Mensagens - Carlos Gandra

Páginas: 1 2 3 4 5 ... 216
31
Conversa Geral / Ver ataques em tempo real
« em: 23/Dez/2015 20:47 »
É giro (entenda-se):
http://map.norsecorp.com/

32
Obrigado e boas festas a todos!

33
Conversa Geral / Re: MaisTrafégo sem actividade?
« em: 09/Dez/2015 07:43 »
@kurtmix os pontos que levantas em relação ao Marketplace são pertinentes sem dúvida.

O que eu penso é que o abrandamento do +tráfego em relação a anos anteriores tem de ser colocado em contexto. O fórum foi criado num contexto bem diferente do atual. Numa altura em que "trabalhar na web" ainda era algo obscuro e o acesso à informação restrito e privilegiado.

Como tenho andado a rever alguns tópicos antigos esta é uma noção cada vez mais clara para mim. O nosso fundador, fpware, criava tópicos de informação que hoje se diria básica (no sentido de a podermos encontrar em todo o lado) e essencialmente não havia nada melhor. Era automaticamente uma referência porque no +tráfego encontravas aquilo que não havia em mais lado nenhum. Para além disso tinhas uma comunidade relativamente pequena (e por isso mais unida), numa época em que os fóruns eram as melhores plataformas comunitárias da web e havia tanto, mas tanto por descobrir, que todos os dias no +t eram interessantes.

Ora o que temos hoje? Milhentos blogs com toda a informação que necessitas para criares e otimizares os teus projetos, redes sociais que te permitem em tempo real ter dúvidas respondidas e acesso ainda a mais informação, ferramentas que te permitem escrutinar os mercados, a concorrência e te dão possibilidades quase ilimitadas de completares uma tarefa ou obter alguma vantagem competitiva. Tens uma web onde os velhos truques são isso mesmo, velhos truques, onde o teu sucesso depende menos daquele segredo que tu e poucos sabem e mais do trabalho e dedicação que estás disposto a aplicar para conseguir resultados.

Claro que as coisas tinham de ser diferentes. O mundo pula e avança como dizia António Gedeão.

Com isto não quero dizer que o +tráfego não tenha sido vítima de erros próprios, que não podia estar melhor. Mas é preciso ter claro que o papel do fórum hoje nunca poderia ser o mesmo de outros tempos. O próprio conceito de fórum está ultrapassado quando comparado com um Facebook. Pessoalmente acho que o +tráfego vai conseguir capitalizar o sucesso e influência que teve ao longo destes anos e criar algo novo e interessante, exista vontade e disponibilidade para isso. Seja mais focado em Marketplace ou outra coisa. Mas os tempos de nos "sentarmos à volta da fogueira" e descobrir o mundo novo da web são coisa do passado.

34
Confesso que não entendo o porquê de cada pessoa que vem apresentar os seus serviços por aqui, vêem logo uns quantos com a faca nos dentes.

Porque muita gente já ficou queimada com serviços de vão de escada. A tolerância fica mais pequena quando vês "empresas" desaparecer da noite para o dia e os clientes, não precavidos, sem saber o que fazer - além do dinheiro perdido.

(Não me estou a referir ao cabe.pt, atenção)

35
SEO / Encontrar as keywords certas (atualizado 2015)
« em: 25/Nov/2015 03:09 »
O objetivo deste tópico é reunir um conjunto de ferramentas, guias e dicas sobre pesquisa de keywords, dando seguimento ao tópico original de 2005 da autoria do fpware.

Como ficará inamovível, vamos procurar atualizá-lo sempre que se justificar, incluindo novas infos e sugestões que os membros da comunidade aqui deixem... portanto façam o favor! :)

Ferramentas:

Google Keyword Planner (GKP): A ferramenta tradicional de pesquisa de keywords.

Google Search: Tanto nas keywords sugeridas na caixa de pesquisa, como nas keywords relacionadas no fundo da página. Para uma pesquisa mais exaustiva pode-se repetir o processo para cada uma das novas sugestões e, só desta forma, obter dezenas de resultados interessantes.

