← Arquivo

[1º artigo] Wordpress

Lida 2045 vezes

Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Há muito que tenho andado a pensar num artigo para o +t e quero ver se o começo a escrever por partes.

Uma vez que trabalho diariamente com Wordpress acho que faz todo o sentido o artigo ser sobre esta temática.

Pedia-vos assim ajuda:

- que tópicos gostariam de ver abordados?

Agradeço a ajuda :)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Acho que era interessante abordares as features mais complexas do Wordpress, fala-se muito no básico e na facilidade de mexer com ele, ora sobre isso acho que nem é necessário escrever. Agora utilizar o Wordpress para ser muito mais que um blog, ser algo único, mesmo requerendo muito mais empenho por parte do webmaster... acho que era de explorar :)
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O Wordpress básico
Para quem anda no Mundo do Blogging a palavra Wordpress é-lhe bastante familiar. Apesar de existirem várias plataformas para a criação de blogs, o WP (Wordpress) tem sido o CMS que mais tem vingado no mercado tanto pela sua simplicidade de instalação, configuração e interação como pela carrada de temas (conhecidos também como templates) existentes no mercado.

No entanto uma instalação do Wordpress básica poderá muitas vezes fazer com que o seu blog se pareça com tantos outros existentes. Entenda-se uma instalação básica aquela em que o autor escolhe um tema típico blog, composto por top, conteúdo à esquerda, sidebar à direita e um footer. Todos estes elementos anteriormente referidos consideram-se básicos tendo em conta que são o modelo base de qualquer tema para este CMS.

Apesar de nos dias de hoje muitos sites serem criados apenas com a ideologia de ganhar dinheiro, ora seja pelo Adsense, ora por outros programas de afiliados, cada vez mais há quem invista mais na imagem dos seus blogs, marcando a diferença no estilo de página inicial, artigos, categorias e ou até páginas. Até grandes projectos/sites, como os abaixo referidos adaptaram algumas páginas dos seus sites ao Wordpress.

[lista de alguns jornais e páginas que utilizam WP]


O Wordpress avançado
...

Esta é uma ideia de introdução
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mais opiniões/dicas?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Tenta ser mais específico no tema, o wordpress dá para fazer tanta coisa que artigos sobre elas não hão de faltar.

- Criar portais
- Criar lojas
- Criar redes sociais
- utilização de custom fields
- utilização de custom posts types
...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Acho que os custom fields e os custom posts types são uma grande ideia..
Fazem-se coisas que pouca gente imagina..
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Talvez explorar um pouco essa ideia das funcionalidades e mostrar que o Wordpress pode servir muito mais do que para fazer um blogue. Uns bons exemplos e umas dicas pelo meio seriam de valor.
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Utilizando os custom_fields no Wordpress

O Wordpress, como a maioria de vós deve saber, deixou há muito tempo de ser visto como uma plataforma simples de blogging. Actualmente é possível fazer com o Wordpress várias aplicações, consoante o contexto e objectivo de um site.

Podemos fazer com que o Wordpress seja um simples blog, um portal, uma loja online e utilizar uma variância de aplicações no template para o tornar mais único, mais pessoal. Para tal existem, por exemplo, os custom_fields.

O que são os custom_fields?

Ao escrever um post ou ao criar uma página no Wordpress, encontra-se mais abaixo do conteúdo desse post/página a zona de custom fields, ou em português, campos personalizados.

Estes campos personalizados (utilizaremos esta designação a partir de agora neste artigo), permitem que num post ou página sejam adicionadas outras informações para além do típico conteúdo do artigo. Certamente poderemos igualmente personalizar o conteúdo do artigo com tabelas, imagens e outros conteúdos... mas existe uma forma de simplificar isso.

Vamos supor que vou criar um site sobre Cinema. Ora um site sobre cinema que terá como conteúdos a listagem de filmes no cinema a cada semana.

Vou organizar então o meu conteúdo da seguinte forma:
- Capa do Filme;
- Sinopse;
- Actores;
- Classe etária
- Tipo de filme;
- Horário;
- Sala;
- Cinema;
- Trailer

Como já foi referido acima, posso simplesmente organizar esta informação num artigo, através da zona de escrita do conteúdo... mas terei que "decorar" a estrutura que utilizo no primeiro filme, de forma a adoptar esse estilos para todos os filmes.

Mas e não há uma outra solução para isso?

Há! Volto a referir a palavra mágica: campos personalizados!

Como podem ver na imagem acima, desenhei como seria a minha página de consulta de um determinado filme. Através dessa imagem podem ver que a informação está bem organizada e faz sentido que assim seja (numa óptica comum do utilizador). Ou seja, primeiro há que dar destaque à capa do filme e respectivo título, depois há que mostrar ao utilizador as informações desse filme.


.... CONTINUA! Quero saber até ao momento a vossa opinião e se acham que este é um bom exemplo. Quanto à escrita terei que a rever, pois foi só escrever :P

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

bump...
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nuno, muda o meu nick no blog para bfms e vê o artigo que está em rascunho.
Diz-me o que achas, se devo alterar alguma coisa.
Revê sff a parte de "código", não sei se tens algum short code para que fique com outro formato.
Revê igualmente a introdução etc.

Vou sleepar :P
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Ja li e esta muito bom!
Parabens!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

ok, vou ver isso.