← SEO

Data

Lida 6564 vezes

Offline

SEO 
Membro
Mensagens 54 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Como posso remover para estas datas desaparecerem?

Exemplo:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A imagem não está a aparecer.

Mas no fundo e sendo esse exemplo do +t. É só remover as datas do output do template.

Os "gurus" dizem que é uma pratica que se deve fazer, especialmente se o nosso site não for um site de notícias diárias. Há já muito tempo que estou a pensar remover isso do blog do +t.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Tenho vindo a remover as datas de alguns blogs, nuns casos removi o dia (ficando mês e ano), noutros removi por completo. Basicamente foi como achei melhor caso a caso.
Offline

CarlaPd 
Membro
Mensagens 38 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Por acaso já vi aconselharem precisamente o contrário num whiteboard friday qq. Há quem diga que se deve evitar ao máximo mexer em elementos que permitam localizar no tempo, um post. Mas o mundo do seo é um mundo em constante mudança, portanto é perfeitamente possível que isso tenha mudado.
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Já compararam os resultados das 2 abordagens antes de mexer nesse elemento?

É que o disse que disse é o prato do dia no SEO... Eu sendo assim não mexo. Vamos lá ajudar o Google a saber qual a info mais "fresca".


Cumps
MM
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Um dos mais conhecidos gurus do SEO:

http://www.wolf-howl.com/seo/google-page-date/

Citar
My testing shows once posts show date more than 6 months old traffic drops off drastically

http://twitter.com/#!/graywolf/status/25276582906044417
Offline

CarlaPd 
Membro
Mensagens 38 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Um dos mais conhecidos gurus do SEO:

http://www.wolf-howl.com/seo/google-page-date/

http://twitter.com/#!/graywolf/status/25276582906044417

Para sites pré-existentes e com actualizações frequentes, como o +tráfego é uma manobra arriscada. Para os utilizadores também é desconfortável não ter um ponto de referência.

É interessante como o Google influencia a forma como construímos sites, nem sempre de forma positiva e fomenta toda uma nova geração de google-victims.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se não fazes artigos que tenham uma base temporal, por exemplo tutoriais, listas. Não me parece que exista problema na remoção da data.

E se os testes daquele senhor forem verdadeiros e correctos, e parece-me que fazem sentido. Penso que remover a data não seja problema.
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Obrigado Nuno.

Respeito os dados que forneces, mas pessoalmente não irei mudar nada do que tenho feito até agora. Chamem-me burro ou teimoso, na verdade não tenho razões de queixa, muito pelo contrário...


PS: Eu não aprecio muito essa "raça" dos gurus  :-k

Cumps
MM
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não estou a dizer para mudarem. Estou a dizer que lógica que ele apresenta, assim por alto parece fazer sentido, por parte do google. Não estou a dizer que seja verdade, ou não, pois não testei e de certo cada caso é único.
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Como te digo, pessoalmente não me queixo. Aliás, até vi esta alteração como excelente...

Se nos tornar-mos obcecados por cada penderiquice que o Google mude, estamos tramados.



Cumps
MM
Offline

CarlaPd 
Membro
Mensagens 38 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Se não fazes artigos que tenham uma base temporal, por exemplo tutoriais, listas. Não me parece que exista problema na remoção da data.

E se os testes daquele senhor forem verdadeiros e correctos, e parece-me que fazem sentido. Penso que remover a data não seja problema.


Mas repara, faz algum sentido um newbie ler p/ex "Joomla 1.6 lançado oficialmente" daqui a um ano e não ter qq referencia temporal?

E depois há a questão da data nos URL's, que também é referida no artigo e que era standard há uns anos atrás. É como o autor diz, 301 de um site inteiro é só para corajosos.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Podes colocar a referência temporal de várias maneiras sem que ela seja crawled pelos bots. Por javascript por exemplo.

Mas isto são coisas muito técnicas. Se vale a pena? Não sei, só experimentando.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

É interessante como o Google influencia a forma como construímos sites, nem sempre de forma positiva e fomenta toda uma nova geração de google-victims.

Se nos tornar-mos obcecados por cada penderiquice que o Google mude, estamos tramados.

Em relação a datas, não concordo que seja uma alteração a pensar exclusivamente no Google, mas sim a pensar no comportamento normal de um utilizador da web - que reflecte o comportamento social no dia a dia e nas tarefas mais banais.

Ou seja, um artigo técnico escrito vamos imaginar em 2007, se tiver a data no artigo cria a ideia de ser antigo e potencialmente desactualizado. Quando se trata de um artigo impresso e portanto não editável, a data deve estar presente porque a informação não foi revista desde aquela data. Mas na Internet os artigos podem (e devem!) ser actualizados. Daí que ter a data presente pode inclusivé ser enganadora pois podes ter actualizado aquela informação ontem.

O mesmo se aplica ás pesquisas nos motores de busca em que as URL's têm o ano - típico nos permalinks do Wordpress. Ao fazeres uma pesquisa comum na procura de determinada informação, certamente deixarás as urls que contenham 2006 ou 2007 para "último recurso". Mesmo que não estejas a pensar nisso é algo instintivo, se tem no endereço que foi há uns anos atrás, provavelmente está desactualizado, não queres.

Por isso repito, na minha opinião, tem mais a ver com as nossas acções e o nosso comportamento do que com motores de busca e muito menos um em particular.

Agora se formos a falar em muitos outros factores, aí concordo com a tal geração de google-victims como a Carla referiu. Infelizmente.
Offline

CarlaPd 
Membro
Mensagens 38 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Podes colocar a referência temporal de várias maneiras sem que ela seja crawled pelos bots. Por javascript por exemplo.

Mas isto são coisas muito técnicas. Se vale a pena? Não sei, só experimentando.

Isso é white-hat cloaking. Aí sim, podes ser penalizado pelo google.