← Joomla

JoomlaPT Hacked! ...de novo.. e um mail engraçado enviado!

Lida 12487 vezes

Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ola Santo,

eu não sou um utilizador Joomla, se bem que estou a pensar em utiliza-lo para um projecto agora em breve. O que tu tens contra a comunidade portuguesa de Joomla? É que falas com tanta paixão do que lhes está a acontecer? Tu sabes de Joomla? Se calhar podias oferecer-te para dares uma mão a descobrir o que se passou e garantir que não aconteça mais.. que achas?

Zen

Olá Zen,

Por muito que queira, saiba ou esteja interessado em ajudar, não sou o admin, não tenho acesso e seria prepotente da minha parte tentar fazer o que quer que seja. Ofereço-me, como muitos outros o fariam para ajudar em caso de necessidade, mas hà que confiar nos admins que estão por detras deste projecto. Se eles necessitarem da comunidade Joomla em Portugal, estou certo que esta corresponderá.

Contra o Joomla ou o JoomlaPt não tenho nada, e assim que volte a estar online, poderás ver que a minha participação nesse site tem sido no intuito de ajudar os novos utilizadores como tu. Penso que as tuas palavras são um pouco descabidas dentro do contexto.

Da última vez que o JoomlaPt foi posto offline não existiu a mesma abertura na divulgação do problema como aconteceu desta vez. (posso não ter visto...) Ainda bem que a postura pública mudou. Ninguém pede os detalhes como conseguiram , mas uma descrição por alto e os modulos envolvidos, como o SPV fez aqui...

Saudações
Offline

horus_68 
Membro
Mensagens 65 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Alguns esclarecimentos ao que já aqui foi dito:

- Lamentamos o sucedido e é claro que não pretendemos que volte a acontecer.

- O comunicado oficial está preparado mas ainda não foi divulgado porque anda entre e-mails. Isto de não ter o fórum activo é chato!!

- Não se pode divulgar tudo, especialmente neste caso, pois pode envolver questões delicadas. E nem sabemos quem está a ler!

- Este não foi um ataque de uns "turcos quaisquer" que atacam ao calhas. Foi um ataque com um objectivo claramente direccionado: provar que era capaz de assaltar este site. Só têm de dar os parabéns e elogiar um verdadeiro amigo!

- Este foi o único ataque com algum efeito real sobre a comunidade. Os ataques anteriores foram insignificante, sem falar das contínuas tentativas de assalto. Podia ser melhor? Sim... mas não somos perfeitos.

- Existem cópias de segurança do site anterior!

- Em termos de segurança, vale referir que nunca procurámos fechar completamente todas as portas. É que não se trata de um site de uma só pessoa, mas algo que se tem vindo a construir aos poucos.

- O site não é assim tão mal gerido em termos de segurança (e não sou eu a gerir), nem o problema se deveu a ignorância ou desleixo de quem de direito.
Apenas e por conveniência da própria comunidade, algumas soluções foram tardando em implementar-se: Joomla 1.5, bridge SMF, novo fórum, novo tema (que já estava escolhido), etc.
Quem acompanhou os tópicos sobre integrações sabe que há muito se tinha defendido terminar com a bridge ao SMF e até a própria utilização do SMF. Aguardava-se por uma definição da equipa do Joomla.org e pelo lançamento do Joomla 1.5

- Note-se que este ataque aconteceu uma semana depois de termos lançado o Joomla 1.5 totalmente em português e um dia depois da versão corrigida.

- Existiria então tempo para implementar as propostas de alteração que já corriam internamente.

- É propósito dos admins actuais continuar com o projecto e naturalmente solicitar mais ajuda à comunidade. Decorria até um processo de escolha de elementos para a equipa de tradução (que vai ter moldes diferentes de funcionamento) e para adição de mais moderadores ao fórum (que são sempre potenciais futuros admins). Pode até ser que este episódio seja interessante para reforçar empenhos.

- Assim sendo, e depois de se ter tentado abrir o site temporariamente mas sem ter resolvido o problema, foi decidido que seria o tempo (real, nunca ideal) para alterar radicalmente a estrutura do site. O site está assim fechado mas em obras.

- Já li alguns comentários de pessoas satisfeitas com o ataque, ignorando que podem ser igualmente alvos de um ataque do género e que talento para ataques não é preciso muito, já que quase tudo está disponível para utilizar! É só uma questão de perder algum tempo.
Falo de quem comentou aqui: Hackers Palermas - http://wdesign-it.com/blog/?p=207

- E há uma lei matemática: com tempo todas as barreiras são ultrapassáveis.