SEMRush (versão gratuita e paga): Que posso dizer, é a minha tool favorita. Em termos de pesquisa de keywords, tem uma vastíssima base de dados, incluindo as keywords que os concorrentes utilizam e que mais tráfego lhes levam.

Keywordtool.io (versão gratuita e paga): Uma ferramenta que vai buscar, automaticamente, as sugestões da caixa de pesquisa do Google que falei em cima, para todas as combinações possíveis e imaginárias. Seguramente algumas das sugestões não fazem sentido, mas é uma forma rápida de obter centenas de possíveis keywords no espaço de segundos. A versão paga inclui search volume, cpc e competition - podem sempre obter estes dados no GKP, exportando as keywords aqui e importando as mesmas no GKP.

Übersuggest: A função é a mesma do keywordtool.io, com uma interface um pouco mais rudimentar. Pode ser útil quando usado em conjunto com a extensão Keywords Everywhere (Chrome e Firefox), que adiciona automaticamente search volume e cpc aos resultados da pesquisa.

Buzzsumo (versão gratuita e paga): Não é uma ferramenta de pesquisa de keywords propriamente dita, mas pode ser útil para ver os conteúdos mais partilhados com as keywords que estamos a trabalhar e, com isso, obter novas ideias.

Guias:
(em inglês)

Básico: How to Do Keyword Research for SEO: A Beginner's Guide - Hubspot

Básico: How to Do Keyword Research - Moz

Avançado: Keyword Research: The Definitive Guide - Backlinko

Extras:
Keywords to Concepts: The Lazy Web Marketer's Guide to Smart Keyword Research
Why We Can't Do Keyword Research Like It's 2010
Google Didn’t Want Us To Use The Keyword Planner This Way. But It Works Nicely

36
Já o disponibilizou ou... "foi disponibilizado"?
A acreditar no rodapé "Proprietary and Confidential – Copyright 2015", mais parece ter sido a segunda hipótese...  ;)

http://googlewebmastercentral.blogspot.pt/2015/11/updating-our-search-quality-rating.html

37
Quem tiver interesse no documento completo (pdf), o Google já o disponibilizou:
http://www.google.com/insidesearch/howsearchworks/assets/searchqualityevaluatorguidelines.pdf

38
Tem sim, lê as notas da atualização que explica tudo. Especialmente a parte do "Snippet preview becomes snippet editor" ;)
https://yoast.com/yoast-seo-3-0/

39
Pessoalmente deixei de correr atrás de algumas guidelines, principalmente aquelas que não me parecem coerentes.

Plenamente de acordo, é preciso avaliar o que faz sentido para um determinado site e, sobretudo, para o público que tem. Senão caímos no disparate em que tanta gente caiu, quando o Google anunciou o incentivo ao https. Pessoal mudou a correr, sem planear, sem pensar, cometeu erros técnicos (alguns graves), acabou com menos visitas orgânicas e passou uma mensagem pouco desejável: em primeiro o SEO, depois as pessoas.

Posto isto, o meu objetivo com este post é em primeiro lugar, como é óbvio, a informação. Convém conhecermos os terrenos que pisamos. Em segundo, acho importante e interessante acompanhar tendências: por exemplo, comparas estas recomendações com as que o Google fazia há 3, 4 ou 5 anos e consegues tirar várias conclusões. Não apenas do que mudou, mas perceber também o que pode vir a seguir, o rumo que eles estão a tomar, e com isso poder ter alguma vantagem competitiva.

O que cada um faz com a informação e como a aplica (ou não) aos seus sites, é um assunto diferente. Mas a informação é sempre bem-vinda.

40
O The SEM Post publicou vários detalhes sobre as guidelines mais recentes do Google (Outubro 2015) na avaliação de páginas/resultados, em especial no mobile. É sempre útil saber:

http://www.thesempost.com/google-quality-raters-guide-mobile/

41
Conversa Geral / Re: Dúvidas robots.txt
« em: 25/Jul/2015 20:28 »
Tem ideia de quanto tempo o Google leva para acertar o erro de rastreamento após atualizado o robots.txt?

