← Marketing

Ganhar dinheiro & SEO - Os primeiros passos

Lida 20304 vezes

Offline

sandrabaroni 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Falei isso porque no meu blog chove comentários desse tipo, com a palavra-chave no nome... não sabia que era considerado spam, posso apagar sem remorso então?! rs...
E quanto ao Digg.com, você escreve um artigo especial para ele ou são os próprios do teu blog mesmo?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Falei isso porque no meu blog chove comentários desse tipo, com a palavra-chave no nome... não sabia que era considerado spam, posso apagar sem remorso então?! rs...
E quanto ao Digg.com, você escreve um artigo especial para ele ou são os próprios do teu blog mesmo?

Para indexar, normalmente submito o link da página inicial. O próprio digg vai buscar a descrição, imagens, etc. Depois é esperar para ser indexado (costuma ser bem rápido).

Para evitar SPAM no teu blog, instala um excelente plugin: WP-SPAM Free.

Mas cuidado Sandra! Nem sempre é SPAM! Se um comentador tiver a palavra chave no nome mas disser coisas interessantes nos comentários mais vale deixar o comentário lá. :)
Offline

sandrabaroni 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Claro!
Eu leio os comentários antes de deletar.
O que acontece é que os caras comentam três vezes seguidas no mesmo post, com três palavras-chave diferentes para três blogs diferentes, escrito algo como 'muito bom' 'legal' e por aí vai; ou seja, é a mesma criatura e nem se da ao trabalho de mudar de post...
Escrevi justamente sobre isso no meu post de hoje. Aí é spam, com certeza!
Um abraço!
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Citar
A plataforma seria, sem dúvida wordpress. Um tema "normal" com um bloco adsense + um bloco de links adsense. O bloco 336x280 em baixo do título do artigo e o bloco de links na sidebar.

Podes-me dar alguns exemplos de temas para WP com essas características e já agora sites que usem esses temas e essas características?

Cumprimentos
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Podes-me dar alguns exemplos de temas para WP com essas características e já agora sites que usem esses temas e essas características?

Cumprimentos

Eu uso templates desse género nos meus próprios sites, que não irei revelar aqui. Mas dou-te um exemplo bem conhecido na nossa comunidade: o www.escoladinheiro.com do Paulo Faustino. Um tema bem bonito, com a publicidade bem colocado nos posts (abre um post para ver). Podem fazer-se coisas bem engraçadas com os templates da themeforest. Dá uma olhadela lá ;)
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vai mais uma pergunta, aproveitando a onda...

Quando pensas em entrar num novo nicho (por exemplo algum produto que saiu recentemente) quais os passos que segues (os que achares que podes divulgar) para ver se pode ou não ser rentável?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vai mais uma pergunta, aproveitando a onda...

Quando pensas em entrar num novo nicho (por exemplo algum produto que saiu recentemente) quais os passos que segues (os que achares que podes divulgar) para ver se pode ou não ser rentável?

Quando vejo que um determinado tema pode ser rentável e quero ganhar dinheiro com ele geralmente:

Antes de tudo verifico numa ferramenta qualquer o valor CPC médio esperado para a keyword específica: uso o micro niche finder, mas podem usar o google keyword tool.

Se acho que vai ter muitas visitas:
  • Se os potenciais visitantes não forem ad-blinds (webmasters, etc) e a concorrência não for astronómica mando-me logo, por uma simples razão: o dinheiro ganho pode não ser muito, mas se vai haver uma enchente de gente, o dinheiro que ganhas pode multiplicar-se. Dou-te um exemplo, o mundial de futebol: os cliques valem pouco. Mas quando tens muitos, ganhas algum... Se já der para pagar 10x o domínio já não é mau ;) é lucro!

Se acho que não vai ter muiitas visitas:
  • Faço uma pequena pesquisa no google pelas keywords.
  • Verifico se existem anuciantes
  • Verifico se existe muita concorrência. Sim? Não avanço... Não? Para a frente é o caminho, vamos lá criar e rentabilizar!

Pessoalmente gosto de nichos sem grande concorrência, mas com alguma coisinha para lutar! As razões são simples:
  • Um SEO tem de ser competitivo... Não há nada melhor que acordares de manhã e veres-te na primeira posição. Acredita!
  • Se tem concorrência, é porque paga bem... Eu quero ganhar, por isso aventuro-me!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu uso templates desse género nos meus próprios sites, que não irei revelar aqui. Mas dou-te um exemplo bem conhecido na nossa comunidade: o www.escoladinheiro.com do Paulo Faustino. Um tema bem bonito, com a publicidade bem colocado nos posts (abre um post para ver). Podem fazer-se coisas bem engraçadas com os templates da themeforest. Dá uma olhadela lá ;)

