← Domínios

Caracteres latinos

Lida 4253 vezes

Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olá pessoal.

Sempre me fez alguma confusão esta coisa dos acentos e dos caracteres latinos nos domínios.
Afinal, é possível registar o domínio "cães.com"? Ou apenas é possível registar "caes.com"?

Eu sei que o Google, em pesquisas, liga ao facto de se utilizar acentos ou não, bem como o "c" ou o "ç". Também é possível registar domínios com "ç"?

Se alguém me conseguir explicar este assunto melhor, agradeço!

Abraços!
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Boas,

Não podes registar com acentos, cedilhas, etc. Porque isso não é reconhecido quando se está a processar a informação.

Tem a ver também com a uniformização da língua e a tendência de em breve se trabalhar em inglês (daqui a uns anos, talvez 100 ou 200) :)
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sendo assim, descarta-se por completo a opção de registar o domínio "cães.com" ou "segurança.com", certo?

P.S: Esta dúvida surgiu-me quando dominios.pt eu escrevia com acentos e cedilhas e apareciam os domínios sem as cedilhas/acentos e com as cedilhas/acentos.

P.S.2: Não compro lá domínios.

Obrigado aí!
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas,

Não podes registar com acentos, cedilhas, etc. Porque isso não é reconhecido quando se está a processar a informação.

Tem a ver também com a uniformização da língua e a tendência de em breve se trabalhar em inglês (daqui a uns anos, talvez 100 ou 200) :)

É possível registar domínios com acentuação sim.
Apesar de não ser aconselhado.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas,

Não podes registar com acentos, cedilhas, etc. Porque isso não é reconhecido quando se está a processar a informação.

Tem a ver também com a uniformização da língua e a tendência de em breve se trabalhar em inglês (daqui a uns anos, talvez 100 ou 200) :)


http://www.ñ.biz/


 :wink:
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Então desculpem lá, pensava que não dava mesmo.


Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Hui, então e é melhor com acentuação (cedilhas, acentos,) ou sem ela?

Obrigado!
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Eu não arriscava ter acentos, mas olha só:

http://whois.domaintools.com/xn--ces-mla.com


Afinal era mesmo possível  :shock:


PS: Ve lá como aquilo se baralha tudo com os acentos, em vez de cães.com aparece xn--ces-mla.com
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Hui, então e é melhor com acentuação (cedilhas, acentos,) ou sem ela?

Obrigado!

sem
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Porquê? ;)

ninguém associa a um domínios esse tipo de caracteres, qualquer pessoa que saiba que o domínio é cão.com vai ao browser e coloca cao.com

depois acredito que possas ter bastantes problemas em scripts e alojamentos com esse tipo de caracteres.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

ninguém associa a um domínios esse tipo de caracteres, qualquer pessoa que saiba que o domínio é cão.com vai ao browser e coloca cao.com

depois acredito que possas ter bastantes problemas em scripts e alojamentos com esse tipo de caracteres.

Hmmmm, não me acredito muito nisso. Acho até que é o contrário. Se me dissessem para ir ao cão.com iria ao cão.com, não ao cao.com. Quanto aos scripts, pode acontecer, mas para isso é que tens o xx-blablabla.com
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Hmmmm, não me acredito muito nisso. Acho até que é o contrário. Se me dissessem para ir ao cão.com iria ao cão.com, não ao cao.com. Quanto aos scripts, pode acontecer, mas para isso é que tens o xx-blablabla.com

Não acredito que estejas a recomendar a malta a comprar domínios com acentos...
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Dá para comprar mas fica estranho como já foi dito, porque aparece: http://www.xn--luscasanova-pcb.net em vez de aparecer luiscasanova.net , isto só com acento no i.

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sim é prefeitamente possivel no entanto o browser transforma o domino depois numa coisa um pouco estranha...