← CMS - Gestores de Conteúdos

Algum CMS consegue fazer isto?

Lida 7546 vezes

Offline

anardrg 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Foi-me pedido para criar um website, utilizando um CMS à minha escolha que fizesse o seguinte (perdoem-me a disposição da ideia mas nunca fui brilhante aluna a sistemas de informação):



A pesquisa era apenas entre as categorias principais e as subcategorias correspondentes... outra questão é que o layout muda (header e fundo) de acordo com a subcategoria.

Os destaques na página principal seriam aleatorios dos destaques de cada item da subcategoria...

Eu só tenho experiencia com wordpress e joomla (e um pouco de drupal) e assim de repente vejo o caso mal parado...

alguma sugestao??

Obrigado!
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É possível fazê-lo com Wordpress com este plugin: http://wordpress.org/extend/plugins/wp-custom-fields-search/.

A frontend do plugin é péssimo, mas a ideia é aproveitares apenas o motor que ele disponibiliza e fazeres o resto manualmente.
Offline

anardrg 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

É possível fazê-lo com Wordpress com este plugin: http://wordpress.org/extend/plugins/wp-custom-fields-search/.

A frontend do plugin é péssimo, mas a ideia é aproveitares apenas o motor que ele disponibiliza e fazeres o resto manualmente.

já nao é atualizado há dois anos... :/ é mt arriscado...
obrigado na mesma!!

Offline

anardrg 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

No forum do drupal, disseram-me q é possivel...

acho q vou arriscar com drupal...
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

já nao é atualizado há dois anos... :/ é mt arriscado...
obrigado na mesma!!
O melhor será pegares no motor do plugin e adicioná-lo ao teu ficheiro functions.php.
Assim fazes as correcções necessárias e apagas tudo o que é desnecessário.

Devias utilizar a plataforma onde te sentes mais à vontade, já que é um serviço para um cliente.
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts


Joomla faz isso out-of-the-box.
Offline

anardrg 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

O melhor será pegares no motor do plugin e adicioná-lo ao teu ficheiro functions.php.
Assim fazes as correcções necessárias e apagas tudo o que é desnecessário.

Devias utilizar a plataforma onde te sentes mais à vontade, já que é um serviço para um cliente.

Isso faz todo o sentido claro... Obrigado!

Joomla faz isso out-of-the-box.

Vou ver se encontro sites realizados em Joomla que fazem algo semelhante. Obrigado!

O meu problema é saber que do resultado da pesquisa tem de sair um x menus (categorias) e dentro desses menus/categorias há um directorio para cada e com destaque :(
Offline

anardrg 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Basicamente, imaginemos um site de uma imobiliaria em que os resultados da pesquisa dependem do distrito -> cidade/concelho

depois dentro da pesquisa há os submenus/subcategorias: venda; arrendamento; férias férias etc
e dentro de cada uma há um directorio com alguns em destaque

ai ai ai
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

A melhor solução para sistemas que dependem de mecanismos de pesquisa é o desenvolvimento por medida.
Plataformas de uso geral nunca conseguirão se aproximar das especificidades da pequisa que necessitas.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

No forum do drupal, disseram-me q é possivel...

acho q vou arriscar com drupal...

Sim, é perfeitamente possivel, o que tu queres é uma "pesquisa facetada" para o qual tens a http://drupal.org/project/facetapi

Para mudares o background ou seja o que for podes usar o http://drupal.org/project/context e/ou outro modulo, depende muito que estrutura decidires fazer (se o background fica ligado a um taxonomia, a um costum field ou outra entidade).

Resumindo, com Drupal fazes isso a brincar e ficas com um CMS a sério, esquece os wordpress e joomla que isso só serve para fazer coisas mal feitas e a gastar recursos desnecessários.
Offline

anardrg 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

A melhor solução para sistemas que dependem de mecanismos de pesquisa é o desenvolvimento por medida.
Plataformas de uso geral nunca conseguirão se aproximar das especificidades da pequisa que necessitas.

