← Conversa Geral

Proteger conteúdos

Lida 1781 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá viva!

Tenho aqui uma "pequena" dúvida. Ando a desenvolver um projecto de ficção que consiste em breves histórias da minha autoria, de momento tenho cerca de 40 histórias completas que fui escrevendo nos últimos tempos mas ainda nenhuma viu a "luz do dia".

A minha questão é, como posso proteger esses textos depois de os publicar online? Ou seja... se algum chico esperto entra, gosta de um determinado texto e o usa como se fosse dele próprio, que armas tenho para me defender?

Tem alguma coisa haver com a CNPD?

Obrigado :)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tu és o autor original e como tal tens todos os direitos sobre os textos. Impedir que alguém copie é sempre complicado, pois assim que está na Internet já se sabe o que a "casa gasta" mas no caso de te copiarem podes agir legalmente. Também podes registar o teu trabalho na SPA. Mas lá está, quando colocares online estás sempre sujeito, mas por outro lado tens todo o poder nas mãos para poderes lidar com situações de plágio o que já não é mau.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Tens razão é a SPA, nem sei porque fui buscar a CNPD...

Tu és o autor original e como tal tens todos os direitos sobre os textos. Impedir que alguém copie é sempre complicado, pois assim que está na Internet já se sabe o que a "casa gasta" mas no caso de te copiarem podes agir legalmente.

As minhas dúvidas prendem-se com o facto de que digitalmente podes manipular quase tudo. As datas das publicações dos originais por exemplo, há algum dado não editável que me permita provar, inequivocamente, que publiquei primeiro que outrem?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tens razão é a SPA, nem sei porque fui buscar a CNPD...

As minhas dúvidas prendem-se com o facto de que digitalmente podes manipular quase tudo. As datas das publicações dos originais por exemplo, há algum dado não editável que me permita provar, inequivocamente, que publiquei primeiro que outrem?

Boa pergunta, assim de repente não estou a ver, só mesmo se registasses a tua obra é que estavas 100% seguro. Mas os casos de plágio geralmente costumam ser muito grosseiros e pouco cuidados, a não ser que apanhes alguém que leve a cabo algum tipo de "vendetta" contra ti e recorra a técnicas mais "sujas" para tentar disfarçar o ato.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Claro concordo plenamente com o que dizes, até pode parecer um bocado presunção achar que me vão querer copiar, mas estou simplesmente a equacionar todos os cenários antes de dar o passo em frente :)

Vou contactar a SPA expondo o caso, até porque não pretendo proteger apenas o que já escrevi, a minha ideia é escrever mais daqui para a frente e ir publicando online conforme o faço.

Obrigado pelas respostas ;)