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Google e os directorios

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Jóni Oliveira 
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Viva,
Já que o "Google e os directórios" começou a dar pano para mangas no tópico de aprestação do buscador.pt achei por bem criar um tópico para se discutir isto, tendo em conta que é um assunto bastante importante e de grande interesse (ou que deveria ser) para os webmasters.

Na verdade e por experiência própria noto que este tipo de links ainda tem influência no "rankeamento", mas reparo que muitos directórios estão a ser excluídos e os sites que lá tem links prejudicados por isso acho que devemos começar a abrir a pestana e ter mais atenção onde vamos buscar os links.

Não sou nenhum SEO expert como alguns se intitulam, mas tenho interesse pela área e gosto de aprender, pelo que só ando a "ver umas coisas", por isso acho que era excelente alimentar esta discussão.

--
Há por aí uma noticia que o google anda a excluir directorios, óbvio que são aqueles directorios de links em que o objetivo era mesmo manipular posicionamentos. Este vai acabar por ser mais um, tendo em conta o link reciproco que tens..

Quanto aos mitos e teorias, óbvio que é uma junção do que se tem visto ultimamente com um pouco de opinião. O objetivo da Google é dar relevância ao conteúdo de qualidade e como todos nós sabemos esse tipo de directórios de artigos, links e noticias tem alguns objetivos como agregar conteúdo e na visão do webmaster, manipular rankings. A médio/longo prazo deixarão de servir para tal..
Todos os sites que o único objetivo é linkar perdem relevância, nada melhor que links naturais e contextualizados..

Neste caso é um directório com motor de busca interno, mas mais uma vez volto a dizer, sem tráfego de pouco ou nada serve. Se o link juice é nulo e não tem visitas, o que ganha o utilizador em colocar aqui o site? Tu ganhas, links para "Poker Online", mas não ofereces nada ao utilizador.. pelo menos muda o design disso e oferece uma boa experiência de navegação.
Acho que deverias pensar nisso.

Edit:
http://www.seroundtable.com/google-directory-removal-15151.html
http://www.webmasterworld.com/google/4453616.htm
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Manuel Moreira 
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Joni agradeço o amável convite, mas para além do que disse no outro tópico não tenho muito mais a acrescentar.

Não sou SEO expert e não tenho a pretensão de ensinar ninguém, aliás nem me vejo com legitimidade para tal.

Apenas digo isto: façam sites que acrescentem valor e em termos de SEO, se querem realmente saber da validade de algumas afirmações que se encontram perdidas no mais variados recantos da net, testem (sabendo à partida que estarão a correr riscos).


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Jóni Oliveira 
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Dando mais relevância ao tópico:

Web Directory Submission Danger: Analysis of 2,678 Directories Shows 20% Penalized/Banned by Google





http://www.seomoz.org/blog/web-directory-submission-danger
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NetFast 
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Jóni Oliveira, o Google bane sites todos os dias por várias razões. Se houve directórios que foram banidos é porque entraram no sistema de "red flag" por terem feito alguma coisa mal grave dentro do website.

O Google não bane sites só por banir, só os bane quando fizeram alguma coisa mal grave dentro do website e que prejudique no seu motor de busca, os sites antes de serem banidos, entram no sistema de "red flags", nesse departamento tem funcionários que fazem reviews dos sites que entram no sistema "red flag" (imagino que deve ser todos os dias a entrar lá sites), quando forem ver o website e se virem que o problema grave continua lá, banem manualmente o website conforme a gravidade, tanto pode ser 1 ano, 2 anos ou mais... é conforme a gravidade que tiver dentro do website.
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Rodrigues 
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A realidade é que a grande maioria desses directórios generalistas não passam de um depósito de LIXO e SPAM, com o SEO como único propósito.

