← Desenvolvimento

Porquê tantos sites sobre o mesmo tema neste Portugal pequeninho?

Lida 16191 vezes

Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não percebi... Eu não estou a insinuar nada, o JoaoCardoso é que disse que era uma confusão se as comunidades fossem maiores com toda a gente a inserir posts e bla bla, lá fora isso acontece e funciona bem, ninguém se queixa, só isso. Acho que nós temos as mesmas capacidades para gerir uma grande comunidade.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu só não entendo é porque que a malta só pensa em dinheiro e protagonismo, sou eu o único a desenvolver sites por "amor à camisola"? Ya, eu sei que isso não põe pão na mesa, mas sejamos realistas, a maior parte dos administradores desse site tem empregos, não é esse o ganho pão deles. Parece-me um caminho demasiado fácil só para se ter um pouco de protagonismo.

Não é bem assim, aqui no Mais Tráfego já foram apresentados muitos projectos inovadores criados pelo tal "amor à camisola" e novos são criados todos os dias. Não deves olhar apenas para os casos desta comunidade, até porque existem muitas pessoas registadas que nem sequer apresentaram os seus projectos aqui mas desenvolvem trabalhos bastante interessantes. De resto o Mais Tráfego esforça-se por transmitir os valores certos aos webmasters, deixando claro que a rentabilização é consequência de um bom trabalho. Se algumas pessoas procuram atalhos e só querem protagonismo ou dinheiro isso é problema delas, mas não é isso que esta comunidade pretende transmitir.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Bem há duas situações:

 - Dividir para reinar
 - Criação de alternativas

De facto nascem muitos sites e principalmente fóruns sobre temas já "preenchidos" onde, na maioria dos casos é isso mesmo, dividir para reinar. Se não és convidado para a equipa do fórum X e ficas aborrecido, crias o fórum Y sobre o mesmo tema e até te tornas administrador o que é mais "cool". Neste caso específico pode ser sempre um "também quero ter um site de legendas" e pronto (não estou a dizer que o seja, como é óbvio).

Outro caso é a criação de alternativas. Se não estás de acordo com a política seguida por um determinado site e acreditas que, com outro modus operandis, podes fazer melhor... fazes. E acho muito bem, foi assim que decidi criar o meu maior projecto, em total desacordo com as políticas de outros já existentes. Claro que depois da boa intenção também é preciso de facto conseguir destacar e ter sucesso.

Mas no geral a concorrência é boa. Quando não há concorrência os utilizadores / consumidores são obrigados a optar pelo único que existe e isso tem as suas consequências.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A concorrência motiva a inovação e o querer fazer melhor que os outros. Está no sangue humano sermos competitivos e é assim que irá ser sempre. :)

E claro no meio de tanta "variedade dentro da mesma espécie", o "mais forte sobrevive", o que dá origem a mil e um sites iguais, e um site único. :P Mas claro isso depende de cada um, e cada um sabe o que faz com o seu projecto.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
a merda é a mesma, só muda o cheiro.

as vezes é o cheiro que me faz ir por um ou por outro caminho!
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não é bem assim, aqui no Mais Tráfego já foram apresentados muitos projectos inovadores criados pelo tal "amor à camisola" e novos são criados todos os dias. Não deves olhar apenas para os casos desta comunidade, até porque existem muitas pessoas registadas que nem sequer apresentaram os seus projectos aqui mas desenvolvem trabalhos bastante interessantes. De resto o Mais Tráfego esforça-se por transmitir os valores certos aos webmasters, deixando claro que a rentabilização é consequência de um bom trabalho. Se algumas pessoas procuram atalhos e só querem protagonismo ou dinheiro isso é problema delas, mas não é isso que esta comunidade pretende transmitir.

Duas observações que tenho a fazer ao teu texto...

  • Eu nunca disse que TODOS os projectos eram feitos só por protagonimos ou dinheiro, nem sei onde foste buscar tal ideia. Eu vim aqui expor UM caso, UMA situação em volta de UM DETERMINADO tema. Falei no geral também indicando que não é a única situação e existem outras, mas nunca afirmei que todos faziam assim. Falei foi de uma forma geral, não podem levar tudo à letra.
  • Segundo, porquê que mencionas tanto o +Trafego, a comunidade? Eu não vim aqui fazer uma critica ao +T nem tão pouco falar dos projectos que são aqui apresentados ou deixam de ser apresentados. Aliás, eu disse explicitamente que fiquei a conhecer do respectivo site devido ao SPAM que recebi a fazer publicidade ao mesmo. Mas vim aqui, ao +T, discutir este assunto pois este é um fórum para webmasters e é aqui o lugar indicado para discutir estas coisas.

Eu juro que as vezes fico parvo com as vossas respostas, um gajo fala em mulheres e vocês vêm falar de carros.

