← Projectos

sms-a-borla.com | Envia SMS Grátis

Lida 28710 vezes

Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts


Descrição aka Teaser
Sabes aqueles dias em que precisas mesmo de enviar uma SMS a alguém, mas o telemóvel não quer colaborar - ou acabaste de ficar sem bateria, ou ontem foi o último dia para carregares o telemóvel e hoje já não consegues fazer nada com ele.

O SMS-a-Borla foi criado a pensar em ti! Oferecemos-te 5 SMS à borla por dia. Isso mesmo, são 5 SMS completamente gratuitas.

Oferecemos-te ainda um serviço de subscrição - também ele completamente gratuito para ti - através do qual te avisaremos via SMS de festas e eventos da tua zona. Preenche o formulário com os teus dados, diz-nos qual é o som de que gostas e nós enviamos-te uma SMS sempre que soubermos de alguma novidade para os teus lados.



Sobre o Projecto
Bom, agora numa toada menos "comercial"! :)

Isto nasceu de uma aplicação que desenvolvi para um projecto na faculdade (Java), cujo propósito era basicamente interagir com um modem GSM.

Desenvolvi o código e um colega de turma lançou o desafio de se criar uma interface web para interagir com a aplicação que criei. A ideia pareceu-me porreira (e não muito complicada de executar) e, portanto avancei. O resultado foi o site SMS-a-Borla.



Objectivos
Confesso que o objectivo principal nesta fase é elevar a aplicação servidor a um estado de maturação que potencie outros voos. Até porque julgo ser um tipo de solução cuja oferta não é muito abundante no nosso mercado.

Em vez de estar a sobrecarregar o meu telemóvel com SMS "em série" para testar a aplicação, testo a aplicação num ambiente real (de produção), ofereço uma solução engraçada para desenrascar o pessoal e tenho ainda um meio de recolher feedback sobre problemas e funcionalidades a implementar (e quiçá estabelece-se algum networking que venha a ser útil).


Monetização
Não sendo um projecto com fins comercialmente bem definidos, não existem grandes planos (nesta fase) para extrair dividendos do site.

No entanto é certo que "minar" a página com publicidade não faz parte dos meus objectivos. Neste sentido penso que uma futura monetização do site passará pelo aproveitamento do recurso que temos (a capacidade e enviar SMS em massa) - nomeadamente na promoção de eventos.



Sobre a Aplicação
Como o objectivo inicial da aplicação servidor não era (de todo) este, ela está ainda pouco preparada para a tarefa que vai executar. Ainda não terminei a adaptação do código para este propósito (está quase, quase).

Algumas funcionalidades que penso implementar a médio prazo:

  • 2 Way SMS - vi isto num gateway internacional (NowSMS) e achei uma funcionalidade absolutamente extraordinária. Ainda não tenho bem a certeza de como a vou implementar, mas é sem dúvida algo que quero estudar a fundo.

  • Multi-SMS - nesta fase a aplicação envia uma SMS de cada vez. Isto impõe uma restrição - os 160 caracteres por SMS. É algo que quero corrigir.

  • Criação de Utilizadores - conseguir definir acessos ao servidor. Neste momento tenho uma solução "martelada" de verificação de IP e de uma senha\contra-senha que é enviada pelos meus pedidos no site. No entanto para obter uma solução verdadeiramente modular e um potencial webservice tenho de integrar de alguma maneira um controlo de acessos "à séria" na aplicação.



Feedback
Como aqui há malta claramente mais experiente que eu nestas andanças, gostava de ouvir a vossa opinião, em relação aos seguintes aspectos:


  • "Look" geral do website. Fui eu que o desenhei (e eu sou o típico anti-designer, geek sem jeito para juntar duas cores). Nesta área se houver algum interessado em dar uma ajuda, sou todo ouvidos (na prerrogativa de que não tenho nada para oferecer senão um agradecimento).

  • Confiança - colocando-me no papel do utilizador, o meu maior medo seria estar (sem saber) a subscrever um serviço Jamba, ou wtv. A nossa realidade é a mais distante desta, no entanto calculo que este seja o maior entrave no website.

