← Hosting

Más práticas comerciais ou falta de ética de empresas de alojamento em Portugal

Lida 26175 vezes

Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Cerca de 33Tb, mais bit menos bit.

Saudações
100Mbps up e 100Mbps down dá 200Mbps no total, mas em servidores a maioria do tráfego é para fora e não para dentro, no entanto também pode existir muito tráfego para dentro, como por exemplo guardar backups nesses alojamentos que supostamente têm espaço ilimitado.

8 bits = 1byte
100Mb = 12.5MB
1 dia = 86400s (24h*60h*60s)
1 mês ~= 30 dias
Tráfego máximo teórico de up+down num mês: 2*12.5*30*86400 = 64800000MB = 63281,25GB = 61,8TB
Tráfego máximo só de up ou down num mês: 30.9TB
Tráfego máximo só de up ou down num dia: 1,03TB

As contas foram feitas em base 2 e para 30 dias, se for em base 10 (unicade SI) e o mês tiver 31 dias, só para up ou down dá: 12.5*31*86400 = 33480000MB = 33480GB = 33.48TB


Tiago, que condições estás a falar?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

A questão dos dominios é ridicula no entanto esta presente nos termos de uso deles (http://www.lusodigital.com/condicoes.shtml):

Citar
18. REGISTOS DE DOMÍNIOS
Não poderemos ser responsabilizados por recusas de registo ou por atrasos nos mesmos. Os domínio são registados, publicamente, com os dados fornecidos pelo Cliente. Os domínios são renovados automaticamente quinze dias antes da data de expiração. Não autorizamos a utilização de DNS externos nos domínios registados pela Luso Digital. Para beneficiar do nosso preçário para o registo de domínios o Cliente deverá subscrever um serviço de alojamento ou, se optar pelo parqueamento do domínio, subscrever um serviço de alojamento até à expiração do domínio. Em caso de não subscrição do nosso serviço de alojamento será cobrada uma taxa de trinta e nove euros para a entrega do domínio. No âmbito do oferta do bónus de activação, será aplicado um compromisso de permanência de vinte e quatro meses.

Não tem mesmo logica pois:

-Perdem clientes que querem apenas dominios
-Podem perder clientes para alojamento por a situação ser ridicula e ainda dão ma imagem à empresa..
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Santo, falo de termos de responsabilidade e as tretas do costume.

Mas o meu ponto não é esse, é mesmo o facto de o consumidor não saber ou não conseguir fazer uma compra correcta, seja por preguiça em fazer perguntas prévias ou simples só vê $$....



Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
19. SERVIÇO DE ALOJAMENTO
A Luso Digital disponibiliza um espaço físico ao Cliente para alojamento e transferência de informação na Internet, correspondente a um determinado número de Megabytes, bem como de outros serviços adicionais, definidos a cada momento, no preçário do serviço e mediante pagamento dos valores que aí se encontrem fixados. A não utilização pelo Cliente da totalidade de Megabytes de informação a que tem direito é da sua exclusiva responsabilidade, não conferindo ao Cliente o direito de exigir qualquer redução ou desconto no preço fixado.

Logo ai quebraram o contracto por não fornecerem o serviço a que se propunham.

Em relação aos dominios gostava de saber como podem obrigar um .com.pt ou mesmo um .pt a manter um determinado alojamento.

Mesmo que a nivel legal, a precedência é que o titular do dominio é livre de fazer o que quiser com o mesmo, dentro das normas estipuladas pela entidade reguladora.

Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas!
Penso que existe muita ignorância e desleixo típico do Português, ou porque não sabe, ou porque não quer saber.
Normalmente e pela experiência que tenho, a maioria apenas a olha a uma coisa... PREÇO, tudo o resto é igual para a maioria das pessoas...

Como já foi explicado aqui, politicas "ilimitadas" estão sempre limitadas por condições que estão normalmente nas regras gerais dos prestadores.
Não existe como já  foi dito ilimitado infinito, pois se assim fosse todos andavam a trabalhar para aquecer...
O que se passa é que muitas das empresas optam pelo overselling para andar a "jeito", vender na base de que quem compra não vai usar o que pagou...
Digamos enganar o cliente de uma forma muito soft...

A questão do limitado vs ilimitado nos recursos das empresas tem sempre a ver com 2 pontos...

- Clareza do que se adquire
- Honestidade de quem vende um serviço

Ambos os serviços em funcionamento até podem ser iguais, mas enquanto que no serviço limitado está preto no branco o que o cliente tem e pode usar, no serviço ilimitado existe uma "gray area" onde o cliente pensa que pode usar até mais não, quando na verdade são impostos limites, que por vezes causam bastantes dissabores.

