← Negócios Online

Direitos de autor e imagens

Lida 56563 vezes

Offline

Pedro Magalhães 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Há quem mencione os créditos dos ícones no rodapé do site.
Para quem não quer fazer isto, pelo menos colocar os créditos no código fonte.
Falo por mim, já não me sentiria tão prejudicado.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Há quem mencione os créditos dos ícones no rodapé do site.
Para quem não quer fazer isto, pelo menos colocar os créditos no código fonte.
Falo por mim, já não me sentiria tão prejudicado.

Eu os que uso são de livre usagem, não precisa de créditos. Mas se usarmos um de um pack, outro de outro e etc, seria complicado meter o autor de todos. Mas ya, na fonte do código é sempre uma opção, mas há autores que pedem um linkback...
Offline

Pedro Magalhães 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Solução: Criar uma página com o nome "Créditos".
Assim já não há desculpas para falta de espaço... 



Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Acho que a Internet funciona como uma selva. É só cópias por todos os cantos. Coloco sempre as fontes, mas, Machado, se não colocares não vais preso. Coloca sempre, mas apenas por uma questão de consciência.
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que a Internet funciona como uma selva. É só cópias por todos os cantos. Coloco sempre as fontes, mas, Machado, se não colocares não vais preso. Coloca sempre, mas apenas por uma questão de consciência.

Preso não digo, mas é crime.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Sim, é crime, mas qual é o maluco que vai perder tempo e dinheiro em tribunais com isso? No entanto, penso que daqui a umas décadas vão existir leis mais duras e rigorosas neste universo virtual.
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim, é crime, mas qual é o maluco que vai perder tempo e dinheiro em tribunais com isso? No entanto, penso que daqui a umas décadas vão existir leis mais duras e rigorosas neste universo virtual.
Já houve tantos casos desses.
-.-'
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Mas entre empresas com dinheiro, não? Para os particulares é mais difícil irem para tribunal por causa de cópias.
Offline

sandraseq 
Membro
Mensagens 25 Gostos 2
Feedback +3

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Olá,

Gostaria só de deixar a minha opinião. Na realidade há sites com imagens livres e que podem ser usadas "oficialmente" em blogs (se quiserem eu posso deixar uma lista de sites).
O facto de colocarmos a origem não "legaliza" a imagem. No entanto se precisarem muito de uma imagem, acredito que se escreverem ao autor e pedirem autorização, ele vos dará essa autorização... e não se perde assim tanto tempo!
Pode parecer inofensivo usar uma imagem alheia, mas se o dono da imagem se chatear pode denunciar ao google a situação e em ultima instancia somos banidos do motor de busca e ou perdemos a nossa conta adsense...
Acho que não vale a pena correr esse risco quando há variadissimos locais que disponibilizam as imagens livres de autor...  :lol:

Sandra
Offline

Spacecowboy 
Membro
Mensagens 761 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Olá,

Gostaria só de deixar a minha opinião. Na realidade há sites com imagens livres e que podem ser usadas "oficialmente" em blogs (se quiserem eu posso deixar uma lista de sites).
O facto de colocarmos a origem não "legaliza" a imagem. No entanto se precisarem muito de uma imagem, acredito que se escreverem ao autor e pedirem autorização, ele vos dará essa autorização... e não se perde assim tanto tempo!
Pode parecer inofensivo usar uma imagem alheia, mas se o dono da imagem se chatear pode denunciar ao google a situação e em ultima instancia somos banidos do motor de busca e ou perdemos a nossa conta adsense...
Acho que não vale a pena correr esse risco quando há variadissimos locais que disponibilizam as imagens livres de autor...  :lol:

Sandra



Cuidado porque existem sites/blogs que induzem utilizadores em erro, usam isso como uma estratégia de marketing para obter visitas.
Offline

Spacecowboy 
Membro
Mensagens 761 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Mas entre empresas com dinheiro, não? Para os particulares é mais difícil irem para tribunal por causa de cópias.

Aí é que tu te enganas...

Há aqui N utilizadores que deveriam ler claramente mais sobre este assunto...de preferência os decretos-lei em vigor.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Um artigo aqui no blogue escrito por mim que toca um pouco nessa temática: http://www.maistrafego.pt/direitos-de-autor-da-copia-ao-plagio

A filosofia da Internet é partilha e isso vai acontecer independentemente de existir ou não autorização. A máxima “Se estás na Internet, vais estar em todo o lado mais cedo ou mais tarde“ é uma realidade que tão cedo não vai mudar.