Aliás, desde que os motores de pesquisa como o Google apareceram que os directórios generalistas se tornaram obsoletos. Alguém aqui ainda os usa realmente??  :-k
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NetFast 
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Rodrigues, depende dos directórios. Se estivermos a falar de directórios que têm auto-aprovação de sites, ai sim muito spam vai lá cair.. Agora se estivermos a falar de directórios com revisão manual de todos os sites que lá entram, nesse caso já é diferente.
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Rodrigues 
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Rodrigues, depende dos directórios. Se estivermos a falar de directórios que têm auto-aprovação de sites, ai sim muito spam vai lá cair.. Agora se estivermos a falar de directórios com revisão manual de todos os sites que lá entram, nesse caso já é diferente.

É igual, continua a ser maioria de spam e lixo sem qualquer interesse excepto pelo SEO. Ainda bem que o Google está a atacar esse tipo de directório e a limpar um pouco do lixo, não são todos mas a larga maioria é.
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NetFast 
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É igual, continua a ser maioria de spam e lixo sem qualquer interesse excepto pelo SEO. Ainda bem que o Google está a atacar esse tipo de directório e a limpar um pouco do lixo, não são todos mas a larga maioria é.

Os directórios que têm revisão manual dos sites, se esses administradores forem exigentes na listagem dos sites em termos de qualidade, aonde é que vês lá o lixo?

Imagina que o Google não existia, nem os outros motores de busca. Aposto contigo que tu ias a directórios procurar sites  :grin:
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kongming 
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Quem procurar sites/blogs de certos nichos, seja para ver a concorrencia ou para procurar informações ainda é util.
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nunoand99 
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Nós somos uns defensores dos directórios para efetos de SEO, nomeadamente o HOTFROG e o SAPO (directório).

Mês a mês, não tem visitas significado em termos de visitas (e no fundo mesmo isso depende da qualidade do texto da inscrição).

Mas no anual, acaba por até dar "leads" qualificadas, pelo que não pode ser mau (tendo em consideração que é grátis).

E já nem falo na importância do DMOZ em termos de SEO, porque mesmo vindo a perder influência nos últimos anos, uma inscrição aceite no DMOZ tem impacto nas tuas visitas do GOOGLE quase da noite para o dia ;)

Saudações
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Emanuel Santos 
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Jóni,

Penso que estás a misturar várias geografias, em PT/BR não há muitos directórios e os que existem são antigos.  Pega num nicho pequeno e com directórios apenas consegues bom rank, simplesmente porque não há competição e o Google tem que avaliar de qualquer forma.
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Jóni Oliveira 
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Jóni,

Penso que estás a misturar várias geografias, em PT/BR não há muitos directórios e os que existem são antigos.  Pega num nicho pequeno e com directórios apenas consegues bom rank, simplesmente porque não há competição e o Google tem que avaliar de qualquer forma.

Sim, eu sei. Foi aí que referi isto:
Na verdade e por experiência própria noto que este tipo de links ainda tem influência no "rankeamento"

Mas mais tarde ou mais cedo poderemos ser prejudicados por este tipo de links, se calhar um site pequeno com 2 ou 3 artigos num micro nicho de baixa concorrência ainda escapa.
Já sites recentes com alguma visibilidade de onde o seu ranking veio de práticas de submissão em massa (mesmo manual) neste tipo de sites com o único objetivo de manipular já devem ser prejudicados.

A minha questão é, até que ponto um link vindo de um desses directórios que estão a ser removidos por más práticas terá impacto no ranking do site, seja este negativo ou positivo. Se for insignificante tudo bem, pode-se continuar a submeter sites/links, que quando deixar de ter relevancia, perde o juice e continua tudo na mesma. Mas se for prejudicial, aí tem de se andar a solicitar remoções de links.. será?
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NetFast 
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Jóni Oliveira, não te preocupes com isso... se um directório ou outro sitio qualquer perder valor, o teu site lá listado não vai ser prejudicado, apenas vai deixar de ter menos valor para o Google e os outros search engines igualmente.