Cabe como sempre ao cliente fazer uma prospecção de mercado, informar-se um pouco sobre o que pretende e o que vai ter, e claro desconfiar de quem lhe oferece tudo por quase nada.
Eu mesmo quando estou a ver um produto que desejo (seja uma TV, Blu-Ray, um Automóvel ou algo...), faço uma análise do mercado e vejo para as minhas necessidades qual é o produto que melhor se adequa.

Sendo um mercado internacional, com empresas estrangeiras com localizações, e outras nacionais a concorrerem no mesmo mercado, não existe um regulador de mercado, sendo que cada uma acaba por usar a estratégia que mais se adequa aos objectivos...
Apenas vos digo que estatisticamente uma empresa que faça overselling tem diversas vezes mais probabilidade de falhar ou falir, que uma empresa que faça um escalonamento á partida dos seus produtos...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Logo ai quebraram o contracto por não fornecerem o serviço a que se propunham.

Em relação aos dominios gostava de saber como podem obrigar um .com.pt ou mesmo um .pt a manter um determinado alojamento.
Mesmo que a nivel legal, a precedência é que o titular do dominio é livre de fazer o que quiser com o mesmo, dentro das normas estipuladas pela entidade reguladora.

Boas!
Realmente nesse caso a empresa não tem qualquer tipo de legitimidade para impedir o dono do domínio de mudar os dns para outra empresa.
Isto porque o mesmo é sempre o dono do domínio, e pode solicitar directamente ao dns.pt os dados de acesso, e aceder ele mesmo á alteração das entidades e dos dados.

Em relação a essa condição, é o que já tinha referido, existem condições prévias, que se consideram aceites quando um cliente se torna cliente deles.
O que eles irão sempre dizer, é que o cliente se não leu as condições deveria ter lido, pois as mesmas estão publicamente disponíveis e são as regras de funcionamento deles... bla bla bla...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Toda a gente compra produtos ilimitados (Telecomunicações) quando sabemos perfeitamente que a rede não suporta todos os seus utentes a falar ao mesmo tempo (overselling). Como tal vamos deixar de usar o telefone porque é overselling...

Ah.. e já agora a Internet também.. Isto porque começando na Zon e acabando na PT, estamos a ter overselling que chega aos 50:1 (50 clientes de 1Mb por cada 1mb de rede disponivel = Taxa de contenção <- bela palavra para dizer Overselling).

Posto isto e por outros exemplos faceis de encontrar, quem defende que o overselling é mau e que "é o Diabo descido à terra", pura e simplesmente esta a ser hipocrita, pois no seu dia a dia usa dezenas de serviços em regime de overselling sem problemas.

Existem duas formas de fazer overselling:

- A BOA
- A MÁ

Cabe a cada empresa estipular a sua politica e aos clientes avaliarem o serviço, o resto é conversa da treta.

PS: Os maiores casos de sucesso nesta área a nivel internacional são empresas que fazem overselling.

Saudações
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Toda a gente compra produtos ilimitados (Telecomunicações) quando sabemos perfeitamente que a rede não suporta todos os seus utentes a falar ao mesmo tempo (overselling). Como tal vamos deixar de usar o telefone porque é overselling...

Ah.. e já agora a Internet também.. Isto porque começando na Zon e acabando na PT, estamos a ter overselling que chega aos 50:1 (50 clientes de 1Mb por cada 1mb de rede disponivel = Taxa de contenção <- bela palavra para dizer Overselling).

Posto isto e por outros exemplos faceis de encontrar, quem defende que o overselling é mau e que "é o Diabo descido à terra", pura e simplesmente esta a ser hipocrita, pois no seu dia a dia usa dezenas de serviços em regime de overselling sem problemas.

Existem duas formas de fazer overselling:

- A BOA
- A MÁ

Cabe a cada empresa estipular a sua politica e aos clientes avaliarem o serviço, o resto é conversa da treta.

PS: Os maiores casos de sucesso nesta área a nivel internacional são empresas que fazem overselling.

Saudações

Boas,
Bem escolheste logo um bom exemplo...

Mercado monopolizado, onde todos actualmente usam overselling e onde o cliente não forma de optar por um serviço que não faça overselling.
Calculo que muitos se tivessem a oportunidade, optariam por um serviço que lhes apresentasse preto no branco o que podem ou não usar...

Ser hipócrita é não ver os problemas que os clientes tem com esses serviços de overselling... (vai ver o fórum da zon, meo, etc... etc...).

Gostei da tua tua forma de dizer que existem boas e mais politicas de Overselling.
Para mim overselling é sempre uma má politica, pois parte-se logo de um mau principio.... Que o cliente não vai usar o que tem por direito.