    Tentei cuidar o aspecto e transmitir uma ideia de confiança. Mas não sei se consegui. Agradecia feedback\sugestões para nos distinguir dos serviços Jamba (e afins).

  • Monetização - não sendo uma preocupação do imediato (tenho coisas mais divertidas para fazer nos próximos meses), gostava de começar a desenvolver um plano para (no mínimo) criar uma realidade auto-sustentável.

    Como referi, na minha opinião passará por um formato de publicidade a eventos (no espírito do adwords - ser o mais relevante possível).



Parcerias\Colaboração
O projecto, nesta fase é mesmo uma "brincadeira", portanto se houver ai pessoal interessado em dar de forma livre o seu input - seja ao nível de ideias, código, design, wtv - estamos abertos à colaboração de todos.

Se também virem que existe algum cenário em que o recurso que temos possa ser útil para projectos vossos, entrem em contacto. Não somos uma empresa, somos dois colegas de faculdade, portanto as contrapartidas podemos pedir será o apoio na sustentação dos custos do site (que são muito reduzidos), ou eventualmente alguma publicidade ao nosso site. Mas entrem em contacto que dentro do possível (e da nossa disponibilidade, que agora vêm ai os exames) tentamos ajudar - a malta quer é desenvolver cenas inovadoras e originais! :)



Contactos
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Parabéns pelo projecto!

Convém corrigires os links que estão no post.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

O projecto parece me mais que perfeito, muito bem pensado...
O design está muito bom, parabéns.

Desejo-vos muito sucesso, bom natal e boas estradas em 2011 ;-)


Edit: define o limite do site, nunca mais acaba :P
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

fantástico no minimo

Adorei o projecto, o design, e a maneira profissional como está construido

Ainda mais adorei O "thinking out of the box" que tiveste para aquela manobra de conseguir seguidores para disponibilizar sms's para outras redes, foi  no minimo muito inteligente

É raro ver projectos destes por aqui
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O site está muito  bem estruturado. E é um serviço útil e que já não se vê à alguns anos algo deste género . Boa sorte :D
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

gostei bastante. Aqui esta um começo que de amador ( não parece ter nada ). Brincadeira, quem dera a muitos webmasters brincarem assim :D

Votos de Bom trabalho e feliz natal
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Parabéns pelo projecto!

Convém corrigires os links que estão no post.
Corrigido. Obrigado pelo aviso!

Edit: define o limite do site, nunca mais acaba :P
Obrigado pelos elogios! Se puderes diz-me o que querias dizer com isto que eu não entendi (lol).

fantástico no minimo
Uau, obrigado pelos elogios! Mais que elogios queria mesmo era criticas - já passei bastantes horas de volta disto e às vezes há pormenores que um gajo de fora topa logo. Mas obrigado mais uma vez pelos elogios.

O site está muito  bem estruturado. E é um serviço útil e que já não se vê à alguns anos algo deste género . Boa sorte :D
A oferta de SMS é cada vez mais um mercado que perde potêncial (liberalização das SMS grátis nos operadores). Um projecto, neste formato por si só, não tem viabilidade em termos financeiros (julgo eu, nesta fase). Se fores ao Trends e pegares em 2 ou 3 keywords do site e comparares o nº de pesquisas deste ano com as pesquisas de à 3 ou 4 anos, rapidamente vês uma clara queda (e pior que isso, uma queda constante).

Isto tudo para tentar justificar ser "um serviço útil e que já não se vê à alguns anos". Mas vamos tentar contornar essa situação, acrescentando valor ao simples envio de SMS: mais uma vez, parece-me que a aposta com mais sentido - para já - vai ser a promoção de eventos. Num futuro próximo, quem sabe um webservice com um módulo WordPress para o envio automático de SMS através do nosso sistema.

Votos de Bom trabalho e feliz natal

Obrigado pelos elogios!

Abraço e continuação de boas festas para todos!
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Edit: define o limite do site, nunca mais acaba :P

O "scroll para baixo é infinito", a página nunca acaba (firefox)
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

google chrome, a neve não fica no fundo do site, mas sim a meio...
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

A solução para o problema deverá estar na neve. Acho que esta relacionado, visto que usam os princípios de programação orientada a objectos e umas das variáveis é a altura, para uma posição inicial Random. Como estão varias instâncias não delimitadas assim que desces ele cria uma nova particula mais abaixo, aumentando assim o scroll..

