register "oficial" aka ser acreditado pela FCCN não é sinónimo de confiança, pois qualquer pessoa com mais de 100 domios registados no dns.pt, independente de ser o maior vigarista ou a mais séria das empresas pode e é acreditada pela FCCN.

Editado pq tinha me esquecido de escrever o final da frase, pensei nela e nao escrevi.
A própria dns.pt/fccn tem políticas ilegais...
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bonsempregos 
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Citar
Para se candidatar a Agente de Registo (Registrar) credenciado da FCCN deverá ser gestor de pelo menos 100 nomes de domínio e não possuir quaisquer valores em dívida na FCCN, sendo ainda alvo de uma apreciação casuística que dependerá, nomeadamente, da localização, historial da empresa, razões da candidatura.

fonte: https://online.dns.pt/dns_2008/do?com=DS;4879461630;111;+PAGE(4000002)+K-NOTICIA(883)+K-CAT-CODIGO(C.126)+RCNT(1);

e

https://online.dns.pt/dns_2008/do?com=DS;4879461630;111;+PAGE(4000060)+K-CAT-CODIGO(C.125)+RCNT(100);
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Lord Paulus Cobris 
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fonte: https://online.dns.pt/dns_2008/do?com=DS;4879461630;111;+PAGE(4000002)+K-NOTICIA(883)+K-CAT-CODIGO(C.126)+RCNT(1);

e

https://online.dns.pt/dns_2008/do?com=DS;4879461630;111;+PAGE(4000060)+K-CAT-CODIGO(C.125)+RCNT(100);


Boas!

Como o Anjo já disse, se até a própria DNS tem políticas ilegais e abusivas...
Como achas que os restantes "registares oficiais" podem ser fiáveis?  Porque tem um selo ou são referidas na página deles?

Pior ainda é que não existe qualquer controlo ou fiscalização por parte deles, sendo que a meu ver é importante que se façam chegar queixas a eles, sempre que exista um abuso dos seus parceiros oficiais.

Não acredito que resolva é alguma coisa, pois essa entidade em conjunto com o INPI, são das instituições mais complicadas para se fazer ver alguma coisa...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

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bonsempregos 
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Não vamos misturar alhos com bugalhos, estamos a falar (embora off-topic) em register acreditado pela FCCN, que é a Fundação para a Computação Cientifica Nacional, ou seja o orgão que devia ter mais credebilidade no que diz respeito ao mundo infomático em Portugal.

Imaginem todos que nenhuma das pessoas aqui presentes entendia alguma coisa de informática, ao ver um simbolo de uma fundação, que hipoteticamente, é uma instituição respeitável porque razão não deveria confiar?

É o mesmo que dizer a todos os consumidores que não devem seguir as recomendações da deco (embora isto leve a outra história e na minha opinião pessoal considerar que a deco é a maior acção/empresa de marketing em Portugal, mas deixemos esta questão para outro tópico).
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Santo 
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Ser referido na página deles é uma excelente publicidade, que não haja dúvidas sobre isso :-)

Quanto às más práticas ou boas, não são os selos mas sim as reputações que foram construidas que dão indicadores sobre o que cada empresa faz e o modo como o faz e mesmo isso não invalida uma pesquisa/email.

Se acham que está mal e ainda mais que é ilegal, em vez de conversa actuem. O mail é: request "at" dns.pt

Estou certo que se o numero de queixas for elevado, a FCCN irá actuar. Já mudaram bastante nos ultimos tempos, se bem que ainda existem muitos processos a corrigir/melhorar.

Uma coisa que eu gosto na FCCN/DNS.pt é que um detentor de um dominio .PT nunca o irá perder a favor de uma empresa sem escrúpulos que tem por hábito registar os dominios em seu próprio nome em vez de usar os dados dos clientes. O titular de um dominio .PT é livre de mudar de Entidade Gestora como e quando quiser, sem ter de prestar contas ou avisar seja quem for.

Saudações

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bonsempregos 
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Não esperem que os clientes vão reclamar  á DNS.pt, vocês, empresas, é que se tem de unir e reclamar/expor a situação (a lacuna que existe e uso abusivo do selo FCCN), para que eventuais clientes não possam ser enganados por determinadas entidades, ao mesmo tempo estão tambem a proteger o vosso mercado.

