← Afiliados

Facturação sobre programas de afiliados - Como funciona?

Lida 3265 vezes

Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Gostava de obter mais informações em relação à facturação necessária por parte de alguns programas de afiliados na hora do pagamento.

Não percebo nada de facturações. Alguém me dá umas luzes?
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

É relativamente simples: como os programas de afiliados pertencem a empresas, estas precisam de documentos (faturas ou recibos verdes) para registarem na contabilidade esse pagamento.

Na prática as coisas funcionam assim:

Se a empresa está em Portugal, precisa mesmo de uma fatura ou recibo verde para registar na contabilidade dela o pagamento. Empresas não estão interessadas em fazer "pagamentos por fora": é ilegal e não querem incorrer em multas só porque os afiliados não querem ou não podem declarar os seus rendimentos.

Por exemplo, a CanalMail só te paga se enviares uma factura ou recibo verde. Caso contrário não te paga.
Já a NetLucro, paga-te "por fora" se o pagamento for por PayPal, mas exige fatura ou recibo verde se for por transferência bancária (provavelmente porque em PayPal usam uma conta particular e não da empresa).

No caso das empresas estrangeiras (NetAffiliation, Google) elas não te pedem o envio de factura ou recibo verde: a legislação nesses países permite-lhes criar eles próprios um recibo de pagamento em teu nome, com o teu NIF associado. Em rigor deverias emitir à mesma uma fatura ou recibo verde, mesmo que não lhes envies: é um rendimento que deve ser declarado e pagos os respetivos impostos.

Em suma: tal como quando vais a uma loja comprar qualquer coisa, o comerciante tem a obrigação de te emitir uma fatura ou um recibo fiscalmente válido pela venda que te fez, também tu tens a obrigação de emitir fatura ou recibo fiscalmente válido quando "vendes" publicidade aos afiliados.

Espero ter ajudado.