Ao falar nisto lembrei-me de outro exemplo de overselling... Os bancos... pegam no teu dinheiro e durante a noite colocam-no no mercado bolsista asiático a render, depois voltam-no a colocar na tua conta (pelo menos virtualmente) e ganharam alguns trocos á conta dos que lá tem contas.
Isto acontece todos os dias... E pior é que todos fazem e ninguém pode fazer nada...

No entanto não é correcto...

Como já disse, cabe ao cliente avaliar os serviços e não ser tão ingénuo nas suas escolhas... Felizmente existem espaços de discussão onde os mesmos podem tirar dúvidas e ver o que é afinal melhor para os seus serviços.

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Nos casos em que tal acontece julgo que o envio de uma queixa para a DNS.PT só ajudaria a impedir que situações dessas se repetissem. Afinal de contas, ser registrar oficial da FCCN pressupõe condições e responsabilidades. Duvido que a DNS.PT permitisse que uma registrar oficial pudesse cobrar um valor de 39€ para restituir o domínio ao cliente.

Este tipo de "entraves", que claramente demonstram os princípios e profissionalismo sobre os quais a empresa assenta têm de ser expostos e não escondidos entre um conjunto de "letrinhas pequenas". Se a empresa considera idónea a existência de tal clausula, deveria colocá-la aqui - http://www.lusodigital.com/dominios.shtml - e em letras bem grandes.

PS: A minha resposta vem no seguimento das condições para recuperação do domínios expostas pela empresa em questão, não é relativa ao "overselling".
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Concordo plenamente com o que o Santo disse. Parece-me mais um caso de inveja de algumas empresas que outra coisa. O meu hosting tem tráfego ilimitado e estou, até ao momento, 100% satisfeito com o serviço. Sei que na prática tem que existir algum limite, mas também sei que nunca o vou atingir e posso andar descansado sem ter o meu site down por ter atingido o limite do tráfego ou ter que pagar mais no fim do mês pelo excesso de tráfego.

Há MÁS empresas a vender sem limites de tráfego e BOAS empresas a vender sem limites. Como há MÁS empresas a vender com limites e BOAS empresas a vender com limites. Catalogar uma empresa como má ou que engana os seus clientes só porque oferece tráfego ilimitado é mesquinho e irreal...

Quanto ao tópico, porque esta conversa já está a ficar um pouco off-topic, acho que o "António" deve apresentar uma queixa formal junto da FCCN. Pelo menos ficamos todos a saber qual a política da FCCN relativamente a este tipo de casos com os seus registars.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Sei que na prática tem que existir algum limite, mas também sei que nunca o vou atingir e posso andar descansado sem ter o meu site down por ter atingido o limite do tráfego ou ter que pagar mais no fim do mês pelo excesso de tráfego.

Sem querer defender ou repudiar o overselling, como sabes que nunca vais atingir determinado limite se nem sabes qual é, ou quais são os limites?
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A FCCN já respondeu, infelizmente devido á cláusula de confidencialidade do email não o posso publicar na integra.

Basicamente o que dizem é que o titular do dominio pode sempre alterar a entidade gestora.

Que de resto não tem nada a ver com as práticas comerciais de qualquer empresa.

Por isso cheguei a uma conclusão e qualquer pessoa pode tirar a mesma ilação: Ter um selo/simbolo de register "oficial" aka ser acreditado pela FCCN não é sinónimo de confiança, pois qualquer pessoa com mais de 100 domios registados no dns.pt, independente de ser o maior vigarista ou a mais séria das empresas pode e é acreditada pela FCCN.

Editado pq tinha me esquecido de escrever o final da frase, pensei nela e nao escrevi.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nos casos em que tal acontece julgo que o envio de uma queixa para a DNS.PT só ajudaria a impedir que situações dessas se repetissem. Afinal de contas, ser registrar oficial da FCCN pressupõe condições e responsabilidades. Duvido que a DNS.PT permitisse que uma registrar oficial pudesse cobrar um valor de 39€ para restituir o domínio ao cliente.

Este tipo de "entraves", que claramente demonstram os princípios e profissionalismo sobre os quais a empresa assenta têm de ser expostos e não escondidos entre um conjunto de "letrinhas pequenas". Se a empresa considera idónea a existência de tal clausula, deveria colocá-la aqui - http://www.lusodigital.com/dominios.shtml - e em letras bem grandes.

PS: A minha resposta vem no seguimento das condições para recuperação do domínios expostas pela empresa em questão, não é relativa ao "overselling".

Marsu,

Técnicamente eles não podem sequer fazer nada nos dominios .PT/COM.PT uma vez que o titular pode mudar de Entidade Gestora como e quando quiser... Talvez esse artigo se aplique nos .com/net?

