Oi
Jerson,
Acho que o Google age correctamente ao criar regras e tentar coibir os abusos, afinal é em parte graças a isso que chegou onde está. Só tenho problemas com a definição do que são regras adequadas e como penalizar o abuso.
No caso do abuso, para mim a palavra-chave aqui seria “reincidência”, ou seja, todos estão sujeitos a cometer uma falha sem ter a intenção... neste caso do NetFast a pena deveria ser uma advertência ou pena leve. Já no caso de reincidência, aí sim, o Google aplicaria uma punição severa. Do jeito que está, a punição é a mesma seja para um webmaster que tem anos de estrada e sites de boa qualidade em posições privilegiadas, seja para um vigarista que usa das piores artimanhas para promover seus sites.
Quanto às regras que cria, também vejo um problema. Desde o início o Google sempre gostou de sites com bastante conteúdo, links “naturais” e sem necessariamente ter um layout atractivo. A premissa é que sites que atendem a estas características são os mais relevantes para todos os usurarios de sites de busca.
Em muitos casos concordo com a premissa. Por exemplo, se estou interessado em aprender regras de jogos de cartas, posso digitar “card games” no google.com e vou me deparar com este site feioso, mas cheio de informação relevante:
www.pagat.com (Obs: este site ocupa a 1a posição há anos).
No caso de casino on-line (e acredito que em outros segmentos), a história é outra. Experimente fazer um portal de casinos e entupir de conteúdo como no exemplo do site acima… o resultado será um fiasco completo. Como sei disso? Porque trabalho para um dos maiores operadores de casinos on line e já fizemos todo tipo de teste que se possa imaginar (além do feedback de centenas de afiliados com os quais lido).
Então, se não é necessariamente com conteúdo “rico” que esses sites vão atrair visitantes e ao mesmo tempo rankear bem, sobra a alternativa de ter links “naturais”. Em um mercado que movimenta bilhões de dolares por ano como o de casinos on-line, digo que falar em link natural é utopia. Posso afirmar que todos os sites de casino bem ranqueados no Google.com fazem troca de links. E até que ponto isso é ruim?
Se você pesquisar, esses sites oferecem um pacote completo, ou seja, tem bom conteúdo e blogs (só que a maior parte em páginas secundárias que apenas uma parte dos visitantes lê), tem design atractivo e bem organizado, e vários links. São sites que prestam um bom serviço e contam com clientela cativa. Não é isto que um site de busca deveria esperar dos sites que coloca nas melhores posições?
E qual a solução? Para mim, melhor do que mudar sua política sobre links de maneira padronizada seria se o Google usasse diferentes critérios para diferentes segmentos. Não acho que cabe ao Google nessa altura do campeonato decidir um critério único para definir quais sites tem relevância para seus usurários, mas sim buscar entender quais critérios são importantes para os seus usurários quando buscam diferentes tipos de productos e serviço. Para mim este seria o caminho. Inviável? O Google certamente tem os recursos necessários para tal.
Cumprimentos,
João