Ó Digui aí já discordo completamente, a publicidade no Escola Dinheiro não está nada bem colocada, aliás remete o conteúdo de um artigo para "below the fold". O que se pode dizer é que tem o tamanho e está colocada de acordo com as regras para se conseguir o máximo de rentabilização, mas isso não significa que é um bom local, até acho que é um péssimo exemplo a colocação de publicidade depois do título de um artigo.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Ó Digui aí já discordo completamente, a publicidade no Escola Dinheiro não está nada bem colocada, aliás remete o conteúdo de um artigo para "below the fold". O que se pode dizer é que tem o tamanho e está colocada de acordo com as regras para se conseguir o máximo de rentabilização, mas isso não significa que é um bom local, até acho que é um péssimo exemplo a colocação de publicidade depois do título de um artigo.

Ora vamos lá ver uma coisa: nós temos objectivos bem distintos. Tu queres construir um bom projecto, criar uma audiência e deixar a rentabilização para segundo plano. Até aqui tudo bem. Até acho muito bem o que queres fazer, porque como visitante do teu site, gosto de ter acesso ao conteúdo.
Mas agora põe-te no meu papel: sou um webmaster tal como tu, mas tenho uma prioridade bem diferente: quero rentabilizar os meus sites de forma a conseguir obter um rendimento fixo ao fim do mês. As minhas técnicas têm de ser diferentes das tuas!
Podemos discutir se acho correcto a publicidade estar above the fold, em baixo do conteúdo. Eu respondo facilmente: é uma situação win-win. O utilizador procura um serviço e encontra (o google direcciona as keywords), eu ganho a minha comissão e o anunciante ganha um cliente.
Como vês acho que a colocação das ads no topo do conteúdo pode ser rentável para todos, mas depende dos teus visitantes, da sua origem, etc....

Obrigado pelo comentário Jerson :)
Offline

sandrabaroni 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Olá!
Concordo que se queremos um blog que nos dê retorno devemos sim colocar os anúncios onde mais dê conversões, porém, sem exageros, nada de colocar 400 banners e 6 blocos do adsense, aí perde o sentido.
Já para quem não tem essa necessidade (de ganhar dinheiro  :cool:) então não precisa se preocupar apenas com conteúdo.
Mesmo assim acho que o conteúdo relevante é fundamental. Com toda certeza.
Um abraço!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ora vamos lá ver uma coisa: nós temos objectivos bem distintos. Tu queres construir um bom projecto, criar uma audiência e deixar a rentabilização para segundo plano. Até aqui tudo bem. Até acho muito bem o que queres fazer, porque como visitante do teu site, gosto de ter acesso ao conteúdo.
Mas agora põe-te no meu papel: sou um webmaster tal como tu, mas tenho uma prioridade bem diferente: quero rentabilizar os meus sites de forma a conseguir obter um rendimento fixo ao fim do mês. As minhas técnicas têm de ser diferentes das tuas!
Podemos discutir se acho correcto a publicidade estar above the fold, em baixo do conteúdo. Eu respondo facilmente: é uma situação win-win. O utilizador procura um serviço e encontra (o google direcciona as keywords), eu ganho a minha comissão e o anunciante ganha um cliente.
Como vês acho que a colocação das ads no topo do conteúdo pode ser rentável para todos, mas depende dos teus visitantes, da sua origem, etc....

Obrigado pelo comentário Jerson :)

Pois isto é um daqueles aspectos em que temos que concordar em discordar :lol:. Eu acho que para quem chega ao mercado é bom ser "bombardeado" com boas práticas de gestão de projetos e que esta em particular é uma má prática. A colocação de publicidade deve ser bem pensada, existem formas muito menos invasivas de se colocar publicidade naquela zona sem que o conteúdo seja relegado para segundo plano.

Concordo com publicidade "above the fold" é óbvio que concordo, mas existem práticas e práticas. Sou contra qualquer imposição ao leitor, porque já disse no passado considero "cheesy" e acho transmite a imagem de que o mais importante num projeto é só o de ganhar dinheiro, para além de ser esteticamente horrível.

Digam o que quiserem "não vou à bola" com projetos em que visito e "pimba" levo com blocos publicitários enormes e ainda tenho que fazer scroll para chegar ao conteúdo, não faz sentido.
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Digui , dizeste que as dúvidas iam ser criados artigos completos certo? Aonde ?

Grande iniciativa , Parabéns
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Digui , dizeste que as dúvidas iam ser criados artigos completos certo? Aonde ?


É segredo

No novo portal do +t! Não digas a ninguém...
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É segredo

No novo portal do +t! Não digas a ninguém...

Que portal ? lol
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Que portal ? lol

Onde leste esse *segredo*? :)

Novidades em breve amigo, espera só mais um bocadiiinho. ;)