De facto nascem muitos sites e principalmente fóruns sobre temas já "preenchidos" onde, na maioria dos casos é isso mesmo, dividir para reinar. Se não és convidado para a equipa do fórum X e ficas aborrecido, crias o fórum Y sobre o mesmo tema e até te tornas administrador o que é mais "cool". Neste caso específico pode ser sempre um "também quero ter um site de legendas" e pronto (não estou a dizer que o seja, como é óbvio).
Pois, é isso que eu não entendo. Eu nunca o faria pelas razões de ser mais "cool". Há custa disso é que muita gente fica mal vista neste mundo e isso pode se facilmente ver por vários tópicos de projectos que são apresentados por aqui. Uns têm sucesso porque criaram uma boa alternativa e trazem algo de novo ou diferente, mas aqueles que fazem mais do mesmo e nem se esmeram, o pessoal cai-lhes logo em cima e lá se vai a fama.

Mas pronto, cada um é como cada qual, eu nunca faria um projecto tendo como base esses princípios, mas cada um sabe de si... Mas às vezes irrita-me um bocadinho :P

Outro caso é a criação de alternativas. Se não estás de acordo com a política seguida por um determinado site e acreditas que, com outro modus operandis, podes fazer melhor... fazes. E acho muito bem, foi assim que decidi criar o meu maior projecto, em total desacordo com as políticas de outros já existentes. Claro que depois da boa intenção também é preciso de facto conseguir destacar e ter sucesso.
Concordo perfeitamente e não tenho nada contra, até dou um exemplo, ZWAME. Todos sabemos que é o maior fórum tecnológico nacional mas o staff daquilo é uma ditadura autêntica, um gajo não pode mandar uma farpa sem pedir permissão que leva logo cartão amarelo. Se alguém se chatear demasiado com isso e quiser criar um fórum semelhante mas onde haja mais liberdade de expressão, compreendo perfeitamente as razões.

A questão que coloco é: quantos será que criam alternativas às comunidades existentes com esse tipo de razões válidas? Atenção que não estou a acusar alguém ou algum site porque não vou falar sem conhecimento de causa. Mas no entanto pergunto-me exactamente essa questão.

Mas no geral a concorrência é boa. Quando não há concorrência os utilizadores / consumidores são obrigados a optar pelo único que existe e isso tem as suas consequências.
Sim, no geral é, tens toda a razão. Mas às vezes poderia não ser preciso. Mas talvez eu esteja à procura de um mundo web utópico que será impossível de acontecer devido à natureza humana como já disse.
Offline

Beto 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Boas,

Li um pouco do tópico e não quis deixar de dar a minha opinião, que vale o que vale.

Conforme a maioria, a tua indignação não faz sentido nenhum, e as analogias ou exemplos apresentados fazem todos o sentido, por isso não percebo o teu espanto de fazermos comparações!

Aquilo que dá a entender é que quase parece que és o dono de um site de legendas e estás chatiado por haver concorrentes. Isto no que toca aos sites, é um pouco semelhante às leis de mercado. O mercado acaba por seleccinar os sites e limpa os que não tem qualidade.

Para além disso, haver muitos sites de legendas (algo que jã fui utilizador, mas desisti por haver mta má tradução e demorarem mto tempo a chegar - e o meu ingles melhorou o suficiente para compreender) a meu ver é algo positivo.
Até acredito que dê dinheiro, no entanto acho que tens razão quando dizes que é mais do mesmo. No entanto por haver sites novos que copiam os antigos não quer dizer que seja algo negativo, porque se os novos tiverem melhores plataformas, melhores design e na realidade um melhor serviço, então os velhos (a idade não é sinónimo de ser melhor ou pior!) terão de se actualizar ou irão perder visitas ...


Por isso, esse principio é muito errado caro forista (escreve-se assim?  :superlol:) quanto mais houver mais opções tenhas, e se realmente tiveste milhares de ideias sobre o assunto então acho que deves por em prática... mesmo que não tenhas tempo podes fazer aos poucos e poucos :P e se quiseres até estou disponivel para te apoiar no teu projecto seja a nivel de webdev ou design ou financeiro ;)
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eu interpreto "Portugal Pequeninho" sob duas formas:
  • mercado pequeno - poucos utilizadores
  • mentalidade pequenina dos "tugas"

Concordo inteiramente com o autor deste tópico (penso que interpretei bem o sentido da mensagem, pois sinto o mesmo tipo de frustração quando olho para o panorama nacional).

O exemplo do café é uma excelente analogia.
Porque é que há tantos cafés numa rua? É simples: basta saber tirar bicas, fazer sandochas e cozinhar uns pratos simples e estás apto a abrir um café. E todos pensam que ao abrir um café vão ganhar rios de euros, "porque o gajo ali do café da esquina tem muita clientela".