Tudo vai depender de como as coisas acontecem, um caso esporádico de plágio ou utilização indevida de imagens não é algo com o qual uma companhia/webmaster deva perder o seu tempo. Já numa situação persistente a conversa é outra.
Offline

Spacecowboy 
Membro
Mensagens 761 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Um artigo aqui no blogue escrito por mim que toca um pouco nessa temática: http://www.maistrafego.pt/direitos-de-autor-da-copia-ao-plagio

A filosofia da Internet é partilha e isso vai acontecer independentemente de existir ou não autorização. A máxima “Se estás na Internet, vais estar em todo o lado mais cedo ou mais tarde“ é uma realidade que tão cedo não vai mudar.

Tudo vai depender de como as coisas acontecem, um caso esporádico de plágio ou utilização indevida de imagens não é algo com o qual uma companhia/webmaster deva perder o seu tempo. Já numa situação persistente a conversa é outra.

Muito bom artigo Jerson, falta aí é uma refência ao FB, porque há gente que pensa que o facebook é uma árvore de Natal e que estão lá presentes no sapatinho para os porem nos seus sites da google ou em outras páginas do facebook, porque consideram-no um mundo à parte, isento de responsabilidades dessa natureza por ser uma rede social e que a sua politica não protege imagens de pessoas/perfis/comentários associados a um perfil quando são expostos em praça pública.

Não é por acaso que as páginas possuem um botão «share».

Como o facebook não está associado ao adsense, os users, digamos que perdem um pouco o medo, embora a responsabilidade penal seja a mesma e porque também acham que nada ou pouco têm a perder com isso.

A credebilidade da página entre os fãs diminui, porque como em todo o lado, as pessoas gostam do que é novidade, e as novidades são determinantes para viralizar um post, captar a atenção do público e obter novos like´s.

 Muitos decidem arriscar e plagiam da pior forma, retiram os créditos do autor da produção e atribuem os deles.

A desculpa de um plagiador normalmente é sempre que viu as imagens ou conteúdo em outros lados sem créditos, que desconhecem os autores, e que pensam que o mesmo é livre ou até que não se responsabilizam pelas publicações de imagens que lhes são enviadas pelos fãs. (a quarta já é um insulto ao autor)

No fundo o que todos querem é não perder tempo a efectuarem as suas próprias produções ou passar pelo autor da obra, juntar conteúdo de qualidade e conquistar novos like´s ou aumentar o edgerank e engagement, porque se assim não fosse partilhariam através das páginas autoras.

Pelo que eu tenho visto, 75% dos plagiadores retiram os créditos e colocam os deles, 20% retiram apenas os créditos de autor e apenas 5% publicam as imagens exactamente como foram feitas.

Em todos os casos é considerado plágio e o conteúdo é removido caso o autor decida denunciar, embora o terceiro exemplo atenue um pouco a «ira» do autor.
Mas como tal, tudo depende da autorização do mesmo, nada como entrar em contacto com um autor e solicitar o pedido de publicação cordialmente.

Quando não são totalmente originais, as produções de conteúdo envolvem perda de tempo em pesquisas para avaliar o que pode ou não constar na produção, contactos a outros autores para pedir permissão de uso de textos, imagens, de traduções, etc.

Muitos desconhecem as penalizações do facebook.
Uma página ou conta de administrador pode ser fechada em caso de reicidência de infracção de propriedade intelectual. O facebook leva muito em conta os direitos autorais, daí a sua rapidez de actuação.

Pessoalmente acho o suporte do facebook muito mais rápido nessa funcionalidade do que o do google.

Offline

alvez 
Membro
Mensagens 215 Gostos 6
Feedback +14

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas pessoal,

Ia abrir um novo tópico, mas penso que a minha questão se pode enquadrar aqui.

A minha dúvida é, nós podemos mencionar empresas e alguns dados destas no nosso site?!

Exemplo:

Tenho um site de informática e lá tenho uma lista das empresas de informática que há na minha região.

Com nome da empresa, morada, serviços que tem, fotos(aqui já entra o que foi falado anteriormente) etc.


Posso fazer isto ou tenho de pedir autorização às empresas em causa para as poder mencionar no site?

Cumprimentos
Offline

cadj 
Membro
Mensagens 29 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Boas,

Pessoal seguindo esta conversa interessante gostaria de questionar sobre a legalidade ou não do seguinte cenário.

Se eu for buscar noticias ao jornal Record.pt e publicar no meu site, mesma imagem, mesmo texto e destacar a origem como sendo de Record.pt vou ter problemas?
Sim tenho espaços de publicidade onde pretendo realizar dinheiro anunciando negócios, produtos.

Gracias