Agradecemos a ajuda dos que já se disponibilizaram para ajudar, e dos que pretendem ajudar no futuro. Certamente serão bem-vindos a um local que é vosso.

Por agora esperem mais uns dias, primeiro por uma versão simples e depois, gradualmente, pelas novidades mais formais.

Entretanto vão treinando o português do Brasil... porque é Carnaval.. embora nem tudo se desculpe e algumas coisas se levem a mal!

PS: quem precisar de ficheiros temos o servidor alternativo:

DOWNLOADS pt-PT PARA JOOMLA
Downloads da comunidade JoomlaPT - repositórios temporários:
http://joomlapt.googlecode.com

(até nesta altura pensamos em ajudar os outros, mesmo que seja um "hacker amigo da malta")
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Horus & Kapone obrigado por virem aqui esclarecer o pessoal, do que precisarem de ajuda já sabem é só apitar!

Não querem revelar ao pessoal do +t o que estão a preparar!?
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

bom esclarecimento

só uma coisa o erro estava na  ou da versão do joomla 1.5 ?

é que ia por bridge no meu site e agora não sei se deva por  :-?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A bridge que eles estavam a usar só funciona com o joomla 1.0.12
Offline

horus_68 
Membro
Mensagens 65 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Comunicado: www.joomlapt.com temporariamente inacessível
- http://forum.joomla.org/index.php/topic,260739.0.html



só uma coisa o erro estava na  ou da versão do joomla 1.5 ?
é que ia por bridge no meu site e agora não sei se deva por  :-?

Estávamos com o Joomla 1.0.12 devido à bridge utilizada.
É o que deu estar a ultimar a tradução do Joomla 1.5, sendo que entretanto saiu a 1.0.13 mas não foi implementada pois implicava desactivar essa bridge.

Quem quiser continuar a utilizar o Joomla 1.0.x passe para 1.0.13 ou de preferência para a 1.0.14 RC1 (teste primeiro)


J! EXT: VULNERABLE EXTENSIONS LIST
http://help.joomla.org/component/option,com_easyfaq/task,view/id,186/Itemid,268/

Depois do carnaval falamos com mais calma!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Aposto que o forum vai passar para VBulletin...   :ideia:

PS: As minhas fontes nunca me desiludem...

 :+trafego:
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

O vBulletin está na moda... :grin:


O que interessa é que o projecto volte a estar online com toda a força...  :obrigado:
Offline

horus_68 
Membro
Mensagens 65 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Passem por lá para ver algumas das novidades
http://www.joomlapt.com/

As coisas vão aparecer aos poucos!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O fórum ainda está fechado?

Oh horus, não gosto nada dessa template, péssima escolha na minha opinião! Porque não fazem do género do joomlaitalia.com, neste momento deve ser a comunidade com um dos sites mais "limpos" e bonitos!
Offline

horus_68 
Membro
Mensagens 65 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Olá Exit
O fórum já está aberto, poderá haver problemas com as senhaspelo que devem pedir para recuperar a senha caso não consigam autenticar-se.
http://forum.joomlapt.com/index.php

O http://www.joomlaitalia.com/ é bonito.
Já sabes que eu não sou grande fã de templates e ligo muito mais ao conteúdo, mas compreendo o ponto de vista.

Quanto a questões gráficas acho que ainda muito está para evoluir (especialmente o fórum).
Eu até ligo mais ao fórum que ao site.
Agora ao importante foi abrir a porta e colocar a mobília nova.
Está desarrumado mas é apenas para não estar mais tempo de porta fechada.
No fim de semana depois se começa com as arrumações e a pensar nas decorações.

Isto com tempo vai!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sim o importante é abrir as portas! Se precisarem de ajuda, já sabem!

Olha não estou a receber o mail com a pass...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Esta interessante.

E afinal sempre tens boas fontes exit..
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Horus... essa conversão é que não! Então as minhas mensagens foram-se embora?

Registo: 03-10-2005
Total de Mensagens: 1
Offline

horus_68 
Membro
Mensagens 65 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Ainda não pude verificar nada pois ainda não acedi ao fórum como registado.  :!:
Nem sei que cópia de segurança utilizaram.

Mas espero que não se tenham perdido, havia por lá muitas úteis!