Obrigada :) esse é o plano b

Sim, é perfeitamente possivel, o que tu queres é uma "pesquisa facetada" para o qual tens a http://drupal.org/project/facetapi

Para mudares o background ou seja o que for podes usar o http://drupal.org/project/context e/ou outro modulo, depende muito que estrutura decidires fazer (se o background fica ligado a um taxonomia, a um costum field ou outra entidade).

Resumindo, com Drupal fazes isso a brincar e ficas com um CMS a sério, esquece os wordpress e joomla que isso só serve para fazer coisas mal feitas e a gastar recursos desnecessários.

pois.. eu bem ando a ler, mas acho o painel de administração do drupal mesmo complicado...
Não quero incomodar muito, (já tenho o drupal instalado, a versao 6.26 - nao costumo ter muita sorte com versoes q sairam ha pouco tempo, por isso n instalei o 7) mas o que me anda a afligir, é o menu que vai ter de ter apropriado ao resultado da pesquisa. Porque a pesquisa vai ter dois campos: Distrito e Cidades: e esse menu vai-se adaptar à cidade escolhida, tal como o conteúdo que vai ser sempre um directorio.

Este site, feito em drupal, mostra que de facto uma pesquisa deste género é possível: http://reviews.central183.com/

Tenho mesmo de ler muito... parece-me que não é uma simples questao de categorias e sub-categorias e há muito mais envolvido...
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A learning curve do drupal não é simples, nisso concordo, mas depois de aprenderes só não constróis o que não quiseres ;)

Esquece a v6 do drupal se queres aproveitar "as goodies" novas, o drupal 7 já saiu à mais de 1 ano e está perfeitamente maduro.

Pensa assim: Um directório não é mais do que um resultado de pesquisa sem filtros, ou seja, são todos os resultados dessa pesquisa.

Por exemplo, neste meu site: http://www.prognosticos.pt/procurar-prognostico tens um exemplo de pesquisa facetada, imagina que cada prognóstico é uma "casa", e cada uma das opções que selecionares de lado é uma caracteristica. Se reparares à medida que fores selecionando essas opções as outras vão desaparecendo/aparecendo.

Ou ainda mais simples, no meu www.bonsempregos.com se reparares tens uma pesquisa simples, com 2 termos, cidade e area profissional.

Voltando à learning curve, realmente não começas a fazer sites em drupal de hoje para amanhã, mas nada que com um  "pouco" de estudo não consigas :)
Offline

anardrg 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Pronto, a pesquisa parece-me estar resolvida: http://wimleers.com/demo/hierarchical-select :)))

Falta-me resolver "o que vai abrir quando ela for pesquisada"
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nesse caso, vais ter de optar por taxonomias para classificar o conteudo, e tem atenção que o HS não funciona no 7.

Não te esqueças também de "esconder" as paginas geradas pela taxonomia no drupal 6.

Eu não acho a melhor opção, mas tu é que sabes as tuas necessidades :)
Offline

anardrg 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

A learning curve do drupal não é simples, nisso concordo, mas depois de aprenderes só não constróis o que não quiseres ;)

Esquece a v6 do drupal se queres aproveitar "as goodies" novas, o drupal 7 já saiu à mais de 1 ano e está perfeitamente maduro.

Pensa assim: Um directório não é mais do que um resultado de pesquisa sem filtros, ou seja, são todos os resultados dessa pesquisa.

Por exemplo, neste meu site: http://www.prognosticos.pt/procurar-prognostico tens um exemplo de pesquisa facetada, imagina que cada prognóstico é uma "casa", e cada uma das opções que selecionares de lado é uma caracteristica. Se reparares à medida que fores selecionando essas opções as outras vão desaparecendo/aparecendo.

Ou ainda mais simples, no meu www.bonsempregos.com se reparares tens uma pesquisa simples, com 2 termos, cidade e area profissional.

Voltando à learning curve, realmente não começas a fazer sites em drupal de hoje para amanhã, mas nada que com um  "pouco" de estudo não consigas :)

Exatamente! eu há bocado tinha postado mas nao tinha feito refresh antes e por isso nao vi este post!

Mas é exatamente isto!