De certeza que se grande parte dos registers acreditados se juntar e expor a situação fazem algo, muito mais rápido do que e forem 2 ou 3 "particulares (ler pessoa comum que regista um dominio)" a expor.
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anjo2 
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Não esperem que os clientes vão reclamar  á DNS.pt, vocês, empresas, é que se tem de unir e reclamar/expor a situação (a lacuna que existe e uso abusivo do selo FCCN), para que eventuais clientes não possam ser enganados por determinadas entidades, ao mesmo tempo estão tambem a proteger o vosso mercado.

De certeza que se grande parte dos registers acreditados se juntar e expor a situação fazem algo, muito mais rápido do que e forem 2 ou 3 "particulares (ler pessoa comum que regista um dominio)" a expor.
Acabaram de dizer que as empresas que criticam as que praticam overselling são invejosas e estás a dizer para as empresas criticarem as más práticas das outras empresas? Vão ser catalogadas como bufos, invejosos, etc. Essa acção tem que partir em primeiro lugar pelos clientes.
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bonsempregos 
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Juntarem-se e enviarem um pacote de medidas que gostavam de ver implementadas não tem nada a ver com o ser bufos mas sim protegerem os consumidores (os vossos clientes/pessoas que vos dão dinheiro a ganhar) e acima de tudo os vossos interesses e preocupações sectoriais.

Lembrem-se de uma coisa, enquanto um mercado não é regulamentado são as próprias empresas que fazem o "standard" do mercado. Quando é criada uma regulamentação a mesma é sempre adaptada a esse standard.

Por isso a falta de intervenção e ausência de envio de ideias/propostas é o mesmo que "deixar andar".

Como se costuma dizer quem boa cama faz, nela se deita.
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Santo 
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Nem queiramos ir pelo caminho das "associações de sector" que isso ainda dá menos consenso que a maioria dos temas que se discute por aqui  :superlol:
(vários tópicos aqui no +T exemplificam perfeitamente o tipo de acordo que é possivel conseguir - incluindo um quadro privado sobre o tema)

Num mercado onde existem centenas (ou se calhar milhares) de pequenos comerciantes ilegais (em termos fiscais e não só) e onde os legais não se entendem, pouco hà a fazer.

Vamos tendo a APREGI que sempre vai fazendo alguma coisa, se bem que não seja do conhecimento público a maioria das suas acções. Penso que os seus associados representam a maior fatia de mercado (+ de 50%) nesta área.

Saudações

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marsupillami 
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Marsu,

Técnicamente eles não podem sequer fazer nada nos dominios .PT/COM.PT uma vez que o titular pode mudar de Entidade Gestora como e quando quiser... Talvez esse artigo se aplique nos .com/net?

Sim, eu sei disso, tu sabes disso mas o cliente poderá não saber nem tem de o saber, já que a compra está a ser feita à empresa em questão. Quando o "registrar oficial" tenta ludibriar desta forma um cliente, julgo que a DNS.PT deveria intervir. Quanto mais não seja por denominar essa empresa, numa lista pública, como "registrar oficial".

Um cliente não tem de saber os requisitos para se ser registrar oficial (até porque a DNS.PT nem os informa publicamente, de forma bem visivel). Parte do principio que, se a empresa o é oficialmente, existe uma relação de confiança e cumprimento de deveres entre a FCCN e essa empresa.
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anjo2 
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Juntarem-se e enviarem um pacote de medidas que gostavam de ver implementadas não tem nada a ver com o ser bufos mas sim protegerem os consumidores (os vossos clientes/pessoas que vos dão dinheiro a ganhar) e acima de tudo os vossos interesses e preocupações sectoriais.

Lembrem-se de uma coisa, enquanto um mercado não é regulamentado são as próprias empresas que fazem o "standard" do mercado. Quando é criada uma regulamentação a mesma é sempre adaptada a esse standard.

Por isso a falta de intervenção e ausência de envio de ideias/propostas é o mesmo que "deixar andar".

Como se costuma dizer quem boa cama faz, nela se deita.
Isso já foi feito, eu próprio já dei as minhas sugestões para eles, e várias empresas daqui também o fizeram. E como já foi dito, eles estão a evoluir, mas a um ritmo demasiado lento.

Sugestões são sempre bem vindas.
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Lord Paulus Cobris 
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Boas!
Existe com cada comentário, que enfim...

Em relação á DNS.pt/fccn, já foi pela minha parte enviadas ideias e processos para agilizar o funcionamento dos mesmos...
Mas como entidade publica que é... as melhorias são feitas ao favor de quem (lá dentro), lhe interessa que funcione.

A Apregi como associação é uma nódoa... ainda por cima constituída nos seus órgãos por elementos de empresas que se vangloriam de ai pertencer.
Alem de não ser isenta (pois deveria ter órgãos independentes), é inerte no exercício de qualquer tipo de representatividade do sector.

Se este mercado de alojamento nacional é para funcionar com uma legítima representação, é necessária a criação de uma nova associação com pés e cabeça que não beneficie os lobbies e os grandes do sector, mas sim todos a que a ela se desejem juntar...

Só para verem... foi feito o meu pedido de adesão á mesma em 2005, até hoje aguardo uma resposta aos formulários enviados...
Talvez seja preciso mandar um cheque para "olear" o processo...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo
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Tiago 
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Mais uma acha para a fogueira: http://www.webhosting.info/webhosts/tophosts/Country/US

Qual dessas empresas tem uma politica clara de uso de recursos?

São as maiores empresas do mundo do hosting, e as que estão ali têm muita qualidade.

As questão dos bancos é bem apanhada. Se por exemplo todos os clientes CGD quisessem levantam-se o dinheiro todo, diga-mos em dois dias, íamos ter problemas sérios no país, correcto? Mas a CGD não deixa de ser um banco de qualidade e de confiança.

Compreendo o vosso ponto de vista ético e moral, mas não compreendo o rótulo automático, overselling = mafioso

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Lord Paulus Cobris 
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Não esperem que os clientes vão reclamar  á DNS.pt, vocês, empresas, é que se tem de unir e reclamar/expor a situação (a lacuna que existe e uso abusivo do selo FCCN), para que eventuais clientes não possam ser enganados por determinadas entidades, ao mesmo tempo estão tambem a proteger o vosso mercado.

De certeza que se grande parte dos registers acreditados se juntar e expor a situação fazem algo, muito mais rápido do que e forem 2 ou 3 "particulares (ler pessoa comum que regista um dominio)" a expor.

Grande LOL...
Eu penso assim...

O cliente quando é burlado é que deve fazer queixa...
Ou estás á espera que sejam outras empresas a fazer isso por ti?

É algo como, o Fiat UNO tem problemas de pneus, que tem origem num desalinhamento do veio de direcção...
Como tal o cliente espeta-se com o carro, mas terá que ser a SEAT a fazer queixa ás entidades porque a FIAT não o fez, ou porque o cliente também achou injusto...

Cada empresa responde pelo seu serviço, sem uma representação adequada do sector, o cliente terá que ser um pouco astuto, e verificar os feedbacks das empresas que pretende usar e ler bem todas as condições que lhe são impostas pelos serviços.

Cumprimentos,

Paulo Eduardo
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Tiago 
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Grande LOL...
Eu penso assim...

O cliente quando é burlado é que deve fazer queixa...
Ou estás á espera que sejam outras empresas a fazer isso por ti?

É algo como, o Fiat UNO tem problemas de pneus, que tem origem num desalinhamento do veio de direcção...
Como tal o cliente espeta-se com o carro, mas terá que ser a SEAT a fazer queixa ás entidades porque a FIAT não o fez, ou porque o cliente também achou injusto...

Cada empresa responde pelo seu serviço, sem uma representação adequada do sector, o cliente terá que ser um pouco astuto, e verificar os feedbacks das empresas que pretende usar e ler bem todas as condições que lhe são impostas pelos serviços.

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

Nem mais, não vamos andar numa vingativos e bufos.