Inves e usarem essa neve, usem esta -

Plugin - Let it snow,

http://wordpress.org/extend/plugins/let-it-snow/
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Certo, é da neve sim. Não estava a ver porque utilizo o Chrome e confesso que a neve foi a última coisa que coloquei (só pela graça) e, como tal, não testei nos browsers todos.

A solução para o problema deverá estar na neve. Acho que esta relacionado, visto que usam os princípios de programação orientada a objectos e umas das variáveis é a altura, para uma posição inicial Random. Como estão varias instâncias não delimitadas assim que desces ele cria uma nova particula mais abaixo, aumentando assim o scroll..

Inves e usarem essa neve, usem esta -

Plugin - Let it snow,

http://wordpress.org/extend/plugins/let-it-snow/

Agradeço, mas o site não tem nenhum CMS por trás. :)

De qualquer das formas vou aproveitar o código JS desse plugin que se não te dá problemas a ti, também não me vai dar a mim (lol).

Obrigado!

EDIT - Resolvido. Obrigado aos 2.
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

De nada é para isso que cá estamos
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O projecto está realmente interessante, e o design está bom, não tens que te preocupar por agora ;)

Por agora deixo apenas uma dica, na barra que tens ao cimo onde mostras SMS Enviadas, Diárias, etc tens alguns números a vermelhos, pelo menos a mim faz-me confusão a olhar para eles, se puderes mudar para branco ou outra cor ou até negrito, penso que ficava melhor, fica a dica ;)

Boa sorte com o projecto!
Roberto Francisco
Offline

MiguelT 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Parabéns pelo projecto. ;)

Ideia bem estruturada, design simples e efectivo! "keep it simple"

Nesta fase só teria mais atenção ao "naming", para uma possível internacionalização do projecto. Por ex. "borla" limita o projecto ao mercado nacional, já se usas o "gratis" funciona para o mercado nacional e espanhol. São coisas "simples" e que te podem facilitar no futuro.

Eu fiz uma pequena pesquisa de "namings" e se quiseres posso partilhar contigo algumas ideias.

Bom natal a todos!!! :grin:
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

...
Confesso queria mim também me faz um pouco de confusão aquele vermelho. Mas queria mesmo destacar aquele número - porque julgo ser o problema nº 1 para quem deixar de conseguir de enviar SMS. A ideia é evitar mails a perguntar porque é que o serviço deixou de funcionar, ...

Mas vou rever, obrigado pelo comentário!

Nesta fase só teria mais atenção ao "naming", para uma possível internacionalização do projecto. Por ex. "borla" limita o projecto ao mercado nacional, já se usas o "gratis" funciona para o mercado nacional e espanhol. São coisas "simples" e que te podem facilitar no futuro.

O projecto nunca se vai poder expandir internacionalmente. As SMS são enviadas por uma aplicação desenvolvida por mim que comunica com um modem GSM também meu. Para poder oferecer o serviço internacionalmente teria de ou subcontratar um serviço (e como já referi, nesta fase não vejo grande viabilidade financeira no projecto nesses termos) ou teria de geograficamente colocar um telemóvel no país que quisesse afectar.

Ainda para mais tendo em conta que o potêncial mercado para este tipo de sites mingua todos os anos - como referi o site é um projecto que tem como objectivo maturar uma aplicação, essa sim capaz de acrescentar valor numa série de coisas (sejam websites, aplicações, ...).

Em todo o caso, se achares que estou a ver a questão pelo lado errado, estás à vontade para contra-argumentar (penso que é essa a grande vantagem de um fórum como este). Agradeço o teu comentário!

Espero antes de final do ano ter o serviço a funcionar. Mais uma vez entusiasmei-me - o core da aplicação já está a funcionar decentemente, no entanto pus-me já a adicionar coisas que julgo "terem de estar" no software, mas que na realidade são rebuçados para o programador que quer interagir com a aplicação. O mais tardar dia 30 o site estará funcional!

Obrigado ao todos. Continuação de boas festas.