Isso já não te sei dizer, mas dentro de alguns dias volta a verificar no Search Console, em principio os erros já terão desaparecido e estará tudo ok :)

42
Conversa Geral / Re: Dúvidas robots.txt
« em: 25/Jul/2015 16:30 »
Mister_Magoo, testa no Google Search Console (antigo Webmaster Tools) se não tens elementos importantes a ser bloqueados do Google. Por exemplo, o Google agora requer acesso aos ficheiros de CSS e JS que tens no site:

Citar
Disallowing crawling of Javascript or CSS files in your site’s robots.txt directly harms how well our algorithms render and index your content and can result in suboptimal rankings.

http://googlewebmastercentral.blogspot.pt/2014/10/updating-our-technical-webmaster.html

Uma forma de testar isto é:
 - Entra no Search Console
 - Clica em Índice do Google
 - Clica em Recursos bloqueados e verifica se não estás a bloquear nada importante.

Outra forma:
 - Entra no Search Console
 - Clica em Rastrear
 - Clica em Obter como Google
 - Introduz o endereço de uma página qualquer do teu site e clica em Obter e Renderizar
 - Se a página aparecer tal e qual aparece aos visitantes, está tudo bem, se aparecer diferente (sem estilos por exemplo), tens de corrigir isso.

É mais importante esta parte do que tudo o resto no robots.txt. Há até quem o use de forma mínima, olha este exemplo da Yoast (uma autoridade em SEO): http://yoast.com/robots.txt

43
Projectos / Re: Novo Forum - Sagas [ Video Jogos]
« em: 18/Jul/2015 00:06 »
@juanguevara

Existem essencialmente dois motivos pelos quais um fórum grátis poderá não ser boa ideia.

1 - Não transmite um sinal de confiança. Um projeto pode ser pequeno e humilde mas, ainda assim, dar um sinal de confiança que até é relativamente acessível em termos de custos. Os domínios estão baratos (e pagos apenas uma vez por ano), os alojamentos idem aspas e instalar um fórum é grátis. Este sinal de confiança, para o utilizador, pode ser traduzido por algo assim: podem confiar que este fórum não vai desaparecer de um dia para o outro, porque investimos aqui 20€ ou 30€ e não queremos que seja em vão. Percebes onde quero chegar?

2 - Se constróis uma casa (fórum) numa terra que não é tua (forumeiros), estás sempre sujeito ás decisões que o dono dessa terra tomar. Inclusive banir-te e deitar a casa abaixo. Ou desaparecer (nada te garante que o forumeiros vai cá estar daqui a 5, 3 ou mesmo 1 ano). Por outro lado, se a terra for tua (alojamento próprio), quem manda és tu e a tua casa estará muito mais segura. Pensa que se no futuro quiseres mudar do forumeiros para algo mesmo teu, podes perder meses ou mesmo anos de participações e ter de começar de novo. Por esta perspetiva, e se o projeto é mesmo sério, quanto mais cedo mudares, melhor.

Nada te impede de continuares no forumeiros. Mas assim ficas a conhecer os fatores envolvidos, vantagens e desvantagens, para tomares uma decisão acertada e em consciência.

Felicidades para o projeto!

44
Projectos / Re: Patologia Humana
« em: 09/Jul/2015 04:30 »
Acha muito UM tópico por dia? Recomenda quantos por semana?

O foco deve ser a qualidade, mais do que a quantidade.

Se tiveres capacidade (ou uma equipa) para produzir 20 excelentes artigos por dia, força nisso.

Mas entre um excelente artigo por semana (mais tempo para pesquisa, assunto mais aprofundado, etc) e um artigo mediano por dia (escrito de forma mais apressada porque tem de estar pronto HOJE), aconselho-te a ires pelo primeiro.

(E o que é um excelente artigo? É algo do género das 3 primeiras posições do Google para o assunto em causa. Consegues intrometer-te, escrever algo até superior a eles? Isso é excelente.)

45
Conversa Geral / Re: Dúvida sobre traffic exchange
« em: 30/Jun/2015 17:39 »
Como o numero de visitas assim como a taxa de rejeição é tomada em conta pelo google para "rankear" um site...

Não é nada ;)

Páginas: 1 2 3 4 5 ... 216