← Tutoriais

[PHP] Query String

Lida 5917 vezes

Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Neste tutorial será explicado como fazer query strings (?id=blablabla). Neste tutorial é explicado como fazer, mas é usado a função include!

Então temos o primeiro ficheiro, que costuma ser o index.php. Neste ficheiro vamos colocar por exemplo:

Código: [Seleccione]
<?php
require_once&#40;"header.php"&#41;;

  
switch &#40;$id&#41; &#123; default&#58; include&#40;'principal.php'&#41;;
  
break;
 case 
'principal'&#58;include&#40;"principal.php"&#41;;
    
break;
     case 
'admin'&#58;include&#40;"admin.php"&#41;;
    
break;
     case 
'teste'&#58;include&#40;"teste.php"&#41;;
    
break;
&
#125;

require_once&#40;"footer.php"&#41;;
?>


Então vou explicar o que aconteceu aqui. Primeiro chamei a header.php que contém toda a header, incluindo o code HTML.

Depois defini que sempre que o index.php for aberto será incluído o ficheiro geral.php assim como também acontece caso coloque index.php?id=principal.

Depois foi só incluir o footer.php, onde fecho todas as tags do HTML, como a </body> e a </html>.

Basta seguir a lógica para os casos que seguem, admin e teste.

É muito simples.

Citar

P: Sim, mas o que coloco dentro de principal.php, do admin.php e do teste.php?

R: Colocas o código HTML normalmente, continuando o header.php. Os ficheiros ficam apenas com a parte que fica no local de conteúdo da página!



Citar
P: E se quiser adicionar mais?

R: Basta colocares outro case e o break; tal e qual como está nos outros, substituindo o que está dentro de '' e o que está dentro dos parentesis ().


E é isto. Espero ter sido útil para vocês como foi para mim! Qualquer dúvida, estou cá para responder ;)

PS: Obrigado ao Mota77 por me ter ajudado nisto há pouco tempo  :roll:
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

de nada officer

kidmetralha 
Visitante

ainda ñ percebi uma koisa em kê é k isto ajuda :?:
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Isto já havia um tutorial, penso eu que é a mesma coisa!
lol

Ver Tutorial
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olha  :shock: nem me tinha apercebido, e pelos vistos o fpware também não LOL pois eu falhei-lhe disto e ele também não se lembrou  :?
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Eu queria saber tambem era como é que os cms usam, para ter tipo noticia.php?id=91 e mostra a tabela com a noticia!
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

isso é facil lol é por Mysql
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Então vais explicar!!!!!!!!

lol
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

ou nao... lol é segredo ate lançar o MyJoke!