Com ferramentas como o Blogspot, Wordpress, Joomla e equivalentes também qualquer "gato-pingado" consegue montar um site em 3 tempos. E todos pensam que é só montar um site de downloads, de legendas de filmes ou de fotos de gajas boas, "porque o gajo ali do xxx.com fez o mesmo e tem muito movimento". A consequência é inundar o mercado de lixo, tal como qualquer tipo que saiba tirar bicas abre um café em cada esquina.

O problema na net é pior que nos cafés:
  • abrir um café custa dinheiro: montar um site é grátis ou de valor negligenciável, logo qualquer chico-esperto monta o site sem se preocupar minimamente com a relevância e qualidade do mesmo
  • quando o café "falha", fecha as portas e o espaço fica livre para outro negócio: um site fica a ocupar o espaço na net (por exemplo, a desperdiçar domínios que poderiam ser muito melhor aproveitados e rentabilizados)

No meio disto tudo, felizmente, os sites bons continuam a evidenciar-se pela positiva, tal como o café que tem o melhor serviço ou as melhores tostas mistas continuará a ser preferido às "tascas" que vão abrindo na rua...

Offline

Kenobi 
Membro
Mensagens 151 Gostos 2
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Só hoje é que vi este post, posso falar na minha experiência como administrador do http://pipocas.tv/
Quando eu e uns amigos criamos o site não foi com o intuito de ganhar dinheiro mas sim de oferecer um site nacional de legendas com um design e pesquisa de legendas diferente dos que ai andam.

Posso enumerar vários pontos onde o Pipocas.TV é diferente dos outros.

  • Só em termos de design acho que é melhor do que esses que ai listaste.
  • O nosso contador marca Legendas: 12923, mas dessas mais de 10.000 legendas posso te garantir que muitas têm em média 6 legendas se não mais para várias versões do mesmo filme, tornado a pesquisa mais exacta. Não damos preferência a números mas sim organização. O número real de legendas deve rondar as 40.000!
  • E último ponto, não sei se sabem mas o pipocas desde o 1ºdia que abriu foi alvo de ataques por parte de sites do mesmo ramo que não vou aqui dizer qual, mas que se foi atacado é porque sabem que são inferiores e para manter o Pipocas online gastam-se muitos € mensalmente, por isso se quisesse ganhar dinheiro acho que escolheria outro tipo de nicho...
Foi apenas um desabafo e claro que aceito a tua opinião Nazgulled, mas se pensamos que conseguimos fazer melhor do que os sites que ai andam, porque não faze-lo?

Cumprimentos.
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Bem Pipoca, boa sorte com o projecto ;)
Offline

Kenobi 
Membro
Mensagens 151 Gostos 2
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

 :obrigado: JoaoCardoso
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Porque será que existem vários supermercados quando vendem todos a mesma coisa? Porque é que existe várias marcas de sapatos se todos vendem sapatos? Porque é que existem vários restaurantes se todos fazem comida? E já agora, porque é que apenas 1 pode ser patrão e ganhar dinheiro, os outros têm que ser sempre empregados?

Eu sou a favor da variedade de escolha, uso o que for melhor para mim. Se não é bom, não uso... se todos fizerem o mesmo o site/negocio vai fechar.

Sites sem qualidade existem não só em Portugal. Pode-se notar mais porque não existem tantos projectos de qualidade... em todo o lado existe sites copiados, conteúdo traduzido, sites de downloads, sites adultos, etc...

Também não dos devemos de esquecer que a capacidade económica dos portugueses não é a mesma de pessoas de outros países... os investidores não pensam da mesma forma, as pessoas não usam a internet como deve de ser, etc.

O melhor mesmo é parar de criticar e fazer pegar numa ideia, nova ou não, e fazer melhor que os outros que já existam. Só assim é que isto vai para a frente.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu não acho que muitos sites sobre o mesmo tema seja mau ou esteja aí o grande problema da web em Portugal.
Considero muito pior os milhares de projectos que são começados e a que não dão continuidade, porque passado 3 dias se lembraram que a escola ia começar ou porque perceberam que não dominavam o assunto...
Offline

Kenobi 
Membro
Mensagens 151 Gostos 2
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Eu acho ainda pior a atitude de muitos que se dizem donos e senhores de certos sites, em vez de usarem as suas capacidades para melhorar os seus sites preferem estragar e tentar acabar com o projecto dos outros, pois sentem inveja...

A mentalidade portuguesa gira muita á volta disso também, tentar acabar com o vizinho sem ter trabalho algum em melhorar, a lei do menor esforço, não se têm sucesso sem ter inimigos ou neste caso invejosos!

Offline

ZeDiogo 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

A mentalidade portuguesa gira muita á volta disso também, tentar acabar com o vizinho sem ter trabalho algum em melhorar, a lei do menor esforço, não se têm sucesso sem ter inimigos ou neste caso invejosos!

Ora nem mais  :o

Criticar é mais fácil que trabalhar   :popcorn: