← Negócios Online

Trabalhador em nome individual - Recibos Verdes

Lida 141394 vezes

Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Quando passo uma factura normal no Primavera, tenho que depois passar um recibo desta sempre obrigatoriamente correcto?


O recibo assinala que recebeste a quantia. A diferença entre a Factura e a Venda-a-Dinheiro no Primavera é essa. A Venda-a-Dinheiro demonstra que recebeste o pagamento em troca do serviço, na data da factura. A Factura não representa esse pagamento, sendo necessário o recibo para o comprovar (ou era, já que agora parece que basta a factura). Por aqui, vai tudo corrido a um documento criado por nós, e geralmente utilizado pelas empresas, chamado "Factura/Recibo" (recibo válido após boa cobrança).
Offline

flaviorodrigues 
Membro
Mensagens 326 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

sim, também uso, disso, tem um destacavel em baixo com o recibo :)

A questão, esta é se preciso de assinar ou carimbar algo, pois no modelo nao tem espaço predefinido para isso.

obrigado
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Factura a pronto pagamento não vai dar ao mesmo?
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas

O que o marsupillami disse acho que descreve tudo aquilo que devemos saber. Uma factura a pronto-pagamento necessita sempre do recibo. Se emitires uma Venda a Dinheiro já não precisas disso. Se emitires uma Factura/Recibo, a mesma fica condicionada ao pagamento da mesma. Assim, o cliente deverá anexar à factura o comprovativo da mesma, para efeitos de contabilidade.

Quanto ao carimbo e assinatura, em qualquer lado serve, desde que minimamente visível.

Relativamente à factura electrónica, a mesma necessita sempre de ter um certificado de forma a confirmar a sua origem.

Se precisarem de mais info sobre a FE, eu faço uma pesquisa sobre isso e deixo aqui os resultados. (se virem que há necessidade)

Abraços

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Se não te incomodar faz la essa pesquisa sff.
Sobre os recibos porque não passar apenas uma Venda a Dinheiro se tem a mesma validade legal da Factura mas dispensa recibos?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Estive eu a pesquisar e fala-se na assinatura electrónica avançada ou certificado digital, agora ninguém fala como se obtém isso?

http://www.portaldaempresa.pt/CVE/pt/Geral/faqs/Factura_Electronica/
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Se não te incomodar faz la essa pesquisa sff.
Sobre os recibos porque não passar apenas uma Venda a Dinheiro se tem a mesma validade legal da Factura mas dispensa recibos?

Porque existem clientes que necessitam receber primeiro a factura para depois pagar (empresas, instituições, etc... que habitualmente pagam em cheque).
Offline

flaviorodrigues 
Membro
Mensagens 326 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

ja agora, ha uns tempos emiti um recibo verde a uma empresa, enviei por correio, e essa empresa dis que não recebeu nada!

Como posso enviar uma segunda via?

obrigado
Offline

ptrci 
Membro
Mensagens 144 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Se tu tiveres os livros de recibos verdes que as finanças vendem.

Envia a fotocópia da copia que fica para ti. 

Mas não se a outra empresa aceita fotocópias. Se emitires uma segunda se as finanças pedirem te o livro para eles fizeste dois recibos verdes.
Offline

moonlight 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Olá

Tenho umas duvidas se alguém me poder ajudar agradecia.

1-Posso vender software feito por mim na internet com recibos verdes ou terei de criar uma empresa?

2-Posso vender um serviço na internet tipo venda de espaço(hospedagem de sites, hospedagem de fotos) com recibos verdes ou terei de criar uma empresa?

Obrigado.
 
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sim podes os serviços o software não sei...
Offline

Njay 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Infelizmente toda esta "trapalhada" fiscal que temos que cumprir é mesmo isso, uma grande trapalhada que só atrapalha e obriga a gastar dinheiro em contabilistas.

Como já repararam existe alguma "divergência" de opiniões entre "autoridades". A minha experiência é que perguntar a um contabilista, nas Finanças, ou ler um livro sobe o tema, não é sempre suficiente para obter respostas claras. Já fiz as 3 coisas, algumas delas várias vezes, e ainda não estou esclarecido (ou então sou burro mesmo).

Escrevi este artigo no meu blog acerca de IRS:

IRS para aspirantes a “pessoas com iniciativa”

Também lá tem 1 ou 2 dicas sobre o IVA, mas conto daqui a algum tempo escrever um artigo só sobre o IVA, quando estiver mais "exercitado".

Posso dar mais umas achegas:

1) Uma factura tem que conter alguns elementos obrigatórios que estão descritos no Código do IVA (CIVA) (não me perguntem o artigo que não sei de cor nem me apetece ir lá procurar)

2) O CIVA obriga a ter livros de registos dos valores que saiem e entram. Se vocês quiserem usar um programa informático para manter esses registos (como esse Primavera) e não os tiverem também em livro (que penso que são mesmo uns livros especiais para isso), então têm que escrever uma carta ao Director das Finanças da vossa área a informá-lo que a partir da data X passam a "efectuar a facturação por meios informáticos". Esta carta é entregue nas Finanças da vossa área, e vocês ficam com uma cópia carimbada e assinada.

3) Facturação Electrónica não é o mesmo que "facturação por meios informáticos". Na facturação electrónica é preciso ter-se assinaturas digitais e há todo um protocolo e requisitos mais exigentes, que já não sei de cor. Há uns documentos a falar sobre isso que vi na altura, é uma questão de procurarem, mas fiquei com a ideia de que era demasiado complexo para eu usar.

4) Até ao momento ainda não é preciso ter aplicações informáticas "homologadas" pelas Finanças, mas são obrigadas a ter opção de exportação em SAFT-PT. Ouvi dizer que a obrigatoriedade de homologação vem a caminho este ano mas não tenho mais dados sobre isso...

5) Não é preciso criar uma empresa para vender o que quer que seja, basta abrirmos uma Actividade nas Finanças, o que nos permite passar recibos verdes. Isto é o mesmo que dizer que "estamos colectados nas finanças", ou que somos "trabalhadores em nome individual", ou que somos "trabalhadores independentes" ou que "auferimos rendimentos da categoria B (de IRS)". Enfim, há uma série de nomes para a mesma coisa.

6) Embora me pareça que ninguém o faz, acho que nada impede de se vender produtos passando recibos verdes, só não é prático. A "factura" é um documento exigido pelo CIVA; se não estamos sujeitos a IVA (ou, outra forma de dizer, se não somos "sujeitos passivos de IVA" ou se "estamos isentos pelo artigo 53"), não passamos facturas, só recibos verdes (assumindo que temos Actividade aberta nas Finanças).
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Já procurei e li algumas coisas sobre recibos verdes mas continuo com as dúvidas mais importantes.

O IVA estamos isentos no primeiro ano? Ou estamos sempre isentos deste que não passemos os 10,000€ anuais?

Não pagamos IRS desde que não passemos 10,000€ anuais certo?

E como funciona os descontos para a Segurança Social se formos trabalhadores independentes e passarmos recibos verdes?

Quanto mais leio sobre este assunto menos percebo :\
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

IVA estas isento até 10K €. IRS pagas pois tens de declarar o que facturas-te ou os recibos verdes na declaração anual de rendimentos.

No segundo ano passas a pagar Segurança Social (cerca de 140 euros mes)
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

140€ mensalmente mesmo que não se dê uso constante aos recibos verdes? Pensava que isto dos recibos verdes era algo mais facilitado...