@Xaman: Trafego Ilimitado é apenas e só um chavão comercial, nada mais. Como tantos slogans comerciais que por ai existem, este é apenas mais um.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nos casos em que tal acontece julgo que o envio de uma queixa para a DNS.PT só ajudaria a impedir que situações dessas se repetissem. Afinal de contas, ser registrar oficial da FCCN pressupõe condições e responsabilidades. Duvido que a DNS.PT permitisse que uma registrar oficial pudesse cobrar um valor de 39€ para restituir o domínio ao cliente.

Este tipo de "entraves", que claramente demonstram os princípios e profissionalismo sobre os quais a empresa assenta têm de ser expostos e não escondidos entre um conjunto de "letrinhas pequenas". Se a empresa considera idónea a existência de tal clausula, deveria colocá-la aqui - http://www.lusodigital.com/dominios.shtml - e em letras bem grandes.

PS: A minha resposta vem no seguimento das condições para recuperação do domínios expostas pela empresa em questão, não é relativa ao "overselling".

Sim é verdade, estive a ver o site em questão e realmente lá afirma que ainda por cima é registar oficial da fccn...
Claramente que uma queixa para lá e para a dns.pt poderia ajudar a que situações abusivas sejam no futuro evitadas

Concordo plenamente com o que o Santo disse. Parece-me mais um caso de inveja de algumas empresas que outra coisa. O meu hosting tem tráfego ilimitado e estou, até ao momento, 100% satisfeito com o serviço. Sei que na prática tem que existir algum limite, mas também sei que nunca o vou atingir e posso andar descansado sem ter o meu site down por ter atingido o limite do tráfego ou ter que pagar mais no fim do mês pelo excesso de tráfego.

Há MÁS empresas a vender sem limites de tráfego e BOAS empresas a vender sem limites. Como há MÁS empresas a vender com limites e BOAS empresas a vender com limites. Catalogar uma empresa como má ou que engana os seus clientes só porque oferece tráfego ilimitado é mesquinho e irreal...

Quanto ao tópico, porque esta conversa já está a ficar um pouco off-topic, acho que o "António" deve apresentar uma queixa formal junto da FCCN. Pelo menos ficamos todos a saber qual a política da FCCN relativamente a este tipo de casos com os seus registars.
.

Boas Xaman...
Já é por várias vezes referido que é inveja de certas empresas... mas ainda não percebi qual é a inveja que te referes?
De umas usarem overselling e outras não?  LOL

Achas mesmo que os recursos que as que não fazem overselling são diferentes das que fazem, ou que não podem ter as mesmas condições?
Existem empresas de overselling com bem menos recursos que outras de que não fazem overselling... Não vás por ai...

Isto é tudo uma questão de princípios e estratégias em que as empresas se baseiam, e onde os clientes se identificam ou não...
Ninguem aponta uma pistola á cabeça dos clientes na altura de optar...

Cada um só se mete a jeito se quiser...

Com isto dito volto a referir que á de bom e mau, como em tudo na vida... Agora só se arrisca quem quer!
Evitando de me afastar mais do assunto que se fala, penso que o "antónio" deve fazer algumas coisas...

- Mudar os dados na dns.pt
- Mudar de empresa de alojamento
- Apresentar queixa nas entidades competentes

Casos destes devem ser publicamente divulgados no sentido de alertar outros potenciais clientes para os riscos...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Basicamente o que dizem é que o titular do dominio pode sempre alterar a entidade gestora.

Que de resto não tem nada a ver com as práticas comerciais de qualquer empresa.

Está correctissimo, uma vez que o cliente é soberano sobre quem é a sua Entidade Gestora. Assim pode-se defender fácilmente das más práticas comerciais.


Por isso cheguei a uma conclusão e qualquer pessoa pode tirar a mesma ilação: Ter um selo/simbolo de register "oficial" aka ser acreditado pela FCCN não é sinónimo de confiança, pois qualquer pessoa com mais de 100 domios registados no dns.pt, idependente de ser o maior vigarista ou a mais séria das empresas.

Como em tudo. Um selo de qualidade seja do que for nunca te garante que lá por detras não ande um vigarista qualquer. Acho que primeiro devias ler o que significa ser registrar FCCN (não tem nada a ver com práticas comerciais, mas sim com os requisitos que a FCCN exige).

Citando a FCCN:

Citar
Para tornar mais simples o processo de registo ou para obter um serviço completo com alojamento de página e contas de correio, escolha uma das entidades Registrars do DNS de .PT.

Apenas para tornar mais simples.. Penso que em mais lado algum no site da dns.pt se encontra explicado os deveres de uma Entidade Registrar FCCN, mas se alguém descobrir que deixe aqui o link.

Saudações